TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dieta para cães cardiopatas sem sinais clínicos

Por:   •  24/10/2018  •  Dissertação  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Flávia Nunes

Nutrição clínica de cães e gatos

Dieta para cão cardiopata sem sinais clínicos

A insuficiência cardíaca é caracterizada pela incapacidade do coração em bombear sangue para manter o metabolismo dos órgãos e tecidos do corpo. As reduções das funções do sistema cardíaco vão acarretar várias doenças de origem valvar e de origem miocárdicas que irão ativar mecanismos compensatórios. Animais cardiopatas, quando possuem cardiomiopatias avançadas apresentam caquexia, o animal perde massa magra devido ao uso de aminoácidos do tecido muscular decorrente do desenvolvimento de um processo inflamatório que libera citocinas e estas promovem o aumento do consumo de proteína muscular. A fadiga e a dispneia respiratória fazem com que haja uma diminuição do interesse pelos alimentos, há também a diminuição da palatabilidade dos mesmos com o uso de medicamentos (digitálicos, diuréticos), azotemia. Com uma nutrição adequada é possível melhorar a qualidade de vida do animal e reduzir as quantidades de medicamentos necessárias com o objetivo de prolongar a vida do indivíduo e que este tenha uma maior qualidade de vida.

Manejo nutricional:

Proteína: deve-se aumentar os níveis de proteína quando não há doença renal severa.

Sal: a restrição depende do estágio da doença, nos estágios iniciais não é necessário, esta só se faz quando o animal apresenta sinais clínicos.

Taurina: é responsável pela função cardíaca normal, antagonista da angiotensina II, protege o miocárdio contra radicais livres e impede a alteração do conteúdo osmótico celular. Fazer suplementação em raças que possuem deficiência (Cocker, Golden, Labrador, Retriever, São Bernardo, Setter inglês).

Fibra: deve-se diminuir o teor de fibra da dieta, pois diminui a digestibilidade e pode prejudicar a absorção da taurina.

Ômega 3:  promove a redução das arritmias e aumento da sobrevida. Recomenda-se 40 mg/kg de EPA e 25 mg/kg de DHA para cães com anorexia e caquexia.

Vitaminas do complexo B: deve se fazer suplementação uma vez que são perdidas devido ao uso de medicamentos.

Vitaminas E e C: são antioxidantes e diminuem a ação de radicais livres sobre o miocárdio.

Potássio: deve ser feita a dosagem sérica, tendência a hipocalemia, suplementar se necessário.

Magnésio: tendência a hipomagnesamia, fazer dosagem sérica e suplementar se necessário.

Dieta comercial de manutenção

Ração Royal Canin Medium Adult®

[pic 1][pic 2]

Dieta comercial terapêutica

Ração Royal Canin Canine Veterinary Diet Cardiac ®

         [pic 3]

 

Proteína bruta (mín.) (g/kg)

240.0

Umidade (máx.) (g/kg)

95.0

Extrato etéreo (mín.) (g/kg)

180.0

Matéria mineral (máx.) (g/kg)

59.0

Matéria fibrosa (máx.)

22.0

Fósforo (mín.) (mg/kg)

4400.0

Vitamina A (UI)

16100.0

Vitamina E (UI)

600.0

Vitamina C (mg)

300.0

Taurina (mín.)

3240.0

[pic 4]

Considerações: em comparação a dieta de manutenção, a dieta terapêutica já apresenta uma restrição proteica que não se faz necessário já que não se trata de um alimento tão específico no que diz respeito a severidade da doença cardíaca, como com a presença de outras doenças associadas. A restrição de fibra é muito baixa na dieta terapêutica em comparação com a dieta de manutenção, há um aumento nos níveis de vitamina C e E que vai ser benéfico na dieta terapêutica. A terapêutica possui níveis mais altos de EE que pode ser benéfica nesse caso uma vez que aumenta a digestibilidade do alimento, é desejado nesse caso. O autor não especifica as quantidades de sódio, magnésio, e ômega 3 presentes nas dietas. O alimento terapêutico possui uma energia metabolizável maior do que a dieta de manutenção, isso é desejado nesses casos, só que o fabricante ao diminuir os níveis de carboidratos aumentou o EE da dieta ao invés de ter aumentado a proteína.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (336.2 Kb)   docx (166.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com