TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FOCOS DE AUSCULTAÇÃO CARDÍACA EM CÃES

Por:   •  24/2/2016  •  Exam  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  16.057 Visualizações

Página 1 de 4

1) Descreva onde estão localizados os focos de auscultação cardíaca em cães.

Lado esquerdo tem três focos de auscultação: Pulmonar (3º ), aórtico (4º) e mitral (5º) e do lado direito único foca (tricúspide entre 3 º e 4 º espaços intercostais).

Sendo a aórtica encontra-se um pouco mais alta (região costo condral)

2) Quais os pontos principais a serem abordados durante a anamnese de um cão com suspeita de uma cardiopatia?

Anamnse (Perguntas ao proprietário):

Seu cachorro apresenta tosse? Tosse após a atividade física? É noturna ? A tosse é produtiva ou improdutiva ? Apresenta cansaço fácil? Eles está intolerante durante a atividade física ? Esta sonolento excessivamente? Lutar em sair de casa? Apresenta aumento da FR ? Taquipnéia ou dispnéia? Alteração na coloração da mucosa (cianose) ? Apresenta desmaios ? Convulsões? Aumento de volume abdominal (ascite)? Esta perdendo peso? Ele está Bebendo mais água ?

3) Descreva como são as caracterizados os sopros cardíacos e dê uma exemplo de uma doença cardíaca representativa de cada um destes tipos de sopros.

Sopro pode ser Sistólico, diastólico ou contínuo.

Sopro sistólico ou é insuficiência da mitral e da tricúspide ou estenose da aorta e pulmonar. Na sístole ventricular mitral e tricúspide tem que se fechar, pulmonar e aórtica tem que se abrir (qualque ruído anormal nesse momento é um sopro), ou não fechou direito mitral e tricúspido ou não abriu pulmonar e aórtica.

Sopro diastólico é o inverso da sístole, não se fechou pulmonar e aórtica ou não se abriu mitral e tricúspide.

Sopro contínuo é um sopro que ocorre na sístole e na diástole. Ex: PDA ( persistência do ducto arterioso).

4) Um Médico Veterinário recebeu um cão de meia idade, da raça Dachshund, para um check-up anual. Durante a auscultação cardíaca, o profissional observou a existência de um sopro sistólico na valva mitral. O animal encontra-se em bom estado geral e sem qualquer evidência de sinais e sintomas de cardiopatia. O profissional, preocupado com a evolução da doença cardíaca e uma possível formação de um quadro congestivo, prescreveu o uso de uma dieta hipossódica associada a uma dose baixa diária de furosemida para este animal. Com base no conceitos sobre o tratamento da insuficiência cardíaca responda se estas duas condutas terapêuticas estão corretas justificando seu posicionamento frente ao tratamento utilizado.

Não, pois se ele não tem quadro congestivo não deve ser usado nem dieta hipossódica e nem diurético, porque vai antecipar ativação do sistema renina angiotensina aldosterona, com isso levando à uma hipotensão, uma queda da pressão sem necessidade e consequêntemente o rim vai perceber isso, liberando renina.

5) Com relação ao bloqueio sequêncial do néfron utilizado como protocolo terapêutico na insuficiência cardíaca congestiva pergunta-se:

a) Em qual quadro ICC que seu uso é o mais indicado?

Nos casos de hepatomegalia e ascite, pq com a hepatomegalia a vida da aldoseterona fica mais prolongado ainda e jamais dar espironolactona para bloquear ação. Indicado em quadros de ICCD por hepatomegalia e ascite.

b) Quais os fármacos utilizados para esta função?

Furosemida associado com espironolactona.

c) Quais o benefícios que este protocolo de tratamento pode trazer para o animal?

Potencializa o efeito diurético da furosemida sem elevar a sua dose e o equilíbrio eletrolítico do potássio, evita perdas severas de potássio provocas pela furosemida.

6) Qual o tipo de arrítmia cardíaca em que o uso da digoxina é recomendada e como ela atua na atividade elétrica do coração no controle desta arrítmia?

Recomendada em Arrítmias supra ventriculares (acima do ventríco ou atriais); Atua na fibrilação atrial. A digoxina não cura os focos ectópicos, ela vai retardar o nó atrio ventricular , fazendo com que a pressão fique mais baixa, dando tempo para o enchimento do ventrículo.

7) a) O que é um fêmito cardíaco e quando esta alteração é perceptível para o clínica durante exame dísico?`

Frêmito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com