TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica

Por:   •  23/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 4

Processos Biológicos II

Metabolismo dos lipídeos

 Lipogênese

É um processo de realidade para um animal, o qual por algum motivo (dieta hipercalórica em carboidratos – balanço energético positivo) está obeso. Ou seja, ele ingeriu muito mais CHO do que a célula é capaz de utilizar em suas vias contínuas (glicólise e via das pentoses), fazendo com que assim exceda sua capacidade de realizar glicogênese nas células musculares, adiposas e hepáticas. A velocidade de entrada dessa glicose excessiva na célula aumenta drasticamente e faz com que suas vias metabólicas aconteçam de modo acelerado também. Se as vias catabólicas forem superiores às vias metabólicas, ocorre uma sobra de ATP na célula, mas isso não pode acontecer pois a célula não tem onde estocar essa energia, assim a célula busca um meio de diminuir essa produção = desvia intermediários da glicólise e do ciclo de Krebs (formação de gordura).

• O PDHA da glicólise vai virar G3P e este perde a sua permeabilidade mitocondrial (fica no citosol) para virar TAG;

• Já no CK, o citrato que é formado pela junção do OAA + AcetilCoA, não vai virar isocitrato; ele vai sair da mitocôndria, vai para o citosol e vai se desmembrar nas moléculas que o formaram OAA+AcetilCoA; O OAA vai virar malato, depois pituvato e entra de novo na mitocôndria para realizar outro CK; Enquanto o AcetilCoA, vai ser a molécula primer para ocorrer a síntese de ácidos graxos (que tem a função de formar ácidos graxos saturados de 4 a 6 C na sua composição. Ocorre em 7 voltas e seu produto final é o palmitoil-ACP, que é um acido graxo de cadeia longa.

Se a esse animal obeso fosse condicionado à uma restrição alimentar (balanço energético negativo) o hormônio que estaria atuando na sua circulação seria o Glucagon. De onde virá a glicose necessária para esse animal manter o seu equilíbrio corporal? Haverá a quebra do glicogênio (glicogenólise) e, devido a ação do hormônio circulante, haverá aumento da velocidade da gliconeogênese. Porém, não era apenas o glicogênio que estava sendo armazenado; o TAG tabém foi estocado, mas o animal ainda consegue quebrar esse TAG para formar glicerol (lipólise), que dará origem a outro PDHA que continuará outra gliconeogênese.

 Lipólise

Como esse TAG que foi estocado no animal, que ou veio por via exógena (alimentação) ou foi sintetizado endogenamente por uma dieta rica em CHO, vai ser sintetizado no animal que está em condição de balanço energético negativo.

OBS Como a célula sabe se é preciso estocar ou quebrar o TAG? Tudo depende do hormônio que está circulando. Só que para um hormônio ser percebido pela célula, deve haver uma ligação com um receptor. Existem 3 locais que podem existir receptores: membrana plasmática, citosol ou núcleo celular. Quando o hormônio consegue entrar na célula (está no sangue, passa pela membrana e entra a célula) vai desempenhar papel de primeiro mensageiro, faz com que essa célula entenda qual é a mensagem que ele carrega e o que ela tem que fazer (Lipólise).Cada tipo de hormônio tem seu receptor específico. Se esse hormônio não conseguir atravessar a m.p. e não conseguir entrar na célula, ele vai se ligar no receptor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com