TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERIODONTITE OVINA: DIAGNÓSTICO E ABORDAGEM TERAPÊUTICA RELATO DE CASO

Por:   •  15/10/2020  •  Abstract  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

PERIODONTITE OVINA: DIAGNÓSTICO E ABORDAGEM TERAPÊUTICA - RELATO DE CASO

SANTOS, J.L.1; FELIPE, C.B.1; RIBEIRO JUNIOR, J.C.2; SOUZA, P.M.2; MORGADO, A.A.2 

1 Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, TO, Brasil.

2 Docente do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, TO, Brasil.

e-mail: lima.jessica@mail.uft.edu.br 

Periodontite é a resposta inflamatória resultante do processo infeccioso decorrente do desequilíbrio da microbiota do biofilme subgengival, culminando em abaulamento da mandíbula, retrações de gengiva, perdas ósseas periodontais, abscessos alveolares e possível perda do dente. A enfermidade está diretamente relacionada ao manejo dietético, sendo verificada em função do traumatismo desencadeado por forragens grosseiras. Há dor, dificuldade de preensão e mastigação dos alimentos e diminuição do escore de condição corporal e da qualidade de vida dos animais. Este trabalho objetiva relatar a conduta diagnóstica e terapêutica frente a um relato de caso de periodontite identificada em ovinos pertencentes ao rebanho da UFT. Uma ovelha Santa Inês, adulta, apresentou abscesso perimandibular, bem como aumento de volume no corpo mandibular esquerdo. Ao exame radiográfico observou-se deformação do alvéolo dental em primeiro molar esquerdo e degeneração óssea, seguida de remodelamento ósseo desordenado. À drenagem do abcesso verificou-se coleção gasosa fétida e conteúdo purulento. O cultivo do exsudato revelou a presença de bacilos Gram positivos esporulados e cocos Gram positivos. No antibiograma, todas as colônias cultivadas foram sensíveis a meropenem e sulfazotrim e a maioria foi sensível a cefalotina, amicacina, ciprofloxacina e trimetoprim. Em função da disponibilidade de fármacos, a ovelha foi tratada com metronidazol (100mL, dose única, IV) e amoxicilina (15mg/kg, IM, 5dias), fármacos de escolha no tratamento da periodontite humana, constatando-se regressão da alteração mandibular e cura clínica. Os três casos subsequentes que surgiram no rebanho foram tratados de forma semelhante, todos com sucesso. O fator predisponente para o aparecimento da enfermidade no rebanho foi o uso de capim fibroso não triturado e a incidência de novos casos foi decorrente da impossibilidade da alteração do manejo alimentar. A realização do tratamento logo após o início da manifestação clínica, no entanto, permitiu a rápida recuperação de todos os animais acometidos.

Palavras-chave: broken mouth, “cara inchada”, doença dentária, pequenos ruminantes, piorreia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com