TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellitus Em Cães

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

O Diabetes Mellitus é um distúrbio endocrinológico complexo que resulta da incapacidade das ilhotas pancreáticas de secretar insulina e/ou de ação deficiente relativa ou absoluta da insulina nos tecidos, sendo esta patologia comum em cães (BIRCHARD; SHERDING, 1998).

O Diabetes Mellitus dependente de insulina ou também conhecido como ‘’tipo I’’, é um distúrbio endocrinológico complexo, porém comum em cães, sendo caracterizado pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas e/ou de ação deficiente relativa ou absoluta da insulina nos tecidos. (BIRCHARD; SHERDING, 1998).

O Diabetes Mellitus não dependente de insulina ou ‘’tipo II’’ é caracterizado pela resistência a ação da insulina aos tecidos periféricos ou por disfunção das células beta. Desta forma, a quantidade de insulina produzida é insuficiente ou pode estar associada à lenta secreção pela disfunção das células Beta. Desta forma a DM tipo II é raramente encontrada em cães (NELSON & FELDMAN, 1988).

A principal função da insulina é de transportar a glicose para o interior das células, além de auxiliar no transporte de aminoácidos, formação de glicogênio, produção de triglicerídeos, e síntese de ácidos nucléicos e proteínas (JONES et al., 2000).

Segundo Ettinger e Feldman (1997), a maioria dos casos de diabetes mellitus ocorre em cães adultos, com a maior incidência em fêmeas e faixa etária variando entre 4 e 14 anos, com média de 7 e 9 anos.

O Diabetes Mellitus pode ocorrer devido um ou mais fatores predisponentes, incluindo predisposição hereditária, pancreatite, obesidade e qualquer outro fator que cause degeneração das ilhotas de Langerhans (SWENSON; REECE, 1996).

O diagnóstico é estabelecido por meio da sintomatologia clínica frequente como poliúria, polidpsia, polifagia e perda de peso associado aos achados laboratoriais persistentes de hiperglicemia e glicosúria.

O tratamento do Diabetes Mellitus visa o controle glicêmico considerando o regime dietético, correção da desidratação quando presente e reposição de insulina (BOOTH; McDONALD, 1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com