TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Por:   •  28/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório das duas últimas aulas

A aula de anatomia no dia 16 de abril ocorreu no laboratório de anatomia, inciamos a aula prática sobre o estudo da miologia do cão. Nós recebemos orientações sobre como seria feito o processo de dissecação e conservação do corpo de um cão. Foram separados em grupos formados por 10 ou 11 pessoas, sendo que coube a cada grupo cuidar e estudar o cão que foi disponibilizado. Nós dissecamos um cão sem raça definida, fêmea e estava no cio. Começamos usando o bisturi número 4 para fazer uma incisão no peitoral superficial e profundo na região ventral, que vai do externo da costela flutuante até a região do sacro pelvico. Com isso conseguimos abrir o abdome e retirar os órgãos cortando as visceras que estavam associados a eles. Para a conservação do cão nós utilizamos uma seringa contendo formol, pois ele age como fixador de células impedindo a decomposição, aplicamos em todo o corpo do cão, para poder agir em todos os tecidos e assim não entrar em decomposição. Por fim mantemos ele dentro de um tanque cheio de formol para que possa mante-lo conservado.

 

No dia 18 de abril foi a segunda aula prática sobre o estudo da miologia do cão. No laboratório de anatomia, demos a continuação no trabalho de dissecação. Foi passado através de slides os procedimentos que deveríamos fazer no corpo do cão.

Retiramos o animal de dentro do tanque com formol, e levamos para a mesa cirurgica, para assim podermos iniciar o processo de dissecação.  Foi feita uma incisão ampla na pele, começando na região ventral do plano mediano rumo ao dorsal do plano mediano, depois outra incisão na região cervical, e depois transversalmente na região proximal do radio ulna. Foi feito com muito cuidado para que os músculo subjacentes não fossem atingidos. O material usado no rebatimento da pele foram os cabos de bisturi 3 e 4,  tesoura de ponta romba romba, pinça de dissecação anatômica, pinça de dissecação com dente de rato, luvas de procedimento e jaleco. Após a pele ser rebatida, inciamos  também o rebatimento do platisma e a gordura subjacente restante para que os detalhes anatômicos dos músculos fossem evidenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com