TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Buldogue Serrano

Por:   •  23/5/2015  •  Artigo  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

Buldogue Serrano

Informações Básicas

  • Altura na cernelha: machos entre 50 a 56 cm, fêmeas entre 48 a 53 cm
  • Peso: machos entre 31 a 40 kg, fêmeas entre 25 a 35 kg
  • Cor: qualquer cor ou variação de cores são aceitas
  • Média de vida: 10 a 15 anos 
  • Personalidade: cão dócil, meigo com as pessoas da casa e extremamente corajoso
  • Relacionamento com crianças: excelente
  • Relacionamento com outros cães: não deve dar demonstrações gratuitas de agressividade a outros cães
  • Competência: submissão de bovinos, cão de guarda e cão de companhia
  • Necessidades de espaço: por ser um cão muito ágil e musculoso, ele precisa de bastante espaço para correr livremente
  • Alimentação diária: 400g a 500g de ração seca completa
  • Cuidados: banhos de quinzenais
  • Custo de Manutenção: baixo a moderado

O Buldogue Serrano e o Buldogue Campeiro são duas raças com origens semelhantes, para não dizer idênticas, por isso muitas pessoas podem não perceber as diferenças, ou então se confundir com cães das duas raças. Apesar da origem em cães boiadeiros, as funções específicas e a formação das duas raças apresentam algumas distinções.

O Buldogue Serrano se busca preservar o tipo de cão mais adaptado a lida com gado a campo, com um tipo físico mais leve, sendo um cão mais apto a atividades de longa duração, bem como mais ágil e com menos peso.

Origem

O Buldogue Serrano é uma raça de origem brasileira, apto para a guarda e em especial para o trabalho com o gado, já é reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia.

O Buldogue Serrano sempre foi, apesar de ter ancestrais em comum com o Buldogue Campeiro, uma outra raça, que teria se originado de cães do tipo buldogue, trazidos por imigrantes europeus ao sul do brasil a partir do século XIX, vários povos, incentivados pelo governo brasileiro, imigraram para o Brasil.

Comportamento

Cão dócil e meigo com as pessoas da casa, deve ser um guardião equilibrado, atento e versátil. Deve possuir extrema coragem e mostrar submissão à disciplina ante seu dono. Não deve dar demonstrações gratuitas de agressividade a pessoas ou a cães. Mas, deve ser destemido quando provocado ou sob comando.

Aspecto

Cão de grande versatilidade, deve ter a capacidade de derrubar um boi, mas, ser ágil e baixo o suficiente para passar por baixo das cercas dos mangueiros de gado. O Buldogue Serrano é um cão de aspecto sólido, maciço, atarracado, mas dando impressão de grande agilidade. Músculos longos denotam a agilidade do cão.

Cuidados específicos

Precisa de muito espaço e exercícios regulares. Se você não pode oferecer passeios todos os dias, terá de viver em uma casa com um jardim ou um grande espaço para ele correr livremente. O Buldogue Serrano é um cão ágil e atarracado, pode viver feliz ao ar livre desde que você tenha um espaço coberto para refúgio em caso de mau tempo. A pelagem é muito fácil de manter, bastando banhos a cada quinze dias.

Saúde

Alguns exemplares da raça Buldogue Serrano pode apresentar displasia coxofemural severa.

História Buldogue Serrano

A História desta raça confunde-se com a história da raça Bulldog Campeiro, a versão oficial diz que o Buldogue Serrano sempre foi, apesar de ter ancestrais em comum com o Bulldog Campeiro, uma outra raça, que teria se originado de cães do tipo Buldogue, trazidos por imigrantes europeus ao sul do Brasil a partir do século XIX.

 No sul do Brasil em maioria foram alemães, italianos e poloneses, estes imigrantes teriam trago consigo cães do tipo Buldogue, que nesta época eram muito comuns na Europa, alemães e poloneses teriam trago o Bullenbeisser e os italianos o Buldogue Maltês e o antigo Buldogue Inglês, raça já extinta, muito diferente do atual Buldogue Inglês e muito comum em toda a Europa ocidental neste período, também se acredita que o Buldogue Espanhol e o Alano tragos à América espanhola, teriam facilmente atravessado a fronteira com o Brasil acompanhando tropas na época das guerras Guaranítica, e da Tríplice Aliança, e posteriormente auxiliando peões a tocar o gado entre as fronteiras.

 O Fila de Terceira, raça portuguesa já extinta de buldogue, possivelmente também contribuiu para a formação do buldogue serrano, já que esta raça foi uma das primeiras raças caninas a pisar em solo brasileiro, muito utilizada para a lida com o gado na Ilha Terceira e foi trazida pelos colonos portugueses para o trabalho com o gado. Desta forma acredita-se que todas estas raças teriam contribuído na criação do buldogue serrano.

Todos estes cães já em solo brasileiro teriam sido selecionados na lida diária das fazendas de gado da região, e com acasalamentos selecionados pelos peões, buscando os cães mais aptos ao trabalho de subjugar gado, teriam criado duas novas raças, os Bulldogs Campeiros (mais pesados), mais comuns nos campos do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, e nos campos do Rio Grande do Sul próximos as fronteiras com Argentina e Uruguai e também na região das missões, e os buldogues serranos (mais leves), mais comuns nas encostas das serras e nas serras gaúchas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com