TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Medicina Felina

Por:   •  11/7/2021  •  Abstract  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

Consultas veterinárias amistosas para os gatos

Os cursos quase sempre ensinam a segurar os gatos excessivamente, tornando a consulta estressante para o animal e para o proprietário.

Como levar o gato ao hospital veterinário

Manter o transportador em local acessível para o gato, colocar roupas familiares ou panos do próprio gato dentro do transportador, junto a recompensas ou brinquedos, incitará o gato a entrar por conta própria, oferecendo recompensas quando isso acontecer para o gato associar a caixa de transporte a situações positivas, o que transforma o transportador em um refúgio felino. A partir do momento em que o gato entra
regularmente no transportador e o usa para descansar, o proprietário poderá levar o gato a passeios de carro periodicamente, levando junto recompensas para tornar a viagem mais agradável e menos estranha.
Deixar o gato em jejum durante pelo menos algumas horas antes da viagem além de prevenir  a cinetose, aumenta o interesse do gato em recompensas comestíveis. Envolver uma toalha sobre o transporte também ajuda a prevenir cinetose e diminui o contato visual. É bastante útil aspergir um produto à base de ferormônio felino sintético
(Feliway ©),que acalma o gato, no transportador 30 min antes da viagem. Os transportadores que abrem tanto em cima quanto dos lados, facilitam mover o animal para dentro dele, além disso, aqueles onde é possível remover sua metade superior são o ideal, pois o gato poderá permanecer na outra metade durante os procedimentos.

Recebendo o gato e o proprietário

A área da recepção deve ser tranquila e silenciosa, de preferência separada da recepção para cães. As cadeiras devem possuir uma espécie de barreira física entre uma e outra para evitar o contato visual entre gatos desconhecidos. Além disso, colocar a caixa de transporte em um local alto, seja em um banco próximo ao proprietário ou no colo do mesmo, passa ao gato sensação de controle. A caixa colocada no chão, limita a visão do gato, que verá pés passando e possivelmente, caso a recepção seja a mesma para cães e gatos, alguns cães podem cheirar a caixa transportadora, causando estresse ao gato. Mesmo que o ambiente da recepção seja o ideal, o melhor é minimizar o tempo de espera para reduzir o medo e a ansiedade.

Primeiras consultas veterinárias

Se as primeiras consultas veterinárias forem agradáveis, as futuras experiências veterinárias provavelmente também serão
positivas.Os proprietários devem aprender cedo sobre os procedimentos normais de manutenção felinos, como corte de unhas, escovação, inspeções e limpeza de orelhas e escovação de dentes. Os proprietários devem ser estimulados a levar seus gatinhos à clínica para verificação de peso, aumento da socialização e visitas por diversão, especialmente no primeiro ano de
vida.

Como retirar o gato da caixa transportadora

Enquanto se verifica o histórico do animal e conversa com o proprietário, o veterinário deve abrir a caixa de transporte e permitir que o gato explore e cheire a sala, sempre agindo de forma tranquila, com movimentos restritos e colocando recompensas próximas a caixa, dessa forma, o veterinário poderá observar o animal de longe e verificar parâmetros como marcha, padrão respiratório e comportamento. Para gatos ariscos, o ideal é abrir a caixa de frente para a parede afim de evitar fugas. Se o gato continuar arredio, o veterinário poderá estender o dedo indicador na direção do gato de modo que ele possa cheirá-lo, evitando tocar o gato na cabeça ou no pescoço. Se o gato não deixar a gaiola transportadora voluntariamente, a metade superior da mesma deverá ser removida com cuidado. O veterinário também poderá lentamente deslizar uma toalha entre as partes de cima e de baixo do transportador enquanto a parte superior é removida, proporcionando um esconderijo seguro para o gato e fica posicionada para envolvê-lo se necessário (fazendo com que o gato se sinta mais seguro e previne possíveis arranhões).
Quando ele precisar ser removido da metade inferior do transportador, levante-o por baixo, sustentando o abdome caudal próximo das pernas traseiras. Uma vez fora da caixa de transporte, esta deverá ser colocada fora do alcance da visão do gato. Quando o exame estiver terminado, o gato deverá ser colocado de volta no transportador imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com