TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA DE IMUNOLOGIA – AGRESSÃO

Por:   •  9/4/2017  •  Dissertação  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

APOSTILA DE IMUNOLOGIA – AGRESSÃO

I. BACTÉRIAS

São seres unicelulares, procarióticos (não possuem núcleos e organelas membranosas), nutrição por absorção, reprodução assexuada, microscópicos (grande maioria), de morfologia variada, modo de vida livre ou parasitário.

Bactérias oportunistas: fica na microbiota, causa doenças e faz equilíbrio com o animal.

Bactérias patogênicas: não fica em equilíbrio com o animal, já entra atacando e causando doenças patogênicas.

 Morfologia bacteriana (formas básicas)

 Estruturas bacterianas (componentes):

- Parede celular: exclusiva de bactérias, composta por uma rede de moléculas chamadas de peptídeoglicano (aminoácidos + açúcar) que envolve e protege a bactéria das condições ambientais. Proteção contra agentes físicos e químicos externos, propriedades de coloração (gram+/gram-), responsável pela forma da bactéria e impede a lise osmótica (destruição pela entrada de água).

A composição da parede celular pode ser utilizada para classificar as bactérias em dois grupos principais, através da coloração de “gram”.

 Gram-positivos(+): são de coloração roxa, apresentam a parede celular composta por várias camadas de peptídeoglicano, não possui gordura formando uma estrutura rígida e espessa; mais resistente ao ambiente e aos antibióticos. Geralmente as bactérias oportunistas são G+.

 Gram-negativos(-): são de coloração rosa, apresenta parede celular composta por uma ou poucas camadas finas ou delgadas de peptídeoglicano e mais uma membrana externa que é rica em lipídio (gordura); a sua membrana externa apresenta um componente chamado de LPS, que possui propriedades tóxicas (efeito endotóxico). Geralmente as bactérias patogênicas são G-.

- Cápsula: estrutura que as bactérias G+ produzem para se recobrir. É um gel viscoso constituído de açúcar inerte ao corpo, onde o sistema imune não reconhece. Função: aderência á células hospedeiras ou superfícies orgânicas ou não, proteção contra os mecanismos de defesa imunológica (agentes fagocitários), proteção contra agentes químicos, dessecação e fagocitose.

- Membrana celular: apresenta uma dupla camada fosfolipídica; permeabilidade seletiva, nutrição, respiração, excreção e quimiorregulação.

- Citoplasma: fluido aquoso contendo o material genético (cromossomo-nucleóide/DNA circular haploide de estrutura simples) + plasmídeo (DNA circular extra cromossomal que normalmente carrega a informação genética de resistência contra antibióticos) + ribossomos (síntese de proteínas).

- Esporos: é uma forma de resistência bacteriana à condições adversas de agentes químicos e físicos, permitindo a perpetuação da espécie.

- Fimbrias e flagelos: fixação e locomoção.

 Virulência Bacteriana

Capacidade que o microrganismo tem de causar alteração no organismo animal. Estruturas, produtos ou estratégias que contribuem para a bactéria aumentar a sua capacidade de causar uma infecção.

Adesão: busca de nutrientes e replicação; adesinas (proteínas que fazem a mediação de adesão de fimbrias), cápsula e fimbrias. É o primeiro contato com o organismo animal.

Invasão: invadem através da digestão, fagocitose de tecidos; enzimas específicas (invasinas) e flagelos.

Destruição: através de toxinas.

 Exotoxinas: produz e secreta toxinas, produzidas por bactérias G+ e G-, altamente antigênico e altamente tóxico. Exemplo: botulismo e tétano.

 Endotoxinas: produz e armazena toxinas, encontrada apenas em bactérias G-, fracamente imunogênicas, moderadamente tóxicas, lipossacarídeos (LPS).

Escape do sistema imune: as bactérias se escondem através da cápsula. Quando a bactéria, que possui esse componente, é percebida não consegue ser fagocitada pelos macrófagos por conta da sua cápsula ser gelatinosa e os pseudópodes dos macrófagos não conseguem capturá-la para o processo de fagocitose.

 Recombinação bacteriana

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com