TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desejos e efeito estufa

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.787 Palavras (20 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR[pic 1]

ADRIANA FRIGO

ANA BEATRIZ MEURER SILVA

CLAUDINEIA EMIDIO CICERO

KEILA PEREIRA

EFEITO ESTUFA NA PRODUÇÃO ANIMAL

LONDRINA

2014

[pic 2]

ADRIANA FRIGO

ANA BEATRIZ MEURER SILVA

CLAUDINEIA EMIDIO CICERO

KEILA PEREIRA

EFEITO ESTUFA NA PRODUÇÃO ANIMAL

Trabalho para obtenção de nota parcial de

Ciências do Meio Ambiente aplicada a Medicina Veterinária,

do segundo semestre

Londrina

2014

ADRIANA FRIGO[pic 3]

ANA BEATRIZ MEURER SILVA

CLAUDINEIA EMIDIO CICERO

KEILA PEREIRA

EFEITO ESTUFA NA PRODUÇÃO ANIMAL

Monografia para obtenção da nota parcial de          

Ciências do Meio Ambiente aplicada a Medicina Veterinária da

Universidade Norte do Paraná, submetida a aprovação

da banca examinadora composta pelos seguintes membros:

____________________________________

Professora orientadora

_____________________________________________

Professora orientadora

Londrina, 13 de novembro de 2014

        

Resumo[pic 4]

Um dos principais causadores do efeito estufa é o gás carbono (CO²), mas os de importância nessa pesquisa seriam o metano e óxido nitroso que é proveniente da pecuária. Para que a pecuária pare de contribuir com o efeito estufa, a Embrapa vem desenvolvendo diversas pesquisas, tais como: como a utilização de gados em confinamentos e o uso de desejos de gados e suínos na produção de biogás.

Palavra chave: Efeito estufa – Metano – Biogás

SUMÁRIO[pic 5][pic 6]

1 INTRODUÇÃO................................................................................................06

2 O QUE É EFEITO ESTUFA............................................................................07

3 IMPACTO DA PECUARIA SOB O EFEITO ESTUFA...................................07

4 DESEJOS NA PRODUÇÃO DE BIOGÁS......................................................08

4.1 SUÍNOS.......................................................................................................08

4.2 METODOS E MATERIAL............................................................................09

4.3 RESULTADOS E DISCUSSÃO..................................................................13

5 GADOS EM CONFINAMENTO.....................................................................20

6 CONCLUSÃO................................................................................................22

7 REFERÊNCIAS..............................................................................................23

1 INTRODUÇÃO

A discussão a seguir trata-se sobre o efeito estufa, mais precisamente suas causas e consequências em cima da pecuária. Além de formas de evitar o seu aumento, um dos indicativos sugerido seria desviar as causas desse aumento para a produção de energia.

Esse projeto foi dividido em quatro etapas sendo elas;

O que é o efeito estufa, ilustrando a sua naturalidade;

Impacto da pecuária sobre o efeito estufa, indicando como a criação de gado pode provocar o aumento do efeito estufa;

Dejetos na produção de biogás, que é subdividida em três etapas sendo elas: suínos, informando a "produção" de dejetos; Métodos e material, relatando a produção do biogás como e com quais materiais; Resultados e Discussão, referindo-se dos custos de tal produção;

Gados em confinamento, tratando-se da redução de gases de efeito estufa.

2 O QUE É EFEITO ESTUFA

          Você já pensou porque o interior do carro com os vidros fechados se aquece tão rapidamente? O sol emite radiações em todos os comprimentos de onda, mas a maior parte está dentro da faixa da luz visível (de 380 a 750 nm – Figura 1), que passa pelo vidro para dentro do carro. Parte dessa energia é absorvida pelos materiais no interior do carro e parte é refletida de volta. Essa energia refletida é a radiação infravermelha (de 4 a 40 µm), que por ter um grande comprimento de onda não passa pelo vidro, ficando aprisionada. Sendo assim fica fácil deduzir que haverá um armazenamento de energia dentro do carro provocando um aumento na temperatura, pois nem toda a energia que entrou sairá. Esta pode ser considerada uma analogia para o efeito estufa global.
           Gases como o gás carbônico (CO2), o metano (CH4) e o vapor d'água (H2O) funcionam como uma cortina de gás que vai da superfície da Terra em direção ao espaço, impedindo que a energia do sol absorvida pela Terra durante o dia seja emitida de volta para o espaço. Sendo assim, parte do calor fica “aprisionado” próximo da Terra (onde o ar é mais denso), o que faz com que a temperatura média do nosso planeta seja em torno de 15°C. A esse fenômeno de aquecimento da Terra dá-se o nome de efeito estufa. Se não existisse o efeito estufa a temperatura média na Terra seria em torno de –15°C e não existiria água na forma líquida, nem vida.

3 IMPACTO DA PECUÁRIA SOB EFEITO ESTUFA

          Maior exportadora de carne bovina e detentora do maior rebanho comercial do mundo, a pecuária do Brasil tem sido cobrada a assumir compromissos para redução do gás metano. O metano é emitido naturalmente na digestão dos animais ruminantes, como bois, cabras, ovelhas e búfalos. As pastagens também emitem gases de efeito estufa, principalmente o óxido nitroso. O metano e o óxido nitroso são os principais gases emitidos pela pecuária com efeito estufa. Mas o capim e as árvores também podem fazer o contrário, sequestrando o gás carbônico e retirá-lo da atmosfera. Esse processo é chamado sequestro de carbono. Tanto as emissões quanto o sequestro de gases de efeito estufa são fenômenos que acontecem naturalmente. Mas o pecuarista pode influenciar no efeito estufa, melhorar ou agravar a emissão de gases, por meio do manejo e alimentação dos animais.
         Para quantificar as emissões da pecuária brasileira de forma mais precisa, a Embrapa começou em 2011 o projeto de pesquisa chamado Pecuária Sustentável-Rede Pecus. Com centenas de pesquisadores e diversos parceiros no Brasil e no exterior (universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento à pesquisa e da iniciativa privada), a Rede Pecus realiza pesquisa nos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa e faz um balanço entre as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), principalmente por meio do metano entérico dos bovinos e o sequestro de carbono dos vários sistemas de produção. O objetivo da Rede Pecus é contribuir para a competitividade e a sustentabilidade da pecuária brasileira por meio de pesquisas que irão estimar a participação dos sistemas de produção agropecuários na dinâmica de gases de efeito estufa, visando subsidiar políticas públicas, negociações internacionais e orientações para os pecuaristas.
         Na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de Copenhague, em 2009, o Brasil firmou compromisso de reduzir a curva de crescimento das emissões dos gases em 33% até 2020. Os resultados também contribuirão para que o Brasil atinja os compromissos voluntários de redução das emissões de GEEs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (641.4 Kb)   docx (527.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com