TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho normas de segurança

Por:   •  24/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Unieuro
Disciplina: Bioquímica
Professor: Osmundo Brilhante
Turma X – Odontologia – 1º Semestre
Aluna: Jhenifer Rodrigues da Silva

Normas de segurança em laboratório

 

Brasília, 26 de setembro de 2016.

Manual de segurança em laboratório de química

1. O uso do avental é obrigatório, bem como o uso de óculos de segurança, roupas adequadas e sapatos fechados. O uso de luvas de látex (cirúrgicas) também é necessário para manusear produtos tóxicos ou corrosivos. É necessário cuidado com a chama. Esses itens de segurança, de uso pessoal, são chamados Equipamentos de Proteção Individual ou EPI’S.

2. Não fume, coma ou beba nos laboratórios. Lave bem as mãos ao deixar o recinto.

3. É necessário conhecer a localização dos acessórios de segurança do laboratório, tais como:
- Lava-olhos

- Chuveiro de Emergência

- Capela

- Extintor

4. Não use nenhum equipamento em que não tenha sido treinado ou autorizado a utilizar.

5. Qualquer acidente deve ser comunicado imediatamente ao professor ou ao técnico do laboratório.

6. Mantenha sua bancada limpa e livre de materiais desnecessários; sobre a bancada devem permanecer apenas as vidrarias e reagentes necessários ao experimento, o roteiro experimental, lápis ou caneta e um caderno de laboratório para anotar os dados obtidos.

7. Certifique-se da tensão de trabalho da aparelhagem antes de conectá-la à rede elétrica. Quando não estiverem em uso, os aparelhos devem permanecer desconectados.

8. Use sempre luvas de isolamento térmico ao manipular material quente.

9. Descarte os resíduos em recipiente adequado.

10. Não aquecer solventes inflamáveis com chama ou próximo de uma. No caso de refluxo ou destilação usar disco ou manta elétrica.

11. Ao acender o bico de Bunsen, conservá-lo a uma distância conveniente. Nunca o deixar aceso se não estiver sendo usado.

12. Trabalhar com atenção.

13. Nunca aspirar nem provar substâncias desconhecidas. Também não as misturar sem ordem do professor.

14. Ao misturar ou aquecer substancias, conservar o rosto o mais distante possível das mesmas. Se a operação for feita em tubo de ensaio, não dirigir a abertura do mesmo para outras pessoas presentes no laboratório.

15. Na armação de uma aparelhagem use sempre suportes, garras, aros, tripés e blocos de madeira. Arrumações instáveis devem ser evitadas.

16. Substâncias que desprendam vapores irritantes ou venenosos, devem ser manipuladas na capela.

17. Aprenda a usar um extintor antes que o incêndio aconteça.

18. Em caso de acidente, mantenha a calma, desligue os aparelhos próximos, inicie o combate ao fogo, isole os inflamáveis e chame os Bombeiros.

19. Em caso de acidente (por contato ou ingestão de produtos químicos) procure o médico indicando o produto utilizado.

20. Se num acidente os olhos forem atingidos com um produto químico, abra bem as pálpebras e lave com bastante água. Atingindo outras partes do corpo, retire a roupa impregnada e lave a pele com bastante água.

21. Em caso de acidente, por mais insignificante que pareça, comunique imediatamente ao professor ou ao técnico do laboratório.

22. Manipule produtos corrosivos com óculos de segurança e luvas.

23. Nunca descarte produtos corrosivos diretamente na pia. Os resíduos devem ser neutralizados, diluídos e descartados na pia, desde que não tenham propriedades tóxicas importantes.

24. A diluição de soluções concentradas de produtos corrosivos deve ser feita sempre acrescentando o produto concentrado sobre o diluente. Por exemplo: ácido sulfúrico sobre a água.

25. Não toque os produtos químicos com as mãos, a menos que esteja autorizado pelo professor.

26. Nunca empregue equipamento de vidro trincado ou quebrado; substitua-o imediatamente. Avise o Técnico do laboratório.

27. Leia atentamente os rótulos dos frascos dos reagentes antes de utilizá-los. Faça a leitura pelo menos duas vezes, a fim de evitar enganos.

28. Use a Capela quando tiver que manusear líquidos tóxicos e voláteis. A Capela só oferecerá máxima proteção a seu usuário se for adequadamente utilizada. Há algumas recomendações importantes a serem seguidas:

- Nunca inicie um procedimento na Capela, sem que: o sistema de exaustão esteja operando; o piso e a janela da capela estejam limpos; as janelas da capela estejam funcionando perfeitamente.

- Nunca inicie qualquer trabalho que exija aquecimento, sem antes remover produtos inflamáveis da capela.

- Deixe na capela apenas a porção da amostra a analisar; remova todo e qualquer material desnecessário, principalmente produtos tóxicos.

A capela não é local de armazenamento de produtos.

- Não colocar o rosto dentro da capela

- Se ocorrer paralização do exaustor da capela, interrompa a análise imediatamente; feche ao máximo a janela da capela; coloque máscara contra gases quando a toxidez for alta; avise o responsável e advirta o pessoal do laboratório; só reinicie a análise, no mínimo, 10 minutos após a normalização do sistema de exaustão.

29. Evite derramar líquidos, mas se o fizer, limpe imediatamente o local (consulte o professor ou o técnico do laboratório). O procedimento correto para a limpeza, nesse caso, é: proteja suas mãos com luvas de látex; limpe o local com toalhas de papel absorvente retirando, ao máximo, o produto derramado; termine de limpar com um pano úmido bem torcido e depois com um pano seco. Importante: nunca jogue água em cima do produto químico derramado.

30. Faça apenas a experiência programada. É proibido realizar experiências não autorizadas. Peça autorização ao Professor se quiser modificar algum procedimento experimental ou alterar as quantidades ou natureza dos reagentes a utilizar.

31. O uso de Equipamentos Elétricos requer cuidados e atenção.
Só opere equipamentos elétricos quando os fios, tomadas e plugues estiverem em perfeitas condições. Não instale nem opere equipamentos elétricos sobre superfícies úmidas. Nunca ligue equipamentos elétricos sem antes verificar a voltagem correta (110/220V) entre o equipamento e o circuito. Verifique periodicamente a temperatura do conjunto plugue-tomada. Caso esteja fora do normal, desligue o equipamento e comunique ao responsável. Não deixe equipamentos elétricos ligados no laboratório, fora do expediente; desligue tudo antes de sair do laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com