TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 3 Lab – Líquor – 04/09/2015

Analise de líquor é para eu avaliar sistema nervoso. Se o líquor avalia sistema nervoso você não vai pedir líquor para qualquer paciente. Uma análise de liquor vai me trazer informação quando no meu exame clínico mostrar que eu to tendo inflamação no meu sistema nervoso. Para o que serve esse líquor? Eu faço analise de infusão quando ele está em quantidades altas, quando eu aumento esse liquido nas cavidades porque eu tenho uma concentração pequena que é normal. Pensando em sistema nervoso o liquor protege, cerebro, cerebelo e medula espinhal para eu manter uma pressão anquele espaço, para eu proteger esses órgãos de possíveis impactos ou entre eles, lubrificar o contato entre os órgãos e para nutrir essas células, hidratar essas células. Eu tenho uma barreira hematoencefálica para ser um filtro que determina o que vai ter contato com o meu sistema nervoso ou não. E esse filtro está filtrando o que? Eu preciso de água e glicose para essas células que está no plasma, a barreira hematoencefalica determina o que vai ter contato com esse sistema nervoso. O que vai passar pela barreira é glicose, aminoacidos, água, se eu tiver usando algum anestesico ela permite que ele passe para ter sua ação. A barreira não permite que células passem. Quando eu tenho aumento de celularidade no líquor, aumento de leucocitos por exemplo, o que eu tenho? A conhecida meningite, processo inflamatorio nas minhas meninges que envolvem a minha medula espinhal. Se eu tenho um descontrole da passagem de líquor eu posso ter uma alteração da pressão nesse crânio. Se eu tiver um trauma eu posso ter liberação desse líquor e gerar uma hidrocefalia dependendo do grau. Se eu tenho um processo inflamatorio, o rompimento de um vasinho, eu tenho extravasamento de hemácia, aonde eu vou ter extravasão de hemácia? No líquor. Esse líquor fica no meio das meninges, que protegem a nossa medula espinhal. A coloração do líquor normal é transparente, incolor, límpido, tem densidade baixa. Quando eu começo a ter alterações, por exemplo meningite é um processo inflamatorio, tenho alta concentração celular, minha densidade vai tá aumentada, a coloração vai estar diferente.

Tricotomia, antissepesia, luva esteril pois é uma coleta invasiva, perfura o canal medular. Coletar com muito cuidado. Anestesia geral, com exames de triagem pré-anestésico. Coletar em um tubo com EDTA e um tubo sem EDTA, porque você não sabe o quanto de célula, de hemácia tem ali e se tiver hemácia vai coagular. Então sempre ter os dois tubos.[pic 1]

Você pode coletar na cervical na região atlanto occiptal ou na cervical.

Nós vamos avaliar igual a urina, o aspecto tem que ser incolor, quando tenho alteração de cores tenho presença de células, quando tá avermelhada hemacias, quanto maior a concentração de elementos mais turvo vai ficando o meu material.

Se eu tiver alteração em ph do liquor quer dizer que tenho alteração no pH do sangue, por isso alcalose e acidose podem alterar o ph do liquor também.

O teor de glicose do líquor é alto para alimentar as celulas nervosas, mas a bacteria se alimenta de glicose, se eu tenho bacteria no liquor essa glicose vai estar baixa.

Proteina tem que ser baixa porque a densidade é baixa.

Não é para ter presença de bactéria.

Contagem celular, quando eu tenho aumento de leucocito no liquor chama pleocitose. Quando eu tenho aumento de células nucleadas, neutrofilos ou monocitos, linfocitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com