TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta sêmen

Por:   •  13/10/2015  •  Dissertação  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

VRA222 – Fisiologia da Reprodução e da Lactação

Beatriz Laura Rojas Gouveia

Nº USP: 8565822

Relatório – Atividade prática de coleta e análise de sêmen

Introdução

A coleta de sêmen dos machos reprodutores é rotina em várias criações, sendo uma importante ferramenta de manejo reprodutivo. As vantagens de se adotar métodos de inseminação artificial no lugar da tradicional monta é o fato de que o volume de uma única ejaculação pode ser utilizado para inseminar várias fêmeas. Porém, para que se apliquem corretamente as técnicas de IA, é necessária a aquisição de conhecimentos com relação aos procedimentos de coleta, análise, armazenamento, preparação e inoculação do sêmen, assim como conhecimentos na área de fisiologia da reprodução, para o acompanhamento da fertilização, gestação, parto e lactação. A aplicação destes conhecimentos pode otimizar em muito o manejo reprodutivo da fazenda, aumentando os índices de fertilização e prenhez, por exemplo.

Objetivos

O objetivo da atividade prática foi realizar a coleta e o exame do sêmen de carneiro, determinando parâmetros como motilidade, concentração de espermatozoide e presença de patologia espermática.

Métodos

Para a atividade foram utilizados carneiros do departamento de reprodução animal. Os animais são condicionados e ficam excitados na presença de outro animal do mesmo sexo. Depois de separar os animais é necessário preparar a vagina artificial. Para isso, esquenta-se água quente numa caneca com um aquecedor portátil elétrico, até que se atinja uma temperatura de 72 ᵒC. em seguida, a água é colocada dentro da vagina artificial, previamente higienizada, e depois se injeta ar para aumentar a pressão dentro do tubo. O esperado é que na hora da coleta a temperatura da vagina esteja em toro de 45 ᵒC. Em uma das extremidades da vagina acopla-se um tubo para armazenagem do sêmen. O tubo é recoberto por um tecido para evitar que os espermatozoides sejam irradiados pela luz. O carneiro que realizará a coleta é preso no tronco. A pessoa que realizará a coleta se posiciona próximo do pênis do carneiro. Após excitar o carneiro passando-se um outro macho, deixa-se que ele realize a monta, o carneiro expõe o pênis e o coletador o desvia pênis e introduz o pênis na vagina artificial. A ejaculação acontece quase que imediatamente (é reflexo da penetração).

        No laboratório foi feita a análise do sêmen coletado. A princípio, observa-se cor, volume e densidade. Em seguida, o sêmen é diluído e aplica-se uma gota entre lâmina e lamínula para visualização no microscópio. A visualização dos espermatozoides permite uma análise da motilidade, concentração e viabilidade destes espermatozoides.

Resultados

O carneiro escolhido para a realização da atividade tinha uma boa libido e estava muito bem condicionado e familiarizado com o procedimento de coleta. Foram feitas duas coletas seguidas, do mesmo animal. O volume de sêmen obtido foi relativamente alto. O sêmen apresentava coloração esbranquiçada e densidade bastante espessa. Era possível observar a movimentação em massa dos espermatozoides a olho nu. A partir da visualização do sêmen do microscópio, pode observar que os espermatozoides apresentavam boa motilidade e não tinham patologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com