TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Farmaco

Por:   •  20/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

*Direcionamento de estudos (primeira avaliação parcial)

Aluna: Paloma Cristina Mendes Ricardo.

RGM: 23485591

Professor: Thiago Faria Gonçalves.

1- Diferencie farmacocinética de farmacodinâmica.

R: Farmacocinética é o movimento do fármaco no organismo (absorção, distribuição) pela corrente sanguínea, metabolização a excreção; Estudo do caminho que o medicamento vai fazer a partir do momento em que é administrado até ser eliminado.

Farmacodinâmica: Mecanismo de ação das drogas a nível de biofases: É o campo da farmacologia que estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco, os efeitos desejáveis ou colaterais.

 2- Relacione: absorção e biodisponibilidade.

R: Absorção é a taxa na qual um fármaco deixa o seu local de administração e o grau em que isso ocorre, já a biodisponibilidade é a quantidade de uma droga atinge o seu local de ação, ou seja, precisa ocorrer a absorção para que a biodisponibilidade se torna disponível para a sua atuação no sítio de ação do alvo.

3- Diferencie fármaco e medicamento.

R: Fármaco é a substância química de estrutura definida que interage com o organismo para produzir efeitos benéficos, já o medicamento é a substância ou associação de substâncias usadas para modificar os sistemas e beneficiar o organismo receptor. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento

 4- Pesquise e descreva porque anestésicos locais não funcionam de forma adequada em tecidos com forte componente inflamatório.

Anestésicos locais são fármacos que determinam bloqueio reversivo da condução por enzimas amplamente encontradas no plasma e diferentes tecidos (esterases) de anestésico local necessária para obtenção de adequado bloqueio da dor. Não funcionam de forma adequada em tecidos com forte componente inflamatório, pois à diminuição do pH na região inflamada, dificultando a dissociação da solução anestésica.

 5- Relacione: distribuição de medicamentos e taxa de proteínas plasmáticas.

R:Distribuição de medicamentos é a passagem  que ocorre da corrente sanguínea para o líquido intersticial e intracelular ,essa passagem pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físioquímicas de substâncias ;Taxa de proteínas plasmáticas são aquelas contidas no plasma sanguíneo, a parte líquida do sangue .Elas exercem diferentes funções: transporte ,defesa do organismo ,regulação de trocas de água entre o sangue e o meio exterior ,ou seja, é preciso que a taxa de proteínas estejam  em um número adequado para que  a ação dos fármacos e/ou medicamentos atuam de forma correta no órgãos alvos do indivíduo .As proteínas plasmáticas retardam/diminuem a ação do fármaco.

 6- Qual a diferença que ocorre em termos cinéticos ao anestesiar um paciente magro e um paciente obeso?

R:Os anestésicos são lipossolúveis e tem afinidade por lipídios e isso explica o fato das enzimas se ligarem as células adiposas inicialmente ,fazendo com que falte na corrente sanguínea e o efeito do anestésico dure menos ;Ao final do procedimento entra a observação da regra quem tem mais doa para quem tem menos ,pois no final do procedimento o tecido adiposo vai estar com mais anestésico do que a corrente sanguínea porque tem mais afinidade por lipídios, então no final da cirurgia o paciente a camada lipídica vai liberar essas enzimas para a corrente sanguínea de novo pois vai estar com menos enzimas ,ou seja, é por isso que tem que tomar mais cuidado com pacientes obesos depois da cirurgia.

7- Relacione: competição enzimática, alteração de efeito farmacológico

R:Na inibição enzimática, a substância inibidora forma ligações químicas com as enzimas, de modo a interferir na sua atividade catalítica; Efeito farmacológicos são produzidos por meio da ligação dos fármacos a componentes específicos das células e tecidos, ou seja, analisa a ação dos fármacos nas enzimas, proteínas e receptores celulares; ou seja,

 8- Quais os principais motivos que levam o organismo humano a metabolizar os fármacos?

R: Os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

9- Caso um paciente apresente deficiência da família de enzimas CYP 3A4 o que esperar do efeito farmacológico dos medicamentos administrados nesse paciente? Aumenta ou diminui? Justifique.

R: O citocromo CYP 3A4 é uma das enzimas mais importantes no mamífero, pois oxida os medicamentos ,ou seja, facilita a eliminação dos medicamentos, com isso os fármacos são metabolizados por essas enzimas que tem no nosso organismo e aumenta a velocidade da nossa metabolização, dessa maneira, um paciente com falta dessa enzima faz com que o fármaco seja metabolizado mais lentamente e vai se apresentar na corrente sanguínea por maior quantidade de tempo por conta de que o metabolismo dele vai ser lento e assim o fármaco pode permanecer alii por muito tempo, levando a intoxicação.

 10- Apresente os principais órgãos de excreção do organismo humano.

R:Rins, bexiga, ureteres, uretra, pele

11- Apresente algumas provas de função renal que são importantes na avaliação do estado de saúde de um paciente.

R: Os rins mantêm nosso organismo limpo, filtrando do sangue os produtos tóxicos e a água que ingerimos com a alimentação, produzindo urina; garante a excreção e a osmorregulação e é preciso estar no steady state, ou seja, é o ponto em que a taxa de eliminação do fármaco é igual à taxa de biodisponibilidade, é quando o fármaco encontra-se em concentração constante no sangue mantendo a homeostase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com