TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUARDA RESPONSÁVEL DE AVES SILVESTRES

Por:   •  13/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ESCOLA DE VETERINÁRIA

GUARDA RESPONSÁVEL DE AVES SILVESTRES

Amaranta Sanches Gontijo

Gabriel de Oliveira Rosa

Luana Ferreira Marques Cordeiro

Vinícius Barcelos Teles Reis

Orientador (a): Maria Isabel de Azevedo

BELO HORIZONTE

2019

  1. JUSTIFICATIVA

A grande apreciação da sociedade brasileira por animais silvestres é um fato histórico e cultural, pois desde o período pré-cabralino, indígenas já domesticavam e criavam algumas espécies como mascotes nas aldeias, como relata Lorelai Kury em "Representações da Fauna no Brasil: séculos XVI-XX" (2015). Desde então, é notório que a relação do ser humano com os animais silvestres vem se tornando cada vez mais intrínseca na sociedade, contudo, diferentemente dos séculos anteriores, hoje em dia, há leis e instruções de proteção e manejo de animais silvestres, como a IN 169/2011, que, no caso de aves, disserta sobre a importância, necessidade e obrigação do cadastramento de algumas espécies.

Pelo fato de seu habitat natural ser extremamente amplo, as aves silvestres têm seu sofrimento ampliado quando presas indiscriminadamente em minúsculos cativeiros. Além disso, a irresponsabilidade e a ilegalidade de tutores na alimentação e higiene adequada das aves, se torna um fácil vetor para o surgimento de patógenos, ou criam ambientes propícios para a reprodução desses agentes. Exemplificando, a Arpergilose, doença fúngica que atinge psitacídeos, é causada, principalmente, pela ingestão de água e alimentos contaminados; e por ambientes sem manejo sanitário adequado, ou seja, é ocasionada, majoritariamente, por desleixo do ser humano.

Ademais, sem estímulos psicológicos importantes, como o voo livre; ou pelo desmazelo de tutores pra com esses animais, por meio de processos de isolamento, as aves ficam mais propensas a adquirir depressão, demonstrando alto grau de stress e descontentamento. Consequentemente, o bem-estar das aves silvestres corre risco iminente, essa situação de total vulnerabilidade discutida, é, demasiadamente, presente nos dias de hoje.

Dessa forma, é extremamente importante e relevante, pesquisar e debater sobre a guarda responsável de animais silvestres, sobretudo de aves, pois, um dos motivos pelo crescente número de maus tratos e abandono dessas espécies, tão suscetíveis, é indubitavelmente, a negligência e a desinformação da sociedade em relação a essa questão. Portanto, dessa maneira, é preciso discutir a fundo as demandas propostas no projeto, visando, prioritariamente, o bem-estar das espécies de aves silvestres.

2. HIPÓTESE

Tutores de aves silvestres que detêm o conhecimento sobre a legalização e o registro desses animais possuem maior compreensão relacionada aos aspectos da guarda responsável, como as instalações adequadas, o âmbito nutricional, os estímulos psicológicos e as patologias comuns.

2. OBJETIVOS

2.2. OBJETIVO GERAL

Analisar o conhecimento da população referente à guarda responsável de aves silvestres em diferentes âmbitos.

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar a compreensão de tutores de aves silvestres quanto aos aspectos da guarda responsável: de nutrição, de instalações adequadas, de estímulos psicológicos, de controle de patógenos (Circovirose) e de processos de legalização e registro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com