TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALEITAMENTO DE BEZERRAS – PERGUNTAS E RESPOSTAS

Por:   •  16/3/2017  •  Resenha  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

ALEITAMENTO DE BEZERRAS – PERGUNTAS E RESPOSTAS

1.Na questão do aleitamento nos primeiros 15 dias, não seria melhor fornecer o leite 3 vezes ao dia? Para que a bezerra não fique muito tempo sem se alimentar.

Não há necessidade! O maior número de refeições é indicado quando maiores volumes de leite são fornecidos, por exemplo 8L ou até mesmo 12L/d. No fornecimento de 4 a 6L/d podemos fornecer em duas refeições sem nenhum problema.

2.Num rebanho de 100 vacas com descarte de 25% ao ano, taxa de mortalidade de 10% e idade ao primeiro parto de 24 meses, as 60 novilhas necessárias para reposição e manutenção da estabilidade do rebanho devem apresentar qual idade média?

Você vai ter em torno de 30 novilhas de 0­12 meses e 30 de 12 a 24 meses, distribuídas de forma uniforme desde que sua parição não seja concentrada em nenhuma época do ano.  

3. Bezerras que ingerem grandes quantidades de colostro devido à alta quantidade de vacas que pariram na semana, terão mais imunidade?

Quanto maior o volume de colostro ingerido nas duas primeiras refeições, melhor para os bezerros. Se existe colostro excedente, este pode ser armazenado em banco de colostro (em freezer) para fornecimento futuro no caso de animais recém paridos não produzirem colostro em quantidade ou qualidade adequada. O volume mínimo para fornecimento é de 5% do PV por refeição, sendo interessante fornecer colostro de alta qualidade nas duas primeiras refeições. Os animais vão perdendo a capacidade de absorver as imunoglobulinas (anticorpos) com o passar do tempo, então quanto mais cedo após o parto for fornecido, maior será a eficiência de absorção. Além disso, para adequada transferência de imunidade, o colostro deve ser de alta qualidade, ou seja, com alta concentração de anticorpos (>50mg/dL) e baixa contagem bacteriana.

 Assim, tempos um tripé que rege os programas de colostragem: tempo para fornecimento, volume e qualidade. Um aspecto interessante é que com o fornecimento de maior o volume de colostro podemos ter aumento no potencial de produção da bezerra, quando esta entrar em produção. Assim, quanto mais, melhor!

4. Sabemos que 5% do PV é o valor mínimo de fornecimento e qual o valor máximo? Em excesso predispõe a diarreia?

Bezerra recém-nascida não tem diarreia por excesso de colostro! Isso ocorre com bezerros mais velhos que depois de passarem a tomar leite recebem colostro de uma hora para outra. Essa diarreia alimentar se deve a troca brusca na dieta líquida, que passa de 3,5% de gordura no leite para 6,5-7% de gordura no colostro. Não existe um máximo pensando em consumo voluntário e todos os benefícios que o consumo de maiores volumes podem trazer.

5. O indicado é fornecer colostro de 1ª ordenha na primeira refeição. Na segunda refeição continua fornecendo colostro de 1ª ordenha, ou fornece o de 2ª ordenha? Isso caso a vaca tenha dado uma quantidade alta de colostro de boa qualidade.

O ideal é dar colostro de alta qualidade (>50 mg IgG /dL) nas duas primeiras refeições que ainda temos o período de maior eficiência de absorção de anticorpos. Recomendamos dar o de primeira ordenha nas duas primeiras refeições por que é normalmente é o que tem melhor qualidade. Mas você pode por exemplo usar o de primeira ordenha misturado com o de segunda caso o de primeira tenha valor muito maior que 50 mg/dL e guardar um pouco deste excedente em banco de colostro. A estratégia é fornecer de alta qualidade, mas sempre que possível armazenar colostro para situação de falta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com