TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características dos Vírus

Por:   •  26/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 7

Características dos vírus

Vírus são acelulares, ou seja, não são considerados células.

Possuem uma capacidade de alterar a célula do hospedeiro porque eles são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, ele possui algum tipo de atividade dentro de uma célula viva. Quando as partículas virais estão fora do hospedeiro, elas são consideradas partículas inertes, ou seja, sem atividade!!! (Essa são as diferenças entre os vírus para as bactérias).

São classificados de formas diferentes, em ordens, famílias, subfamílias, gêneros e espécies.

Os vírus são muito menores (medidos em nanômetros) em relação às bactérias.

O seu material genético pode ser: DNA ou RNA. Nunca os dois!!! (Já uma célula bacteriana possui DNA e RNA!!!). E essa diferença de material genético serve para a classificação viral!!! Ex: citomegalovírus podem ter DNA e RNA associados, mas no geral ou são um ou é outro.

Qual é a importância desse material que está dentro da partícula viral? R: Levar a informação genética para a produção de proteína. Ah… mas o vírus não tem ribossomos… por isso, ele usa essas organelas do hospedeiro!!!

Sua intenção não é matar o hospedeiro, pois materno o hospedeiro ele morre também!!! Mas a morte acontece muitas vezes!!!

A descoberta do RNA, e saber que o RNA pode gerar um DNA, foi motivo de um prêmio Nobel. Se estudando os vírus, sabemos que a partir de um RNA, os vírus conseguem fazer um DNA. Quem faz isso são os retrovírus (família retro viridae; HIV, anemia infecciosa dos equinos/AIE, FIV (vírus da imune deficiência felina), FELV).

Os retrovírus carregam uma enzima chamada de transcriptase reversa (RNA vira DNA). Eles precisam ter essa enzima associada ao material genético!!!

Qual é uma outra importância de ser DNA ou RNA? R: quando pensamos lá no processo de replicação… então, os vírus têm que entrar dentro da célula, eles precisam utilizar as enzimas celulares para fazer isso! Quando pensamos nos vírus DNA, eles carregam junto com eles ou eles utilizam uma enzima chamada de DNA polimerase (ela faz a reparação de erros na incorporação dos nucleotídeos).

Os vírus DNA por ter essa enzima (DNa polimerase) MUTAM MENOS em relação aos vírus RNA!!!

Ex: para cada 10 mutações que acontece, no vírus DNA, acontecem 1000 no vírus RNA!!! Qual é a importância disso? R: Que o vírus RNA vai MUTAR MUITO MAIS. E qual é a consequência das MUTAÇÕES? R: Se essa mutação não alterar o aminoácidos não acontece nada, então, dizemos que temos uma mutação silenciosa. Mas podemos ter uma mutação que altere esse aminoácido, mas se esse aminoácido alterado não alterar a proteína também não interfere em nada. Mas existem aquelas situações em que há essa alteração, fazendo com que o vírus se torne mais virulento ou menos em função disso!!!

Existe em gatos um vírus que é o da panleucopenia felina (mesma família do parvovírus canino). Infecta os gatos, e ele sofreu uma mutação que alterou 2 aminoácidos, E ISSO FEZ O QUÊ? R: Fez com que esse vírus que somente infectava gatos, infectássemos cachorros, e aí hoje temos o parvovírus canino (deixou de infectar os gatos, e agora passou a infectar os cães). Então, essas mutações podem ultrapassar a barreira de infecção de espécies.

Esse DNA pode ser: de fita dupla ou de fita simples!!!

O RNA é fita simples.

Podem ser: linear (a grande maioria dos vírus é linear) ou circular (alguns vírus são circulares).

Cada vírus, cada família… tem uma estratégia de replicação diferente!!! Seja na forma como ele irá entrar no hospedeiro, seja na forma como ele vai replicar dentro da célula. E todas essas informações estão contidas no material genético.

Todos os vírus têm uma estrutura proteica chamada de CAPSÍDEO. SERVE PARA QUÊ? R: Serve para proteger o material genético. Além disso, da função protetora, servem para ligar nas células do hospedeiro (essa ligação é específica, ou seja, os vírus conseguem entrar nessas células por elas possuírem receptores para se ligarem; isso explica porque o vírus da febre aftosa infecta apenas animais de casco biangulado, e não infecta o cavalo). Isso se chama de tropismo!!!

Algumas células permitem a ligação, mas não permitem a entrada do vírus!!! Ex: o HIV infecta as células do linfócito T, pois o linfócito T possui receptores para o HIV.

Alguns vírus (não são todos) tem uma terceira estrutura que é chamada de ENVELOPE (ele é lipoproteico). Essa estrutura é responsável (também) pela ligação do vírus nos receptores celulares.

Ex de vírus envelopados: RETROVÍRUS, vírus da CINOMOSE, vírus da RAIVA, INFLUENZA.

Então, quando pensamos no vírus envelopado vale a mesma coisa quando pensávamos para uma bactéria que tinha parede celular alterada. Se vírus envelopado PERDER O ENVELOPE, PERDE a CAPACIDADE INFECTANTE (pois é através do ENVELOPE que ele consegue LIGAR e ENTRAR na célula).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com