TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A saúde que queremos e o SUS nos oferece

Por:   •  11/12/2015  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA 1

A saúde que queremos e o SUS que temos

        O sistema único de saúde (SUS) é novo e vem sendo discutido e reformado pelos estudiosos de saúde publica em conferencias nacionais, municipais e federais de saúde. Segundo Sergio Arouca a luta no setor saúde deveria ser uma saúde no conceito saúde, trabalho, saneamento, lazer e cultura proporcionando um controle social da saúde perante as políticas publicas, seguido os conceitos discutidos na reforma sanitária onde esta foi incluída como um direito de todos os brasileiros, e o papel dos poderes públicos foi definido pela lei orgânica 8080 que possuem como doutrinas a universalidade, equidade, e integralidade e descentralização com ênfase na municipalização e regionalização.

        Sendo assim eu entendo como SUS os respeitos as doutrinas e como elas devem ser respeitadas para que todos possam usufruir do sistema.

        Mas segundo Nelson Rodrigues é necessárias mudanças na organização do sistema voltando suas atenções para a ação básica e fazendo com que os recursos sejam repassados para atividades de prevenção, ensino, e fornecendo o básico para que a população com conhecimento das principais doenças zoonoticas e métodos preventivos saibam como agir perante elas.

Por isso e de suma importância o repasse dos financiamentos para ações básicas e de saúde, onde no Brasil e infinitamente menor do que o empregado em outros países e os gastos em saúde privada são maiores do que os gastos em saúdes publicas, demonstrando a total carência nos financiamentos da saúde publica. Outro conceito que deveria ser extinto seria o repasse financeiro de fundo a fundo segundo Gilson Carvalho medico e sanitarista que vem discutindo essa questão há muitos anos deveria ser levada em consideração a ementa constitucional 29 (EC-29) evitando a padronização e atividades realizadas pelo SUS.  Por isso ocorre que os poderes públicos só repassem o que a região já recebe não ocorrendo novos investimentos isso indo de contra as doutrinas de universalidade e integralidade.

Portanto as doutrinas deveriam ser praticadas “ao pé da letra”, sendo a universalidade o direito de garantir a saúde para todos, a equidade trata iguais os desiguais, a integralidade onde o sistema e integral voltado a prevenir proteger e promover a saúde e a regionalização e a capacidade do estado de gerenciar o SUS.

Como já citadas às doutrinas da universalidade e integridade não foram compreendidas ou estão sendo administrado de forma errônea e a regionalização esta sendo realizado apenas com fins organizacionais, indo contra sua idéia principal que é a de propagar os níveis de complexidade de acordo com a região proporcionando a descentralização das finanças.

O SUS deverá ser mais bem informado a população fazendo com que esta interfira diretamente nas necessidades de saúde de cada município provocando melhores políticas publica e econômicas para o seu repasse. Isso fará com que o SUS realmente saia do papel e suas doutrinas sejam empregadas coerentemente. E cabe a nos da população participar de conferências de saúde e promover o controle social do SUS.

RESENHA 2

O medico veterinário, a estratégia de saúde da família e o NASF

O programa de saúde da família (PSF) e os núcleos de apoio da família (NASF). Possuem uma base estrutural composta por vários cursos de formação universitária e técnica, onde nestes se encontra ausente o medico veterinário. Um dos motivos de criação destes setores tem como pratica fornecer atenção básica as comunidades tornando as doutrinas do sistema único de saúdes (SUS) como a universalidade, equidade e regionalização possíveis. Pergunto quais profissões como medicina, medicina especializada, odontologia educação física, fisioterapia, enfermagem. Conseguem interagir com o ambiente a fim de prevenir, proteger e promover saúde, sem ser uma conduta terapêutica de tratamento, e sim de integralidade.

Segundo a revista do conselho federal de medicina veterinária (CFMV) (2009) iniciou-se uma batalha para o engajamento do medico veterinário no NASF, luta esta valida não só para as matrizes corporativas de mais empregos para os médicos veterinários, mas para total integralidade do SUS.

Nesse conflito existem vários fatores importantes para esse engajamento, considerando que 75% das doenças emergentes e reemergentes são zoonoses não só as zoonoses influenciam, mas o controle higiênico de alimentos, sistema de vigilância sanitária e inspeção de produtos de origem animal, o fator interação homem e meio ambiente  como de invasão de territórios de animais sinotropicos e sua epidemiologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com