TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guarda Compartilhada

Exames: Guarda Compartilhada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PESQUISA

1. TITULO: O INSTITUTO JURÍDICO DA GUARDA COMPARTILHADA

1.1. TEMA: Este projeto volta-se para uma investigação acerca das inovações jurídicas referentes à guarda dos filhos por meio da guarda compartilhada

2. JUSTIFICATIVA DO TEMA

Não há dúvidas da ocorrência de alterações nas atribuições dos papéis paterno e materno e, sobretudo, no conjunto das relações familiares.

A partir dessa nova realidade empírica, em que já se consegue aceitar a conquista das mulheres por um espaço no mercado de trabalho com uma carga de preconceitos bem menor, os homens mostram-se cada vez mais abertos a assumirem papéis outrora limitados às mulheres, como expressa a atual problemática da Guarda Compartilhada.

Vale salientar os dados do IBGE que apontam entre os anos de 2003 e 2005 um aumento de 68% de casos de pais que obtêm na justiça a guarda dos filhos. (ISTO É, 2007). Tem-se observado que junto às mudanças na ordem jurídica, vem aumentando o interesse masculino pela guarda dos filhos menores.

Portanto, justifica-se esta pesquisa pelo intuito de contribuir com o avanço do Direito, verificando a possibilidade de um instituto jurídico capaz de criar mecanismos alternativos no que se refere a guarda dos filhos por casais separados.

Para tanto, torna-se essencial verificar as representações sociais dos profissionais da área, para que se possa pensar num direito socialmente eficaz, o que deve ser tido como objetivo central d e uma análise sociológica da norma jurídica.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA (trata-se de uma Pergunta referente ao Tema- uma problematização que mereça investigação a respeito)

Frente a atual distribuição de papéis sociais entre homens e mulheres, a guarda compartilhada dos filhos pode ser considerada um instituto jurídico adequado e satisfatório?

4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL: pode ser somente o objetivo geral

Investigar se o instituto da guarda Compartilhada pode ser considerado juridicamente adequado e satisfatório.

4.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Observar se, na visão dos profissionais investigados, a guarda compartilhada pode representar uma efetiva garantia da proteção aos filhos menores.

5. HIPÓTESE:

O instituto da Guarda Compartilhada dos filhos evidencia as atuais reestruturações familiares, mostrando que o Direito deve caminhar junto às mudanças sociais. Assim, que a Guarda Compartilhada somente poderá ser efetivada à medida que os pais separados percebam tal instituto como possibilidade de garantia e proteção dos direitos da criança, abrindo mão de seus interesses e percepções individuais, em prol do direito protetivo dos filhos, o que não necessariamente ocorre na prática cotidiana.

6. MÉTODOLOGIA DE PESQUISA PARA COLETA DE DADOS (ou DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com