TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA ENTRE LEGUMINOSAS E GRAMÍNEAS

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  15.642 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Maressa Almeida Gaioto                                                 RA: 7422677399

DIFERENÇA ENTRE GRAMÍNEAS E LEGUMINOSAS

DISCIPLINA: AGROSTOLOGIA

PROFESSOR: GUILHERME

MEDICINA VETERINÁRIA NOTURNO

CAMPINAS

2015

DIFERENÇA ENTRE LEGUMINOSAS E GRAMÍNEAS

        Para entendermos a diferença entre leguminosas e gramíneas vamos detalhar cada uma delas e explicar algumas terminologias.

* Leguminosas são grãos produzidos em vagens. Como por exemplo : feijão,  soja, ervilha, grão-de-bico. Pertence a família Fabaceae e é uma das maiores famílias botânicas.

* Gramíneas são plantas com flor como por exemplo: gramas, capins ou relvas. Pertence a família Poaceae.

        Tipos de ciclo

Perene é aquele que você não tem necessidade de plantar uma nova planta após um ciclo para que você obtenha outro.

Semi-perene é quando você tem um número de utilização da planta pré determinado ela rebrota e pode produzir novamente por um período.

Anual é quando você tem uma única produção. Após sua produção ela morre e é necessário cultivar uma nova planta.

        Consorciação

        Consorciação na agricultura quer dizer a prática de cultivar duas ou mais culturas em proximidade. O objetivo mais comum do consórcio é produzir um maior rendimento em um determinado pedaço de terra, fazendo uso de recursos que de outra forma não seriam utilizados por uma única cultura.

        LEGUMINOSAS

Botânica de Leguminosas - Fabaceae

Reino: Vegetal; Plantae

Divisão: Magnoliophyta; (Angiospermas)  

Classe: Magnoliopsida; (Dicotiledôneas)  

Subclasse: Rosidae

Ordem: Fabales

Família: Fabaceae, Caesalpinaceae e Mimosaseae

Gênero: Stylosanthes; Medicago, Gycine

É de extrema importância na agropecuária, sendo econômica na produção de grãos e produtora de forragem para os ruminantes, são distribuídas em regiões temperadas, tropicais e subtropicais de todo o mundo,  Compreende 500 gêneros, 11.000 espécies. Estão Presentes em diversas situações ambientais. A característica típica dessa família é apresentar o fruto do tipo legume, também conhecido como vagem (há exceções).  

        Agora vamos abordar detalhadamente a respeito das leguminosas. Existem vários tipos delas  como por exemplo:

-Leucena tem seu ciclo perene, seu crescimento é arbustivo, sendo que durante uma época ela é um arbusto com cerca de 1,5 cm que é o ideal para ser fornecido para os animais.

Tem alta tolerância na época da seca e Média tolerância para o frio. Exige fertilidade para adaptação. Sua utilidade principal é banco de proteína, porém seu uso em excesso pode causar alopécia.

- Guandu seu ciclo é semi-perene, seu crescimento é arbustivo ereto, sua tolerância é alta na seca e média no frio e baixa em encharcamento, sua adaptação é rústica, é multi – uso é muito usada para coelhos e é um excelente feno.

-Soja seu ciclo é perene seu ciclo é perene, crescimento prostrado e trepador, sua tolerância é média para seca e frio e baixa para encharcamento. Para sua adaptação é necessário fertilização e ph > 6. É utilizada em consorciação e fenação com muitas folhas e é de boa aceitabilidade.

-Calopogônio tem ciclo perene, é de crescimento trepador, prostrado, baixa tolerância para seca, frio e encharcamento, não exige fertilidade para sua adaptação. Seu uso principal é consorciação e sua aceitabilidade inicial é baixa.

- Estilosantes seu ciclo é perene, apresenta crescimento arbustivo semi-ereto, sua tolerância na seca é alta, no frio é média e encharcamento é baixa. Sua adaptação não exige fertilidade, seu uso principal é consorciação.

- Amendoim forrageiro tem ciclo perene, crescimento prostrado e estolonífero, sua tolerância na seca e no frio é média e no encharcamento é baixa, é de fácil adaptação e pouco exigente em fertilidade, é utilizado principalmente em consorciação.

- Crotália apresenta ciclo anual, tem crescimento arbustivo ereto, sua capacidade de tolerância é alta na seca, baixa no frio e no encharcamento. Para sua adaptação exige média exigência em fertilidade. Seu uso principal é em adubo verde. É utilizado em café, cana-de-açúcar e citrus. É de baixa aceitabilidade.

- Mucuna Preta apresenta ciclo anual, seu crescimento é prostado trepador, sua tolerância na seca é média, baixa no frio e no encharcamento, sua adaptação é pouco exigente em fertilidade, seu uso principal é adubo verde e é de baixa aceitabilidade.

        GRAMÍNEAS

A Família das Gramíneas - POACEAE (GRAMINEAE)

 Reino: vegetal;

Divisão: Spermatophyta;  

Subdivisão: Angiospermae; (Magnoliophyta)

Classe: Monocotyledoneae (Liliopsida);

 Sub classe: Commelinidae

 Ordem: Graminales ;  

 Família: Poaceae

 Subfamílias: Festucoideae e Panicoideae.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com