TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do plasma rico em fibrina na implantodontia

Por:   •  20/3/2017  •  Monografia  •  6.688 Palavras (27 Páginas)  •  1.490 Visualizações

Página 1 de 27

RODRIGO VALERIO COSTA PEDRO

O USO DO PLASMA RICO EM FIBRINA (L-PRF) ASSOCIADO A CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO ÓSSEA MAXILAR NA IMPLANTODONTIA: RELATO DE CASO CLINICO

BELO HORIZONTE

2015



RODRIGO VALERIO COSTA PEDRO

O USO DO PLASMA RICO EM FIBRINA (L-PRF) ASSOCIADO A CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO ÓSSEA MAXILAR NA IMPLANTODONTIA: RELATO DE CASO CLINICO

Monografia apresentada à Faculdade São Leopoldo Mandic, como requisito para obtenção do título de Especialista em Implantodontia.

Orientador: Prof. Ms. Fernando William Leite

BELO HORIZONTE

2015


RESUMO

Os procedimentos cirúrgicos de enxerto são intervenções que visam reabilitar função e fisiologia de algum seguimento, lançando-se mão de técnicas que são, na maioria das vezes, muito invasivas e que geram uma situação de desconforto ao paciente. Em virtude disso, iniciou-se uma série de estudos sobre aditivos cirúrgicos que auxiliem no processo de cura desses procedimentos. O plasma rico em fibrina (PRF) foi desenvolvido por Choukroun para ser usado em cirurgia oral e maxilofacial e, no campo da odontologia, tem vários domínios de aplicação, como aumento de tecido ósseo para implantodontia, levantamento do seio maxilar, enxerto de alvéolos, cirurgias periodontais estéticas, entre outros. O presente trabalho apresenta um caso clinico de paciente do sexo masculino, com 73 anos de idade, portador de atrofia maxilar severa, onde foi realizado procedimento de reconstrução com enxerto ósseo e tela de titânio associado ao L-PRF.

Palavras-chave:  Plasma rico em plaquetas, fator de crescimento, cicatrização, Choukroun, PRF, L-PRF, regeneração tecidual, regeneração óssea, odontologia.


ABSTRACT

Surgical graft procedures interventions aimed at rehabilitating function and physiology of a follow- up hand casting techniques are , most often , very invasive and create an uncomfortable situation for the patient. As a result, we initiated a series of studies on surgical additives that aid in the healing process of these procedures . Platelet-Rich-Fibrin ( PRF ) was developed by Choukroun to be used in oral and maxillofacial surgery and in the field of dentistry, it has several application domains , such as increased bone tissue to implant , maxillary sinus lifting , graft alveoli, aesthetic periodontal surgery , among others. This paper presents a clinical case of a male patient, 73 -year-old with severe maxillary atrophy, which was carried out reconstruction procedure with bone graft and titanium mesh associated with L- PRF.

Keywords: Platelet-rich plasma , growth factor , healing , Choukroun , PRF , L- PRF , tissue regeneration , bone regeneration , dental .


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 PROPOSIÇÃO        9

3 REVISÃO DA LITERATURA        10

3.1 Evolução de concentrados plaquetários         102

3.1.1 Cola de fibrina         102

3.1.2 PRP - Primeira geração de concentrado plaquetário         103

3.1.3 PRF - Segunda geração de concentrado plaquetário        105

4 RELATO DO CASO CLINICO        21

5 DISCUSSÃO        26

6 CONCLUSÃO        31

REFERENCIAS        32


1 INTRODUÇÃO

A atrofia maxilar é uma condição clinica muito comum, e o seu tratamento depende de procedimentos cuidadosos e específicos para o aumento do remanescente ósseo permitindo assim a reabilitação com implantes dentários. Para estes tratamentos são necessários os enxertos ósseos.

Os enxertos ósseos autógenos são considerados o padrão ouro para cirurgias de aumento ósseo em implantodontia, devido as suas características de osteocondução, osteoindução e osteogênese, e também devido ao fato de não desencadearem reações imunológicas. Entretanto o uso destes é limitado devido a necessidade de um segundo sítio cirúrgico, disponibilidade óssea no sitio doador, e terem um período de reabsorção não controlado. Com a finalidade de superar tais limitações, associado ao grande desenvolvimento cientifico e tecnológico, vários biomateriais tem sido pesquisados e utilizados para restaurar a forma e a função dos rebordos alveolares. Os biomateriais de origem sintética vem recebendo atenção especial, visto que possibilitam, em muitos casos, a diminuição ou a eliminação do uso de materiais de origem autógena.

Atualmente um número crescente de fatores de crescimento vêm sendo utilizados em conjunto com os materiais de enxerto, ou até isoladamente, como alternativa de aumentar a eficiência na regeneração e crescimento ósseo. Dentre estes materiais esta o Plasma rico em fibrina (L-PRF), o L-PRF é um concentrado rico em leucócitos, plaquetas e fibrina, obtido através de um protocolo de centrifugação do sangue do próprio paciente, este material tem a capacidade de liberação lenta de seis tipos de fatores de crescimento diferentes. O método de obtenção do L-PRF foi desenvolvido na França por Choukroun et al. (2006). Ele pode ser considerado como um concentrado de plasma de segunda geração uma vez que é obtido a partir de um método que não utiliza anticoagulantes e agentes geleificantes. O processo consiste em obter o sangue venoso, e centrifugar a baixa velocidade.

O protocolo PRF é muito simples: uma amostra de sangue é obtida sem anticoagulante em tubos de 10 ml que são imediatamente centrifugados a 3000 rpm (aproximadamente 400g) por 10 minutos. Após o início da centrifugação na ausência de anticoagulante, inicia-se a ativação da maioria das plaquetas do sangue coletado, a partir do contato destas com as paredes do tubo e da liberação das cascatas de coagulação. Como produto final desse processo temos o fibrinogênio, que é uma proteína solúvel, transformada em fibrina insolúvel pela trombina. A fibrina gel constitui a primeira matriz cicatricial dos locais lesionados. O fibrinogênio é inicialmente concentrado na parte alta do tubo, antes da trombina circulante transformá-lo em fibrina. Um coágulo de fibrina é então obtido no meio do tubo, entre os glóbulos vermelhos na parte inferior e plasma acelular na parte superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (668.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com