TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respon Sabilidade Socioambiental

Monografias: Respon Sabilidade Socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 TEXTO DE APOIO Erro! Indicador não definido.

3.1 QUESTÕES ......................................................................................................6-12

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

5 REFENCIA BIBLIOGRAFICA ................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vou falar um pouco sobre responsabilidade socioambiental, o impacto que causa na população grandes desastres ambientais,

O comprometimento que as empresas estão assumindo com o meio ambiente as ações tomadas pelo homem em uma sociedade que mudou significativamente em relação à natureza.

As linhas de atuação na iniciativa de preservar o meio ambiente e sal ecossistema.

2 DESENVOLVIMENTO

O conceito Responsabilidade Socioambiental surgiu da junção dos conceitos Responsabilidade Social e Responsabilidade ambiental. Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas. A partir desses dados, observa-se que o conceito de responsabilidade socioambiental corporativa não está apenas no âmbito filantrópico, mas torna-se estratégia de sustentabilidade de longo prazo, onde a empresa observa e tenta mudar os efeitos de suas atividades perante a sociedade.

Enfrentamos inúmeros problemas ambientais na atualidade que afetam direta e indiretamente a população mundial entre estes.

O aumento sem controle do desmatamento das florestas principalmente na floresta Amazônica; que não causa apenas a perda da sua rica biodiversidade, a destruição da floresta também contribui para o aumento da temperatura do planeta, a extinção de espécies e o colapso das economias locais, alertou o pesquisador (Leandro V. Ferreira).

As queimadas: Que descontroladas que aumentam a quantidade de gás carbônico liberado na camada de ozônio; além de causar danos no meio ambiente afeta diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando o ecossistema.

O ar, principalmente nas grandes cidades, está recebendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias à escassez dos recursos naturais, que são gratuitos e devem ser preservados, pois se eles se acabarem não haverá um meio de fabricarmos água, ar, e entre outros recursos.

Por essa razão, muitos têm estudado o meio ambiente, para melhor entender seus processos, para que se encontrem medidas que possam garantir que as gerações futuras possam aproveitar desses recursos ambientais.

Como podemos observar com os exemplos acima citados os problemas socioambientais podem interferir diretamente nas organizações e população

Com tudo isso a população tem se tornado cada vez mais exigente quando o assunto é responsabilidade socioambiental os movimentos sociais (pacifistas, feministas, raciais, de direitos humanos e ambientalistas).

De forma organizada passou a pressionar a grandes empresas, exigindo que respondam pelas consequências de suas atividades. O que obrigou as empresas a mudar de atitudes

. Percebe-se que essas atitudes das empresas não são pautadas em leis, mas feitas por que as organizações sentem a necessidades e a pressão do mercado sob suas práticas. No contexto da responsabilidade socioambiental, a ética está, essencialmente, ligada às relações sociais e ambientais estabelecidas pela empresa. Na atualidade existem inúmeras concepções sobre responsabilidade socioambiental corporativa e vária empresas a praticam, o que faz destas organizações agentes de transformação social, já que influenciam e sofrem influência dos públicos relacionados.

No mercado atual os consumidores passam a escolher seus produtos não somente pela qualidade ou marca e sim pela imagem da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental. Seguindo as exigências dos consumidores atuais as empresas passam a atuar externamente e internamente aplicando políticas de responsabilidade socioambiental, essa atuação acarreta benefícios como: redução de custos, aumento das receitas, melhoria da imagem da empresa, desenvolvimento de novos modelos de negócios e desenvolvimento para pesquisas de tecnologias ecologicamente corretas. Pois a opinião pública negativa nessa realidade poderá afetar as vendas bem como a capacidade da empresa em atrair e reter pessoas talentosas.

Questões

A humanidade começou a utilizar em primeiro lugar o carvão mineral, durante a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII com a invenção da máquina a vapor, revolução essa que se expandiu pelo mundo a partir do século XIX, principalmente para os EUA. Já o petróleo, que atualmente ainda é a principal base da matriz energética mundial, começou a ser usado mais tarde, a partir da segunda metade do século XIX, e seu uso foi intensificado pelo desenvolvimento da petroquímica e pela popularização dos automóveis no final do século retrasado e início do séc. passado.

6. Verificar quantas e quais as indústrias petrolíferas estão entre as empresas mais ricas do mundo.

Confira a lista das nove primeiras, conforme o valor de mercado:

1- Ilson Móbil (EUA) – 512*

2 Shell(Holanda) – 264

3 Petrobras (Brasil) – 235

4 BP (Reino Unido) – 231

5 – Total (França) – 198

6 – Chevron (EUA) – 197

7 – Eni (Itália)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com