TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Educação Superior

Por:   •  8/6/2020  •  Resenha  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

cabecalho_stricto_02.jpg

Atividade Supervisionada 3 – Unidade 2

Universidade Católica de Brasília

Pró-reitoria Acadêmica

Núcleo de Formação Geral

Disciplina: Introdução à Educação Superior

Professora:

Curso:

Aluno:

Resenha

Conforme explicado em nossa Aula 3 da Unidade II, a resenha amplia a perspectiva dada no resumo, na medida em que permite, além da apresentação da síntese do texto, a inclusão de comentários, analogias, comparações com outros textos e apreciação pessoal. Aliás, esta é condição essencial numa resenha crítica. Aqui, vamos nos ater à resenha de textos. No entanto, as observações podem com facilidade ser ampliadas aos outros bens culturais, guardadas as suas devidas peculiaridades, como filmes, eventos, softwares, etc.

São partes fundamentais da resenha:

1. Referência bibliográfica da obra resenhada: de acordo com as normas da ABNT.

2. Apresentação do autor e da obra: breve biografia do autor, evidenciando sua formação e outras obras publicadas. Apresenta-se também de forma breve o conteúdo da obra.

3. Síntese da obra: apresentam-se as ideias principais do texto, divididas em parágrafos, os quais podem se relacionar às diferentes partes ou capítulos do texto ou relacionar-se apenas às questões centrais tratadas pelo autor. Indique sempre a autoria das ideias.

4. Apreciação crítica: observação e consequente posicionamento a respeito dos mais diversos aspectos que compõem o texto, tais como qualidades textuais, validade das ideias, limitações ou contribuições do texto, profundidade e pertinência das ideias apresentadas, entre outros elementos que lhe chamaram a atenção.

Você já fez um mapa conceitual e um fichamento a partir do texto “Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade?” disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/12.pdf

Nesta atividade, sua missão é desenvolver uma resenha a respeito do mesmo texto.

A seguir, você tem um modelo de resenha (Atenção é um exemplo!!!) para se orientar ao realizar sua atividade.

FARRA, Maria Lúcia Dal (org.). Afinado Desconcerto (contos, cartas, diário). São Paulo: Editora Iluminuras, 2002. 304 p.

Em uma época marcada por imposições da mídia e pela febre de reality shows, o livro "Afinado Desconcerto” é uma ótima opção para aqueles que gostam não apenas de observar. A organizadora do livro, Maria Lúcia Dal Farra, é professora titular de Literatura Portuguesa e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe. Ela publicou, entre outros, O narrador ensimesmado, Editora Ática, São Paulo, 1978; A alquimia da linguagem, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, Lisboa, 1994; e Livro de auras, Editora Iluminuras, São Paulo, 1994. Agora,em “Afinado Desconcerto”, Dal Farra organiza e comenta os textos da poetisa portuguesa Florbela Espanca de tal forma que os mesmos também podem ser vistos como uma denúncia das condições em que a mulher se encontrava no início do século 20.

Toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com