TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS

Por:   •  25/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.994 Palavras (32 Páginas)  •  15.216 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

MÁRJARY ROSA

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................3

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        6

4        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        7

5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        8

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        9

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        10

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        11

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO        12

10        PLANOS DE AULA        13

11        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        14

12        RELATO DA REGÊNCIA        15

13        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Realizei meu estágio na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Anita, onde irei relatar sobre minhas experiencias na escola.

        O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na   prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta   forma a   aquisição   de   conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ao ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.

         Neste trabalho apresentarei informações da escola como: PPP, análise de matérias didáticos, entrevista com a professora regente, levantamento de materiais de apoio de apoio específicos para a abordagem dos temas transversais contemporâneos, análise do processo de implantação da BNCC, análise dos instrumentos avaliativos utilizados pelo professor, análise da atuação da equipe pedagógica no acompanhamento da disciplina, observações que foram feitas em cada turma da Educação Infantil, elaboração dos plano de aula e o relato, regência e relato e ao final á validação do relatório de estágio.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Através da leitura cujo a temática é " O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: A perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin" foi possível analisar a finalidade de debater relações entre o desenvolvimento infantil e o ensino na faixa etária de 0 aos 6 anos .

        Então a educação para crianças pequenas era vista essencialmente como ferramenta de assistência, como estratégia de prevenção do fracasso escolar ou seja para prepara o aluno para o ensino fundamenta. Assim com os debates que tiveram concluíram que: a função do ensino para  crianças pequenas, que tem que ter como proposito cuidar e educar, tendo o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo.

         Para essa perspectiva teórica, a Educação Infantil “faz parte da educação básica, mas não tem como objetivo o ensino e, sim, a educação das crianças pequenas” (Cerisara, 2004, p.8). Com isto percebemos que uma escola de educação infantil deve, priorizar elementos essenciais para infância  e, conforme Rocha(1999):

Enquanto a escola tem como sujeito o aluno, e como o objeto fundamental o ensino nas diferentes áreas, através da aula; a creche e a pré-escola têm como objeto as relações educativas travadas num espaço de convívio coletivo que tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade. (Rocha, 1999, p.70, grifos nossos)

        Entendemos que trabalhar com a educação infantil, exige muito de nos professores como ter: habilidade e competências ao elaborar atividades pedagógicas que abrangem desde os cuidados básico ate os conhecimentos específicos. Ou seja á educação   infantil   é   um   momento   de   ampliação   de   relacionamentos e conhecimentos da criança, bem como é o processo inicial para a construção de sua identidade.

        Um ensino de qualidade nessa fase é, sem dúvida, essencial para um bom  desenvolvimento. E  um  dos  principais   responsáveis  pelo   processo   ensino-aprendizagem infantil é o professor como mediador pois, o professor precisa questionar as  crianças, estimular elas  a refletirem sobre a   informação a qual  estão  sendo expostas e,  principalmente, ensinar o   educando a construir o seu próprio conhecimento, de maneira crítica e autônoma.

        Na percepção Vigotsky  a aprendizagem é consequência de   um processo  constante de  crescimento  em  que  é  organizado  de  maneira sucinta para que o indivíduo desenvolva determinada  habilidade. O processo de aprendizagem é descrito como uma imitação, em que a criança desenvolve as novas habilidades através da imitação dos adultos que  os ensinam no ambiente escolar os professores e assim vão criando autonomia para aprender mais.        

Já na concepção de Leontiev defende o desenvolvimento da psique e aprendizagem da criança parte, das experiencias vivenciadas por ela ou seja dentro ou fora do ambiente escolar e também, pela sociedade a qual esta inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (330.6 Kb)   docx (92.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com