TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA DE ANATOMIA DOS VASOS SANGUÍNEOS DO CÃO

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.417 Palavras (26 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE ANHAGUERA DE ANÁPOLIS

MEDICINA VETERINÁRIA

CRISTIANO RIBEIRO

GEOVANNA MIRELA

MARIA EDUARDA

VANESSA GONZAGA

APOSTILA DE ANATOMIA DOS VASOS SANGUÍNEOS DO CÃO

Anápolis-GO

Março/2018

CRISTIANO RIBEIRO

GEOVANNA MIRELA

MARIA EDUARDA

VANESSA GONZAGA

APOSTILA DE ANATOMIA DOS VASOS SANGUÍNEOS DO CÃO

Anápolis-GO,

Março/2018

Sumário

1. INTRODUÇÃO 1

1.1. SISTEMA CIRCULATÓRIO 1

1.2. VASOS SANGUÍNEOS 2

1.3. ARTÉRIAS 3

1.4. VEIAS 3

1.5. CAPILARES 5

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1. CABEÇA E PESCOÇO 5

2.1.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 5

2.1.2. PRINCIPAIS VEIAS 9

2.2. TÓRAX 11

2.2.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 11

2.2.2. PRINCIPAIS VEIAS 14

2.3. MEMBROS TORÁCICOS 15

2.3.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 15

2.3.2. PRINCIPAIS VEIAS 18

2.4. ABDÔMEN E PELVE 21

2.4.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 21

2.4.2. PRINCIPAIS VEIAS 26

2.5. MEMBROS PÉLVICOS 29

2.5.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 29

2.5.2. PRINCIPAIS VEIAS 32

3. CONCLUSÃO 34

REFERÊNCIAS 34

1. INTRODUÇÃO

A angiologia (“aggèion” =vaso, logia=estudo) é a ciência que busca compreender a forma, estrutura, topografia e funcionamento dos vasos sanguíneos e linfáticos. Etimologicamente, a angiologia se restringe apenas ao estudo dos vasos, porém, essa ciência tem uma estreita relação com o coração, o baço e os vários órgãos linfáticos, pois, tais órgãos são importantíssimos para que os vasos cumpram seu papel fisiológico.

Os vasos são divididos em dois sistemas, o cardiovascular e o linfático. Nesta apostila o foco será no sistema cardiovascular, mas especificamente, nas artérias e veias.

1.1. SISTEMA CIRCULATÓRIO

O sistema circulatório pode ser comparado a um sistema fechado onde ocorre a circulação sanguínea, em que o coração funciona como uma bomba motora central impulsionando o sangue para todas as demais partes docorpo. Esse sistema, que inclui também o sistema linfático, possibilita a entrada e saída de substancias nas células e tecidos.

Os mamíferos possuem uma circulação dupla, ou seja, o sangue passa pelo coração duas vezes antes de seguir para o resto do corpo, percorrendo dois caminhos de circulação. Tais caminhos são divididos em circulação pulmonar e circulação sistêmica.

A circulação pulmonarcomeça no ventrículo direito, de onde o sangue venoso (rico em dióxido de carbono) sai, indo em direção ao pulmão através da artéria pulmonar. No pulmão o sangue será oxigenado e retornará para o coração pelas veias pulmonares, chegando ao átrio esquerdo e dando fim a essa circulação.

A circulação sistêmica se inicia no ventrículo esquerdo, onde o sangue arterial (altamente oxigenado) será direcionado através da artéria aorta para todo o corpo. Nas áreas periféricas ocorreram trocas gasosas, deixando o sangue desoxigenado. Esse sangue é direcionado por meio da veia cava cranial e da veia cava caudal de volta a coração, onde ambas esvaziam-se no átrio direito, é nessa cavidade onde termina a circulação sistêmica.

A ponto de curiosidade, o volume sanguíneo de um animal domestica corresponde de 6 a 8% do peso corporal, exceto os gatos, onde esse volume corresponde a 4%. E o tempo de circulação necessária para que uma célula sanguínea passe por todo o corpo e retorne ao coração é de aproximadamente 30 segundos em animais de grande porte, 15 segundos em animais de médio porte e 7 segundos nos gatos.

1.2. VASOS SANGUÍNEOS

Os vasos sanguíneos, principais estruturas do sistema circulatório, são formados, basicamente, por três túnicas (intima média e adventícia). A composição e presença das túnicas variam conforme as exigências funcionais locais.

A túnica intima é a camada mais interna do vaso que fica em contato com o sangue, ela é composta pelo endotélio, pela camada subendotelial de tecido conjuntivo frouxo com células musculares ocasionais e pela lamina elástica interna. Essa túnica está presente em todos os vasos e é nutrida pela difusão de metabólitos do sangue que passa em sua luz.

Na túnica média observamos a presença de tecido elástico ou tecido muscular liso. O tecido elástico é formado por diversas laminas elásticas. Pode haver a presença da lamina elástica externa, de material elástico.

A túnica adventícia é composta por tecido conjuntivo denso e frouxo, o qual se continua com o conjuntivo frouxo do órgão onde o vaso está inserido. Possui fibras de colágeno e elásticas. Pode conterfeixes musculares e há a presença de pequenos vasos sanguíneos, os chamados vasavasorum (vaso do vaso) que nutrem essa túnica.

Figura1 – Corte histológico de uma artéria para a observação das túnicas. [1]

1.3. ARTÉRIAS

As artérias transportam sangue do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com