TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspiração folicular bovinos

Por:   •  6/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

Aspiração Folicular para FIV em bovinos.

Nos sistemas de acasalamento onde são utilizadas as biotécnicas, tem diversas modalidades:

Monta Natural 

Mais simples, onde o touro é deixado junto com as vacas constantemente, existe também a monta controlada onde o reprodutor só é deixado com as fêmeas no período de cio, para realizar a cobertura. Pode ser feita a estação de monta onde é determinado o período para o acasalamento. Vantagem: custo mais baixo, menos mão de obra

Desvantagem: Ganho genético a longo prazo. é preciso adquirir touros superiores, porém adquirir o sêmen é bem mais barato e o ganho genético será melhor.

Inseminação Artificial –

 Não utiliza o reprodutor propriamente dito para fazer o acasalamento, existe um banco de sêmen, é preciso a identificação da fêmea em cio e pode ser associado também o protocolo de tratamento hormonal e realizar IATF.

Vantagem : permite um ganho genético maior por utilizar touros melhoradores, superiores ao utilizados na monta natural, porém as fêmeas não tem uma genética superior, portanto o ganho genético seria a médio prazo. 4 a 5 anos para ocorrer esse melhoramento.

Transferência de embriões 

 A fêmea é estimulada a ter várias ovulações e depois é feita a inseminação e colheita desses embriões através da lavagem uterina, os embriões podem ser congelados ou transferidos para as receptoras.

Vantagem: Ganho genético a curto prazo, é utilizado também fêmeas de alto valor genético.

Desvantagem – custo elevado.

Fertilização in vitro 

uma técnica mais avançada pode ser associada ou não a transferência de embriões, não tem uma estimulação com hormônio necessariamente, é feita uma aspiração dos óvulos dos ovários e esse óvulos que não completaram a sua maturação natural, no laboratório é feita essa maturação in vitro e depois fertilização 🡪cultivo🡪 depois de 7 dias são transferidos para as receptoras.

Vantagem – Maximiza a produção de embriões utilizando um macho e uma fêmea superior.

Desvantagem – mão de obra especializada

Produção de embriões in vitro – PIV

- É uma biotécnica que tem por objetivo acelerar a produção de animais geneticamente superiores. Envolve as seguintes etapas: Aspiração folicular (OPU), maturação ovocitária in vitro (MIV), fertilização in vitro (FIV), o cultivo in  vitro e por fim a transferência de embriões para as receptoras.

Obtenção de ovócitos :

Ex-vivo (ovários de matadouro) – esses ovócitos podem ser obtidos a partir de

Punção por agulha, escarificação superficial de ovários de abatedouro, Dissecção dos folículos.

In-vivo:

Aspiração por laparotomia

Aspiração por laparoscopia

Punção de animais pela ultra-sonografia transvaginal (OPU-US),  a mais utilizada hoje

Obtenção de ovócitos –  ex-vivo

É feito o transporte dos ovários do matadouro para o laboratório, pode ser em uma garrafa térmica, com solução salina. Temperatura de 28 a 32 ºC 🡪 Punção folicular, pode ser feita com uma seringa acoplada na agulha ou a seringa fazendo um vácuo e passando por um tubo ou uma bomba que mantém um vácuo constante, onde com uma agulha os folículos são perfurados e aspirados. Podem serem feitas perfurações paralelas por todo o ovário a fim de obter o maior número de ovócitos possível.

Agulha de punção acoplada a uma bomba de vácuo – é possível regular o valor do vácuo

Pode ser feita também pela escarificação – a vantagem e que consegue um numero maior de ovócitos, porém é mais difícil trabalhar pela quantidade de ovócitos muito pequenos.

Aspiração folicular in-vivo 

É utilizado o ultra-som – Permite aspirar os ovócitos de forma minimamente invasiva. Os folículos visualizados pela ultra-som são penetrados com uma agulha ligada a um sistema de vácuo, aspirando o conteúdo líquido e como ele o óvulo. Estes óvulos coletados são rastreados, selecionados e envasados para envio a um laboratório para o produção de embriões.

A sonda de ultra-som  é introduzida no fundo do saco vaginal e com mão no reto do animal, o ovário e tracionado e levado para próximo do fundo do saco vaginal, para permitir a formação da imagem no ultra-som e aspirar com a agulha. Os folículos tem de 6 a 8 mm.

Nos ovários tem os folículos primordiais, primários, secundários, terciários e pré-ovulatório.

- O momento da aspiração é importante, pois quando se tem folículo dominante, só terá um ou dois folículos dominantes, se a aspiração for feita antes do aparecimento dos folículos dominantes, no início da onda de crescimento folicular, terão muito mais folículos em crescimento que poderão ser aspirados. O sucesso da aspiração depende da fase folicular que a doadora se encontra.

Nesse processo de aspiração é preciso ter todo material adequado, ultra-som de boa qualidade, microscópio, pessoas bem treinadas, é feita também uma anestesia epidural, com lidocaína, pode se utilizar um sedativo também, o importante é a contenção adequada do animal para ele não se mexer enquanto coleta.

- Os ovócitos coletados são rastreados, selecionados e envasados para envio a um laboratório para a produção dos embriões, onde serão maturados por 24 horas em estufa, fertilizados e cultivados por 7 dias até a obtenção de embriões viáveis que serão então transferidos para as receptoras.

É feito o rastreamento dos ovócitos que são observados no microscópio, eles são colocados em uma placa de Petri 🡪 Isolamento : agrupam os ovócitos encontrados

Avaliação é feita em quatro graus :

Grau I – excelente. Células do cumulus compacto, com células bem agregadas com mais de 3 camadas, citoplasma com granulações finas e homogêneas.

Grau II – Muito bom, passa a ter regiões com menos de 3 camadas de células do cumulus, citoplasma com granulações distribuídas heterogeneamente, porém todo circundado por células do cumulus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com