TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE ESCOVAÇÃO PARA CRIANÇAS

Por:   •  4/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

TÉCNICAS DE ESCOVAÇÃO PARA CRIANÇAS

A higienização bucal se faz necessária desde os primeiros meses de vida dos bebês. Essa higienização é aconselhada que inicie após a inclusão de outros alimentos que não o leite materno. Para cada faixa etária existe um método específico para tal bem como os equipamentos corretos para isso ocorrer.

Nos primeiros meses de vida, quando ainda não há dentição alguma, a higienização acontece por meio de uma gaze ou frauda seca ou levemente úmida por agua filtrada limpando a gengiva para evitar a proliferação de bactérias. Assim que nascem os primeiros dentes decíduos já se passa a utilizar escovas que variam de tamanho e número de cerdas de acordo com a faixa etária em que se encontra a criança. Quanto ao creme dental, se utiliza o equivalente à metade de um grão de arroz cru para bebês com até os oito dentes frontais (incisivos centrais e laterais superiores e inferiores). Quando os dentes mais posteriores nascerem, caninos e molares decíduos, será necessário dobrar a quantidade. Conforme a criança vai crescendo a porção de creme dental acompanha esse crescimento, por volta dos dois anos de idade a proporção chega perto ao equivalente a um grão de ervilha, por exemplo.

Para que haja uma higienização satisfatória há a necessidade de se utilizar técnicas especificas de escovação para cada faixa etária sendo algumas bem mais simplórias devido a capacidade motora ainda em desenvolvimento das crianças outras um pouco mais complexas para idades pouco avançadas. Dentre as técnicas existentes, três são importantes para se citar, são elas:

Técnica de Fones

Talvez seja a técnica mais simples de se ser executada e por isso é de suma importância para a higienização correta de crianças e bebes. Essa técnica consiste em movimentos circulares nas faces vestibular, palatina ou lingual de todos os dentes. Na face oclusal, o movimento é no sentido anteroposterior.

Técnica de Stillman Modificada

Essa técnica é indicada para crianças maiores de sete anos visto a necessidade de coordenação motora um pouco mais desenvolvida. A técnica consiste em posicionar a escova a 45° em relação ao eixo horizontal dos dentes recobrindo parcialmente a gengiva marginal. Uma leve pressão deve ser aplicada junto com movimentos vibratórios no sentido mesio-distal descendo vagarosamente ate a borda oclusal. Na superfície oclusal os movimentos são curtos no sentido anteroposterior.

Técnica do “rolo”

Essa ultima técnica é executada de forma análoga à de Fones, porém a escova é posicionada recobrindo toda a gengiva marginal. Depois de escovadas as duas arcadas, posiciona-se a escova na parte oclusal e se executa movimentos anteroposteriores.

Utilizando as técnicas corretas bem como os equipamentos necessários para viabilizar a higienização infantil é possível executar com destreza essa função. Cabe ao profissional escolher qual melhor se encaixa em cada faixa etária atendida.

Bibliografia

http://profissaodentista.com/2013/08/04/tecnicas-de-escovacao/ acessado no dia 23 de setembro de 2017 as 15:00;

http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/developmental-disabilities/article/sw-281474979294523

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com