TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRAJETÓRIA DO SUFFOLK NO BRASIL

Por:   •  23/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ACADEMICOS

DANIELLA LUIZA BATISTA DE SENA (RA: 5945260372)

DIEGO RIBEIRO FÉLIX (RA: 5039703478)

MARCELO HENRIQUE PAZETTO (RA: 6023383608)

RAFAEL BATISTA DE SENA (RA: 5945224562)

UBIRATAN GOIS DA ROCHA MARINHO (RA: 1299725012)

OVINOS SUFFOLK

CAMPO GRANDE

MAIO/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ACADEMICOS

DANIELLA LUIZ BATISTA DE SENA (RA: 5945260372)

DIEGO RIBEIRO FÉLIX (RA: 5039703478)

MARCELO HENRIQUE PAZETTO (RA: 6023383608)

RAFAEL BATISTA DE SENA (RA: 5945224562)

UBIRATAN GOIS DA ROCHA MARINHO (RA: 1299725012)

OVINOS SUFFOLK

Trabalho desenvolvido na disciplina de Produção Animal I (Ruminantes), apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp como exigência para composição de nota bimestral da referida matéria ministrada pela Professora Vanessa Couto.

CAMPO GRANDE

ABRIL/2015

RESUMO

                Neste trabalho apresentaremos assuntos acerca da espécie ovina da raça Suffolk, suas vantagens e desvantagens, assim como as aptidões da espécie, sua trajetória no Brasil e seu histórico desde         a formação da raça.

Palavras chaves: Ovinos – suffolk; conformação; padrão; manejo.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................05

2. ORIGEM................................................................................................................................06

3. PADRÃO RACIAL.............................................................................................................. 06

4. TRAJETÓRIA DO SUFFOLK NO BRASIL.................................................................... 08

CONCLUSÃO............................................................................................................................10

REFERÊNCIAS........................................................................................................................11

   


1. INTRODUÇÃO

O estudo da Produção Animal de ruminantes é de fundamental importância para que possamos compreender de uma forma ampla e geral o manejo desses referidos animal.

Neste trabalho de forma mais especial trataremos de assuntos relacionados à criação de Ovinos da Raça Suffolk, bem como sua origem, histórico do desenvolvimento da raça no Brasil, suas características de conformação de carcaça, padrões raciais e suas vantagens e desvantagens.

     

2. ORIGEM

        A raça Suffolk é oriunda dos condados de Norfolk, Cambridge, Essex e Suffolk no sudoeste da Inglaterra. Foi formada a partir do cruzamento de carneiros Southodown com ovelhas selvagens de Norfolk, que caracterizavam-se por possuírem membros pretos e ambos os sexos serem aspados. Eram animais muito rústicos, ativos de lã leve e conformação defeituosa, possuíam conformação óssea forte e membros compridos.

        Desde a antiguidade foram muito apreciados pelo sabor da sua carne. A influencia da raça Southodown no melhoramento genético foi determinante para o desaparecimento dos chifres, melhorando também em sua conformação e precocidade em terminação de carcaça.

3. PADRÃO RACIAL

        O Suffolk possui grande desenvolvimento corporal com conformação tipicamente de animal com objetivo de produzir carne. Seu corpo é comprido e bem musculoso, suas extremidades são desprovidas de lã e cobertas por pelos pretos. A postura da sua cabeça e formato das orelhas o torna um animal inconfundível.

3.1. CABEÇA

        Mocha em ambos os sexos, grande, completamente livre de lã, totalmente coberta de pêlos negros, finos e brilhantes. A cara é comprida e sem rugas, perfil convexo, focinho mediano e boca larga com lábios fortes. As orelhas são longas, inserção firme, um pouco projetadas para baixo, de textura fina, com a ponta virada para fora. Juntamente com a parte superior da cabeça as orelhas completam o formato de sino, quando vistas de frente. Os olhos são escuros e proeminentes. Mucosas nasais, lábios e pálpebras são totalmente pretas. Pêlos brancos ou lã em qualquer parte da cabeça é considerado defeito. 

3.2. PESCOÇO

         Pescoço moderadamente comprido, forte, redondo e carnudo, bem implantado no tronco, levando a cabeça um pouco erguida. Não apresenta rugas na pele. 

3.3. PALETAS

Largas, carnudas e bem afastadas, dando origem a cruzes também largas e carnudas. As cruzes formam com o dorso, lombo e anca um retângulo largo e comprido. Paletas descarnadas, muito curtas e cruzes estreitas e salientes são consideradas graves defeitos. Não há depressões atrás das paletas. 

3.4. PEITO

Peito profundo, largo e proeminente.

3.5. TRONCO

Típico de um ovino de carne, largo, profundo e muito musculoso. Costelas com bom arqueamento e boa cobertura de carne. O tórax é amplo. Anca larga e comprida, muito bem coberta de músculo. Cauda larga e implantada em continuação da linha superior. Flancos lisos e cheios. 

3.6. MEMBROS

Sendo o Suffolk uma raça de carne, e que atinge grandes pesos, os seus membros devem merecer uma especial atenção. Devem ter um comprimento proporcional ao corpo, de tal maneira que mantenha a harmonia do conjunto e ao mesmo tempo evidenciem vigor e desenvoltura. Articulações bem definidas. Ossos fortes, mas não demasiadamente grossos, e com secção transversal ovalada. Bem aprumados e afastados entre si. Os garrões devem ter um ângulo bem definido, e bem afastados, dando lugar a um entre pernas largo e profundo. Os quartos devem ser carnudos, com musculatura arredondada e nádegas volumosas. O entre pernas deve completar-se por um períneo perpendicular e comprido. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com