TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ortoterapia: Oficina de reabilitação psicossocial, uma experiência potencializadora na socioeducação

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL

KELLY NUNES TEIXEIRA

Hortoterapia: oficina de reabilitação psicossocial, uma experiência potencializadora na socioeducação.

Rio de Janeiro

2018

O DEGASE

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas, conhecido como Degase é um órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação, que tem a responsabilidade de promover socioeducação no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de pessoas autônomas e cidadãos solidários possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.

O Degase já esteve sobre gestão das Secretarias Estaduais de Justiça e Interior, dos Direitos Humanos, da Ação Social e também do Gabinete Civil. Atualmente possui  orçamentária própria e está sobre direção geral (desde 09 de Outubro de 2009) de Alexandre Azevedo de Jesus, que tem como diretriz  adequar o Departamento às premissas contidas no Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (SINASE).

Criado pelo Decreto nº 18.493, de 26/01/93, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela execução das medidas socioeducativas, preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicadas pelo Poder Judiciário aos jovens em conflito com a lei.

Hoje o Degase conta com 24 unidades funcionando em todo o estado do Rio de janeiro. As unidades são divididas entre internação provisória, internação
de longa permanência e semiliberdade.

Cense Dom Bosco

Em 22/08/2012, foi inaugurado o Centro de Socioeducação Dom Bosco, na Ilha do Governador. A unidade substituiu o Instituto Padre Severino (IPS) no acolhimento temporário (internação provisória) de menores em conflito com a lei.

O Cense Dom Bosco tem capacidade para abrigar em média 250 jovens do sexo masculino, que aguardam a definição de sua pena socioeducativa para depois serem encaminhados para outras unidades do Degase. O período de permanência na unidade é de, no máximo, 45 dias de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O centro de socioeducação foi construído no terreno onde funcionava o IPS. A arquitetura acompanha as designações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O espaço conta com alojamentos, escola formal, enfermaria e consultório médico e de odontologia, campo de futebol, piscina e horta orgânica, além de área de convivência e jardins.

 Equipe de Referência em Saúde Mental

A equipe de referência em saúde mental do Cense Dom Bosco é formada por 5 profissionais com formação interdisciplinar na área de saúde e atende adolescentes que apresentam transtornos diversos no âmbito da reabilitação psicossocial.

A reabilitação psicossocial é vista como um processo que facilita ao usuário uma melhor restruturação e manutenção de recursos e acesso aos direitos sociais, criando estratégias que possam resgatar a singularidade, a subjetividade e o respeito a pessoa em sofrimento psíquico.

Desta forma o trabalho da equipe é pautado nas demandas especificas da população atendida, considerando as particularidades de cada adolescentes, promovendo a qualificação da escuta, a identificação da vulnerabilidade e risco e construindo intervenções significativas e potencializadoras na produção de saúde e cuidado.

As Oficinas Terapêuticas

As oficinas terapêuticas funcionam no Cense Dom Bosco como um dos elementos organizador do cotidiano na reabilitação Psicossocial. São oficinas voltadas para o cuidado, interação e socialização dos usuários. Possibilitando a projeção de conflitos internos/externos por meio de atividades, com a valorização do potencial criativo, imaginativo e expressivo dos participantes, favorecendo um lugar de fala, troca, expressão e acolhimento. Além disso, as oficinas avançam no caminho da reabilitação, pois exercem o papel de um dispositivo construtor e fortalecedor de vínculos, autonomia e reconhecimento social. Dessa forma, destaco como experiencia de atividades coletivas: a hortoterapia.

Hortoterapia

  Prática antiga estudada desde os séculos XVII e XIX, quando se notou uma melhoria em pacientes psiquiátricos que tinham contato com a natureza. Interagir com as plantas pode ajudar pessoas que sofrem com depressão, ansiedade, autismo e demência. Fora isso, a hortoterapia pode melhorar a concentração e a criatividade e até acabar com a falta de autoestima.

 O cuidado em preparar uma horta, mexer na terra, semear, aguar, tirar as ervas daninhas, acompanhar o crescimento e o desenvolvimento, colhendo seus frutos, sejam flores ou alimentos é uma importante atividade capaz de aliviar o estresse acumulado no dia a dia e traz benefícios emocionais incalculáveis. A hortoterapia é uma atividade recomendada por muitos médicos e terapeutas para seus pacientes, servindo como válvula de escape das pressões cotidianas e produzindo muitos efeitos positivos na saúde daqueles que se utilizam desse espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (205.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com