TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do oleo de Melaleuca

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 7

1-INTRODUÇÃO

O principal fundamento do seguinte trabalho é abordar o efeito e a atuação do óleo essencial de Melaleuca de forma terapêutica no tratamento de dermatite seborréica.

A dermatite seborréica é por vezes considerada uma forma mais grave de caspa, requerendo cuidados médicos, porém, o mais provável é que seja uma condição diferente, que provoca vermelhidão, coceira e inflamação do couro cabeludo, além de descamação. (BERTI et al., 2007).

Apresenta caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e piora. A doença costuma agravar-se no inverno, em situações de fadiga ou estresse emocional, por ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, fumo e banhos quentes (FORMARIZ et al., 2005).

Segundo ISAAC et al. (2008), nos últimos anos, tem se evidenciado o aumento no estudo de plantas preconizadas pela medicina popular. Tal valorização de plantas ocasionou um crescimento na procura de informações comprovadas cientificamente sobre a sua segurança e eficácia terapêutica.

Por falta de conhecimento, muitas pessoas usam medicamentos de forma errada e prejudicam o estado inflamatório da doença, por isso é importante avaliar o uso de alguns produtos, como o óleo essencial de Melaleuca, que confere propriedades medicinais, principalmente antifúngicas e antibacterianas.

Tentaremos, no decorrer da pesquisa de alguma forma orientar pessoas com esse acometimento, mostrando como tratar essa doença de forma adequada, o que deve ser utilizado em uso domiciliar e também, se for o caso, estar encaminhando a fazer um tratamento com um profissional experiente. Uma vez que se trata não apenas de um problema de saúde, mas também interfere no psicológico do individuo.

2- REVISÃO DE LITERATURA

2.1 O que é Dermatite Seborréica?

A dermatite ou eczema seborréico é uma alteração crônica, não contagiosa e recorrente na qual se verifica inflamação nas áreas onde existe um maior numero de glândulas sebáceas. Caracteriza-se por placas eritemato-descamativas, valadas, localizadas em áreas mais oleosas como couro cabeludo, face e dorso. Contudo, outras áreas como virilha, axilas, região mamaria e nádegas também podem ser acometidas (ROSSI, 2001; HARDING et al., 2002).

De acordo com CARMINI (1999), a diferenciação da caspa em relação à dermatite seborreica e feita pela presença ou não de prurido, que e um sinal da presença de dermatite seborreica em seus estados iniciais.

2.2 Causas da Dermatite Seborréica

As causas da dermatite seborreica são ainda pouco conhecidas (FORMARIZ et al., 2005). Uma das hipóteses para o aparecimento da dermatite seborreica seria a proliferação do Pityrosporus Ovale, fungo presente na pele. Por apresentar características lipofílicas, esse microrganismo concentra-se particularmente nas regiões ricas em glândulas sebáceas, ocasionando eritema e prurido (HARDING et al., 2002).

A predisposição genética provavelmente esta relacionada a um defeito no metabolismo das glândulas sebáceas, que respondem com produção excessiva a um estimulo mais acentuado (ANTONIO, 2001; ROSSI, 2001; BRASIL RNP 2002).

2.3 Fisiopatologia

Segundo STEINER (1998) a qualidade do sebo na pele com dermatite seborreica é diferente daquele na pele normal, apresentando maior quantidade de colesterol, triglicérides e menor quantidade de esqualeno, ácidos graxos livres e ésteres de cera. Por outro lado, alguns estudos propõem que o hormônio sexual masculino pode estar relacionado como causa da dermatite seborreica, e por isso os homens estão mais propensos à doença (BRASIL RNP, 2002).

2.4 Faixas etárias mais acometidas pela Dermatite seborréica

Atualmente, a dermatite seborreica tem acometido 18% da população mundial, atingindo principalmente adolescentes e adultos jovens (18-40 anos). Também, e observada, em três faixas etárias distintas (2-12 semanas de idade), indivíduos de meia idade (30 a 50 anos) e idosos (BRASIL RNP, 2002).

O couro cabeludo e o local mais acometido, sendo a caspa, a manifestação mais freqüente da dermatite seborreica em adultos. Estima-se que cerca de 40% dos indivíduos maiores de 30 anos são afetados. Pode aparecer, em qualquer momento da vida, a partir da puberdade e seguir um curso crônico com freqüentes exacerbações (PIBERNAT, 1999).

2.5 Tratamentos

           O tratamento da dermatite seborréia e estabelecido, de acordo com a idade do doente e com a intensidade e extensão das manifestações clinicas. Porem não existe medicação que acabe definitivamente com a doença, mas seus sintomas poderão ser controlados (TAVEIRA, 2001; BRASIL RNP, 2002).

Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com antifúngicos modernos, que apresentam amplo espectro de ação e elevado poder fungicida, como os imidazóis (PERARO et al.2006).

Em geral na forma de dermatite seborréia discreta, as lavagens são suficientes, associadas a aplicação de loções, solutos ou xampus contendo cetoconazol, piroctona olamina, ácido salicílico e redutores, como coaltar purificado. Entretanto, nas formas intermediarias, além dos produtos anteriores, às vezes é necessária a aplicação de corticosteróides isolados de potencia intermediária, ou em associação com antimicoticos por períodos de cinco a oito dias. Já nas formas graves e disseminadas, esta indicada a administração sistêmica de corticosteróides ou derivados do imidazol (itraconazol) e radiação ultravioleta, método chamado PUVA, que consiste na ingestão de um psoraleno e aplicação de raios ultravioleta (TAVEIRA, 2001).

2.5.1 Tratamentos Estéticos

Os queratolíticos são utilizados para facilitar a descamação, em regiões inflamadas podem apresentar efeitos irritativos, quando associados com corticoides ou antifúngicos, favorecem sua ação na pele potencializando sua ação. Dentre eles, estão o acido salicílico (2 a 5%), uréia (5 a 10%),ácido retinóico (0,01 a 0,025%) e os alfa-hidroxiácidos (PIBERNAT, 1999).

 Óleos essenciais são substâncias naturais, presente nas flores, folhas, cascas e sementes, e responsáveis pelo seu aroma, as principais maneiras de utilizá-los são em escalda-pés, sauna, hidromassagem, ofurô, massagem terapêutica e compressa (OLIVEIRA, A. e outros: Curso didático de estética. São Caetano do Sul, SP: Yends Editora, 2008. Vol. 2, p. 89-90).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com