TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apostila de Tosa

Por:   •  26/8/2020  •  Resenha  •  4.031 Palavras (17 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 17

AGUIA CURSOS PROFISSIONLIZANTES

APRESENTA

CURSO BÁSICO DE BANHO E TOSA

CÍNTIA LIMA[pic 1]

Público-alvo: 

Proprietários e funcionários de pet shops, pessoas que pretendem trabalhar com o universo pet, donos de animais de estimação, criadores de cães e demais interessados no tema.

Objetivo geral: 

Ensinar a técnica correta para a realização de serviços básicos de banho e tosa para cães de forma totalmente profissional, respeitando os padrões internacionais de qualidade.

INTRODUÇÃO DO CURSO BÁSICO DE BANHO E TOSA EM CÃES

1-         MERCADO PET;

2-         O QUE É UM TOSADOR;

3-         POSTURA E ÉTICA;

4-         PREVENÇÃO DE ACIDENTES/ MAUS TRATOS;

5-         PRIMEIROS SOCORROS;

6-         APRESENTAÇÃO DO EQUIPAMENTO;

7-         TECNICAS DE BANHO, SECAGEM E ESCOVAÇÃO;

8-         TOSA CORPO, TOPETE E FOCINHO;

9-         HIDRATAÇÃO E FINALIZAÇÃO;

10-        ONDE COMPRAR? DICAS PARA MONTAR SEU NEGOCIO E COMEÇAR A LUCRAR

O banho e tosa começou, a partir de competições de raças com cortes e penteados perfeitos, no final do século XIX, no século XX começou uma busca maior pelos serviços, até que nos 90 explodiu o ramo pet.

Os Negócios Pet Crescem mais de 70% a cada ano no mundo. Só no Brasil em média de 30% ao ano. Significa que as indústrias brasileiras voltadas para o Mercado Pet apostam em peso no crescimento do Negócio. [pic 2]

A População de cachorros supera o número de crianças no Brasil, diz levantamento inédito do IBGE. Quase metade dos domicílios brasileiros tem pelo menos um cachorro, o equivalente a 52,2 milhões de caninos no País.

 A busca pelos serviços está cada vez maior e os números profissionais na área estão cada vez mais escassos. O Mercado e Negócios Pet em todo Brasil soma-se em torno de uma receita de mais de 250 milhões por ano.

O mercado tem crescido rapidamente. Basta notar a quantidade de pet shops que existem atualmente e outros que inauguram a cada dia. Uma das atividades mais lucrativas no pet shop é o banho e tosa, além disso, este serviço ajuda a atrair clientes para a loja que passam a consumir outros produtos e serviços.

Além do crescimento do número de salões de estética canina, este serviço está se tornando mais sofisticado. Os proprietários de cães e gatos estão cada vez mais dispostos a gastar com seus animais, porém estão cada vez mais exigentes e querem serviço de qualidade.[pic 3]

Por outro lado, a quantidade de tosadores que ingressam no mercado não está crescendo na mesma proporção. Consequência deste fato é que atualmente, existem mais vagas no mercado de trabalho do que profissionais disponíveis. Com isso os mesmo são valorizados e disputados pelos salões de estética canina. O tosador que souber tirar proveito desta situação,  pode valorizar seu passe e conseguir boa remuneração.

Os proprietários de pet shops,  sabem que para manter clientes é indispensável ter um bom serviço de banho e tosa, portanto a loja precisa manter seu profissional satisfeito e investir constantemente em sua reciclagem profissional.

Conquista do primeiro de emprego

Sobram vagas no mercado, portanto não é difícil conseguir a primeira vaga. O ideal seria iniciar como ajudante de um tosador mais experiente para aprimorar a técnica aprendida e ganhar velocidade. Depois de seis meses o profissional estará pronto para assumir sozinho um banho e tosa. Entretanto devido a urgência que muitos lojistas tem para contratar tosadores é comum aceitar um recém-formado para assumir imediatamente a função. Não é adequado, mas a maioria começa assim.

Pegue seu currículo, mesmo sem experiência e visite pet shops. Apresente seu Certificado e sua ambição por conquistar uma vaga. Se conseguir passar para o lojista a imagem de que você é esforçado, cuidadoso com animais, pontual, responsável e tem ambição por sua carreira, será visto como alguém raro no setor. Tire fotos dos animais que você fez a tosa durante seu curso. Isso comprova a qualidade do seu trabalho.

Mesmo os pet que já tem tosador, geralmente receberão bem um candidato, porque há muita rotatividade de profissionais neste setor.

Uma escola de renome, pode facilitar o ingresso no mercado de trabalho porque os lojistas concluem que o aprendizado é suficiente.

Aprimoramento profissional

Neste setor há grandes possibilidades de ganhos para profissionais que dominam técnicas como tratamento de pelos, tosa na tesoura e enfeites. Não pare no tempo. Este setor evolui rapidamente e quem não acompanha as novidades vai ficar defasado muito rápido. E os pet shops, dão muito valor a profissionais antenados com as últimas tendência

2- O tosador deve ter as seguintes características:

* ser muito paciente com o animal;

* ser energético, sem ser agressivo;

* gostar muito de animais;

* ter consciência de que só é um fiscal do animal para o veterinário, comunicando qualquer anormalidade observada, e não assumir o seu lugar administrando medicamentos.[pic 4]

*Lembrem-se: o animal não é um objeto ele sente tudo que um humano sente, não faça com ele e que você jamais faria com um humano.

A diferença entre banhista, tosador e esteticista canino.

-Banhista é quem prepara o animal para a tosa, com banho, higienização, secagem dos pelos.

-Tosador: faz a tosa higiênica, desembola os pelos e faz as escovas e penteados.

-Esteticista canino: faz tosas especificas da raça.

*valores a serem cobrados:

Variam de região, deve se levar em conta a dificuldade de cada trabalho, e o preço aproximado da concorrência para que não fique acima, nem abaixo.

Se você vai trabalhar por conta própria tem que calcular tudo, shampoo, cremes, produtos de higiene desgaste do material, luz, agua, impostos, transporte.

Se for trabalhar em pet shop de terceiros, é acordada com o dono do estabelecimento uma porcentagem que varia de 50% a 70% para o tosador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com