TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução histórica da questão ambiental frente a produção de alimentos e as opções de estilo de vida

Por:   •  15/5/2021  •  Artigo  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Falar em sustentabilidade hoje em dia é algo tão comum e necessário, que em determinados setores tratam o tema de forma banal e não fundamentada.

O conceito de sustentabilidade tem sido criado ao longo dos anos de forma orgânica a passos não tão largos quanto deveria, pois é construída e aplicada em virtude de disputas intelectuais, políticas, econômicas, culturas, sociais e ambientais.

Pode-se dizer que, até o início da década de 1970, o pensamento mundial dominante era o de que o meio ambiente era inesgotável fonte de recursos. Em 1972, quando se falou pela primeira vez em meio ambiente e a necessidade de se combater a poluição gerada por fábricas, pela queima de petróleo para geração de energia, pelo aumento populacional nos grandes centros e desmatamentos, jamais se esperava chegar até aqui, em um momento no qual todas as relações economias, sociais, ambientais e culturais são avaliadas, julgadas e validadas sob a ótica da sustentabilidade.

Ao longo destes anos tivemos o conceito de sustentabilidade sendo moldado e delineado, um dos marcos neste processo foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo em 1972, sendo a primeira Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o meio ambiente frente a interferência humana em relação a este. A primeira discussão para a elaboração de um novo paradigma para os governos dos países, em relação ao meio ambiente e humanidade (ONU, 1972) Dando continuidade ao processo, em 1987 consagrou-se o uso do conceito de “desenvolvimento sustentável” o uso deste conceito foi fomentado e defendido pelo Relatório Brundtland.

Na cidade do Rio de Janeiro, em 1992 no Brasil, durante a conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento (ECO-92), podemos perceber que além do conceito de “desenvolvimento sustentável” já consolidado, houve a importante conquista em se considerar no mesmo grau de importância dois pilares deste conceito: meio ambiente e desenvolvimento econômico (LAGO, 2007)

Podemos observar o quanto o conceito é moldável e dinâmico, passando a configurar nas relações econômicas, ambientais e sociais dos países e sociedades como um princípio. Um princípio vivo e eficaz. Já que é estruturado com as bases essenciais para o desenvolvimento da vida e a sobrevivência do ser humano, bases ambientais, sociais e econômicas.

Faz se necessário que tenhamos consciência que são nossas escolhas diárias que determinam o rumo deste princípio. A impressa, as Instituições Governamentais e as Não Governamentais precisam ter este alvo em mente, já que eles interferem no rumo dos princípios. Gostaria de considerar esta realidade, frente a minha atuação enquanto profissional, pensando em colaborar e somar em meu ambiente, ao qual estou inserida, enquanto pessoa, profissional, filha, esposa e mãe.

As pessoas inseridas no cenário da produção de alimentos, os agricultores e os pecuaristas, estão cada vez mais a mercê do desdobramento deste princípio. E quando entendemos que o alimento é uma necessidade básica do ser humano, precisamos compreender que sem uma produção de alimentos que atenda as demandas do mundo real, estaremos fadados ao fracasso enquanto espécie.

Estarmos próximos do sistema produtivo e entender como os processos de produção se desencadeiam na agropecuária é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com