TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento da atividade empresarial frente à gestão ambiental

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.863 Palavras (20 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO[pic 1]

CURSO DE DIREITO

O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL FRENTE À GESTÃO AMBIENTAL

MAURO ONOFRE

  1. CAMPO MOURÃO/PR

  2. 2015


MAURO ONOFRE[pic 2]

O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL FRENTE À GESTÃO AMBIENTAL

Trabalho Integrador apresentado à Faculdade Integrado de Campo Mourão, como exigência para a obtenção de requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Integrador.

Orientadores: Alexandre Queiroz Linhares e Luciana Fante

CAMPO MOURÃO/PR

2015

RESUMO[pic 3]

Com o aumento da produção industrial e atividades econômicas em geral, surge a escassez de recursos naturais e problemas ambientais de grande monta, e devido a isso, as discussões a respeito das questões ambientais, as pressões políticas e os movimentos de proteção ambiental estão continuamente desencadeando mudanças na conduta de gestão ambiental das atividades empresariais. Pretende-se discutir, por meio de revisão bibliográfica de áreas afins, as contribuições da legislação ambiental e dos Sistemas de Gestão Ambiental para as mudanças que têm ocorrido na inter-relação empresa-meio ambiente, procurando evidenciar a importância do cumprimento da legislação como um fator primário na efetivação do processo de gestão ambiental.

Palavras-Chave: Atividade Empresarial. Meio Ambiente. Gestão Ambiental. Sustentabilidade. Legislação.

SUMÁRIO[pic 4]

1. INTRODUÇÃO        

1.1 OBJETIVOS        

1.1.1 OBJETIVO GERAL        

1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

1.2 JUSTIFICATIVA        

2. REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 CONCEITO DE ATIVIDADE EMPRESARIAL        

2.2 BREVE HISTÓRICO EVOLUTIVO DO AMBIENTALISMO EMPRESARIAL NO BRASIL        

2.3 A INTER-RELAÇÃO ENTRE A ATIVIDADE EMPRESARIAL E A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE        

2.4 LEGISLAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA AMBIENTAL        

2.5 SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL        

3. METODOLOGIA        

3.1 NATUREZA DA PESQUISA        

CONSIDERAÇÕES        

REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO

A problemática ambiental é um dos grandes desafios enfrentados pela sociedade em que vivemos, onde os impactos causados pela ação do homem no meio natural e na sociedade tornaram-se efetivamente frequentes.

As primeiras atividades industriais causavam problemas ambientais, todavia eram de pequena dimensão, e em virtude disso, as exigências ambientais eram poucas, mas com o passar dos anos, com o aumento da produção industrial e atividades econômicas em geral, começou a haver escassez dos recursos naturais e isso ocasionou problemas ambientais relevantes.

Até meados dos anos 60 e 70, as atividades empresariais não buscavam repor o dano causado ao meio ambiente de nenhuma maneira, pois, sob a ótica capitalista, o interesse era apenas na maximização dos lucros e minimização dos custos.  

Durante a década de 70, essa forma de pensar e agir das empresas passou a ser questionado e criticado, devido a constatações de que os recursos naturais seriam finitos e esgotáveis, e sua escassez poderia prejudicar a sociedade como um todo.

Passou-se então, a se pensar em equilíbrio, entre desenvolvimento econômico e meio ambiente. Houve, portanto, uma sistematização do arranjo jurídico relacionado à temática ambiental, onde o direito ambiental enriquece-se com leis bem estruturadas e o desenvolvimento sustentável veio ao conhecimento de todos.

Nesse contexto, o Direito Ambiental tem atuado na gestão ambiental empresarial oferecendo orientação e auxílio jurídico, para o cumprimento das normas contidas na legislação ambiental, onde as organizações podem promover a almejada sustentabilidade socioambiental e econômica.

A presente pesquisa tem o intuito de discutir, por meio de revisão bibliográfica de áreas afins, as contribuições da legislação ambiental e dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), para as mudanças que têm ocorrido na inter-relação empresa-meio ambiente, procurando evidenciar a importância do cumprimento da legislação como um fator primário na efetivação do processo de gestão ambiental.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 OBJETIVO GERAL

Realizar estudo bibliográfico, evidenciando a importância da legislação ambiental e dos (SGA) para a evolução e aplicação das mesmas na atividade empresarial.

1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Verificar o conceito de atividade empresarial;

b) Revisar e correlacionar por meio de pesquisa bibliográfica o histórico do ambientalismo no Brasil, frente o desenvolvimento econômico;

d) Levantar e discorrer a respeito da legislação pública e dos (SGA).

 

1.2 JUSTIFICATIVA

Devido às atividades econômicas de exploração e o mau uso dos recursos naturais, que são finitos, se torna necessária a atividade de preservação e recuperação do que ainda resta do patrimônio vegetal e animal, dos recursos hídricos e minerais de nosso país, para que se possa assegurar tal direito expresso na Carta Magna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (257.4 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com