TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENÉTICA – MEDICINA VETERINÁRIA

Por:   •  20/6/2019  •  Exam  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 11

GENÉTICA – MEDICINA VETERINÁRIA

EXERCÍCIOS

Cap. 12

  1. Discuta: “Quanto mais efetivo por inicialmente o método escolhido de combate aos parasitas (drogas, infecções, etc.) mais rapidamente aparecerão os parasitos resistentes”.

R.: Quanto mais efetiva for a seleção, mais rapidamente as mutações se estabelecerão.

  1. O que é controle biológico de parasitos?

R.: Método que não envolve drogas, e sim, por exemplo, animais estéreis da mesma espécie dos parasitos, para competir na reprodução.

  1. Em qual, os quais, dos seguintes cruzamentos entre suínos os leitões terão diarreias neonatal por Escherichia coli k88? Explique.
  1. Macho S_  x  Fêmea S_
  2. Macho S_  x  Fêmea ss
  3. Macho ss   x  Fêmea S_
  4. Macho ss   x  Fêmea ss

R.: Cruzamento b. Pois, a fêmea ss não tem anticorpos contra a K88 e, assim, não protegerá seus filhotes S_.

  1. Em qual, os quais, dos seguintes cruzamentos entre suínos os leitões não terão diarreias neonatal por Escherichia coli k88? Explique.
  1. Macho S_  x  Fêmea S_
  2. Macho S_  x  Fêmea ss
  3. Macho ss   x  Fêmea S_
  4. Macho ss   x  Fêmea ss

R.: Cruzamento a., pois, a fêmea tem anticorpos contra a K88 e, assim, protegerão seus filhotes S_. E cruzamento d., em que todos os envolvidos são resistentes a bactéria.

  1. a. Assinale alternativa correta:

O príon, agente infeccioso causador de encefalopatia espongiforme, é:

  1. Um vírus.
  2. Uma bactéria.
  3. Um protozoário.
  4. Um verme.
  5. Um inseto.
  6. Nenhuma das anteriores.

R.: Item 6.

b. Justifique a sua resposta.

R.: O príon é uma partícula proteica infecciosa.

  1. A "tristeza canina", ou babesiose, é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Babesia. Transmitida por carrapatos, a Babesia canais parasita as hemácias e as destrói, causando assim anemia hemolítica que pode ser letal. Tais protozoários têm uma capa glicoproteica antigênica. Explique por que não foi possível, até hoje, desenvolver uma vacina contra a "tristeza canina".

R.: Porque o parasito apresenta variações antigênica, isto é, tem mais de 100 genes diferentes que produzem mais de 100 antígenos diferentes. Apenas um funciona por vez, mas este pode ser desligado e outro, então, ligado assim por diante.

Cap. 13

  1. NÃO TEM A PERGUNTA

R.: Não cruzar afetados (aa) nem pais de afetados (Aa).

  1.  NÃO TEM A PERGUNTA

R.: Será convencer o criador a não cruzar mais os pais normais de animais afetados, pois esses pais são, com certeza, heterozigotos e produzirão mais animais.

Cap. 9

  1. As fêmeas de mamíferos heterozigotas para um gene patogênico dominante, situado no cromossomo X, têm uma forma mais suave da doença quando comparadas com fêmeas homozigotas dominantes. Como se explica esse fato?

R.: Em mais ou menos 1/2 de suas células, funciona o gene normal.

  1. Um óvulo normal de mamífero foi fecundado por um espermatozoide cujo cromossomo Y tinha uma deleção que incluiu o gene "SRY". Esse zigoto é viável, mas cresceu com a genitália interna feminina, masculina ou ambígua? Explique.

R.: Feminina. Na ausência de SRY, não haverá formação de testículos e na de hormônios produzidos pelos testículos, o desenvolvimento é no sentido feminino.

  1. Um camundongo tem cariótipo 40, XY (normal para a espécie) e possui testículos normais. As células de seus diferentes tecidos, no entanto, apresentam problemas nos receptores e, como consequência, não respondem à ação da testosterona, produzida pelos testículos. Nesse caso, a genitália externa desse animal será masculina, feminina ou ambígua? Porque?

R.: Feminina. Sem a ação da testosterona, o desenvolvimento é no sentido feminino.

  1. Nos gatos, o gene O determina a pelagem laranja e seu alelo recessivo, o, a preta. Os genes O e o estão localizados no cromossomo X. As fêmeas heterozigotas (Oo) têm pelagem preta e laranja, em decorrência da inativação ao acaso de um dos cromossomos X em cada célula. Nos poucos machos descritos com pelagem preta e laranja, ao estudar os cromossomos deles, descobre-se que são 39,XXY, ou quimeras 38,XX/38,XY, ou então mosaicos 38,XY/39,XXY, ou seja, sempre têm, pelo menos, uma linhagem de células com dois cromossomos X (um com o gene O e outro com o gene o), o que explica as duas cores de pelagem. Entretanto, já foram descritos raros machos 38 XY com pelagem preta e laranja. Qual seria a explicação para esse fato?

R.: Quimeras 38, X°Y/38, X°Y

  1. Uma égua com cariótipo 64, XX (normal para o sexo feminino, nessa espécie) apresenta hemofilia. A doença é causada por um gene recessivo localizado no cromossomo X. Seus pais não têm hemofilia. Como se explica esse fato, sem levar em conta a possibilidade de mutação?

R.: No momento da inativação dos cromossomos X, ocorreu um desvio casual e, em vez dos 50%/50% esperados, a égua, heterozigota para o gene da hemofilia ter proporção maior de células com o gene normal inativado

  1. Nos gatos, o gene O determina a pelagem laranja e seu alelo recessivo, o, a "não laranja" (preta = B_, ou marrom = bb). Os genes O e o estão localizados no cromossomo X, e o loco B, em um autossomo. Estudaram-se os cromossomos de 68 animais, e os resultados foram os apresentados na tabela seguinte. Complete-a, colocando os genótipos, em relação aos genes O e o, de todos os animais estudados.

Nº de animais

Fenótipos

Cariótipos

Loco 0

Genótipos?

17

Macho, preto

38, XY

[pic 1]

13

Macho laranja

38, XY

[pic 2]

26

Fêmea, preta e laranja

38, XX

[pic 3]

12

Macho, preto e laranja

39, XXY

[pic 4]

  1. Como se explica o fato de as fêmeas de mamíferos heterozigotas para genes dominantes patogénicos localizados no cromossomo X tem, na sua maioria uma forma mais suave da doença quando comparadas com as fêmeas homozigotas para o mesmo gene?

R.: Porque, em 50% de suas células, o cromossomo X, com o gene patogênico dominante, está inativo.

  1. Como se explica o fato de as fêmeas de mamíferos homozigotas para genes dominantes patogênicos localizados no cromossomo X tem uma forma mais grave da doença quando comparadas com a maioria das fêmeas heterozigotas para o mesmo gene?

R.: Porque, em 100% de suas células, existe um cromossomo X com o gene patogênico dominante funcionando.

  1. Um espermatozoide de equino, cujo cromossomo Y tinha uma deleção que incluía o gene SRY, fecundou um óvulo normal. O zigoto resultante é viável:
  1. Como será a genitália externa desse animal (masculina, feminina ou ambígua)?

R.: Feminina.

  1. Explique sua resposta.

R.: Na ausência de SRY, não haverá formação de testículos e na de hormônios produzidos pelos testículos, o desenvolvimento é no sentido feminino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (877.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com