TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aves: saúde e bem estar

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

AVES introdução

Alimentação

A alimentação das aves em cativeiro deve ser muito bem estudada, visto que na natureza há uma diversidade de alimentos que dificilmente conseguiremos fazer em cativeiro.

Cada espécie de ave possui uma necessidade nutricional e uma preferência alimentar, por isso é extremamente importante conhecer a espécie em questão. Como a diversidade nutricional em cativeiro é limitada, há a necessidade de suplementação vitamínica, mineral e aminoácida, constantes destas aves.

O fornecimento de água deve ser constante, sempre limpa e filtrada e de acordo com a população de aves na gaiola.

Saúde e higienização

O ideal é a realização de exames preventivos, principalmente antes dos períodos de reprodução.

A limpeza de bebedouros e comedouros deve ser feitas diariamente no momento da reposição da água e da comida, pode ser feito com detergente neutro e sempre enxaguar bem a fim de retirar todo o resíduo.

Os poleiros e bandejas de gaiolas e de viveiro, devem ser limpos com freqüência semanal. Recomenda-se retirar o excesso de excrementos e utilizar produtos com amônia quartanária.

A ave requer cuidados, principalmente preventivos, vermifugação de 3 em 3 meses, suplementação alimentar constante, higiene adequada das gaiolas, poleiros, e bebedouros.

Respeitar hábitos naturais: dependendo da espécie, o tipo de alimentação, os horários, o ambiente que deve ficar a gaiola, como deve ser a gaiola, deixar o mais parecido possível com o ambiente natural que esse tipo de ave vive.

Alguns casos que podem acontecer pela falta de cuidados:

Doenças dermatológicas: Origem fúngica, bacteriana, viral ou parasitária. Na maioria dos casos, relacionadas à má higiene de gaiolas.

Intoxicações: de várias origens (produtos químicos em inseticidas, aromatizantes, fumaça de cigarros, etc), as mais comuns são por causa de agentes químicos (tinta de jornal, verniz de gaiola) e alimentar.

Fraturas: Comuns em contenções erradas e gaiolas com malhas impróprias para espécie.

Automutilação

A automutilação é o processo mecânico da aves arrancarem as penas, e em situações mais graves, retirarem pedaços da própria pele. As causas são variadas, em geral relacionado a deficiências nutricionais, estresse profundo, alergias e ectoparasitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com