TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miologia veterinária. músculos torácicos

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.630 Palavras (31 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 31

  1 . MÚSCULOS TORÁCICOS

        Consistem em sete músculos ou conjuntos de músculos, que estão inseridos nas vértebras torácicas, nas costelas, em suas cartilagens e no esterno. São músculos da respiração.

Os músculos levantadores das costelas constituem uma série de pequenos músculos que sobrepõem-se às extremidades dorsais dos espaços intercostais. Originando-se nos processos transversos das vértebras torácicas, fazendo inserção com as superfícies laterais e as bordas craniais das extremidades dorsais das costelas, caudal à origem vertebral. Sendo sua principal ação a de deslocamento das costelas cranialmente na inspiração ou produzem a rotação e flexão lateral da espinha. São ainda, originados de fibras tendinosas, cada músculo passa caudal e lateralmente e expande-se em sua inserção. Algumas fibras passam sobre uma costela e se inserem na costela seguinte. No início e ao término das séries o músculo não pode ser distinguido dos músculos intercostais externos, dos quais é, apenas uma parte especialmente desenvolvida. Superficalmente, fazem relação com o músculo longo do tórax; profundamente, com as costelas, os músculos internos e os vasos intercostais dorsais e os nervos internos. São ainda suprimento sanguíneos e nervosos, das Artérias intercostais dorsais e Nervos intercostais.

Cada músculo intercostal externo ocupa um espaço intercostal, desde o músculo levantador da costela até a extremidade esternal da costela. Não ocupando os espaços intercartilaginosos. Originam-se nas bordas caudais das costelas. Fazendo inserção com as bordas craniais e as faces laterais das costelas seguintes. Puxando as costelas cranialmente na inspiração. Estruturalmente suas fibras são direcionadas vetral e caudalmente. Havendo considerável mistura de tecido tendinoso. A espessura muscular diminui gradativamente no sentido das extremidades ventrais no espaço. Tendo relações superficialmente, com o músculo serrátil ventral do tórax, o músculo do grande dorso, o músculo serrátil dorsal cranial, o músculo do longo do tórax, o músculo íliocostal do tórax, os músculos peitorais profundos, o músculo oblíquo externo do abdome e o músculo cutâneo do tronco; profundamente, com os músculos intercostais internos, e na parte dorsal dos espaços, os vasos intercostais dorsais e os nervos intercostais. Seu suprimento sanguíneo é a Artéria intercostal dorsal e a artéria torácica interna. Sendo seu suprimento nervoso, os Nervos intercostais.

Os músculos intercostais internos estendem-se por todo comprimento dos espaços intercostais, incluindo sua parte intercondral. Sendo originados nas bordas craniais das costelas e suas cartilagens. Fazendo inserção com as bordas caudais das costelas e cartilagens anteriores.  Suas fibras são direcionadas obliquamente, ventral e cranialmente. Há menor quantidade de tecidos tendinosos do que nos músculos intercostais externos, diminuindo sua expessura dorsalmente.  Uma fina fáscia separa os músculos intercostais internos dos músculos intercostais externos em cada espaço. Fazendo relação  superficialmente, os músculos levantadores das costelas e os músculos intercostais externos; profundamente, com a fáscia endotorácica e a pleura parietal, o músculo transverso do tórax, o diafragma, o músculo transverso do abdome e os vasos torácicos internos e musculosfrênicos. Na parte dorsal dos espaços intercostais estão situados entre os músculos intercostais internos e externos, porém, ventralmente, situam-se essencialmente na face profunda dos músculos intercostais internos. Artérias intercostais dorsais e torácica interna são seu suprimento sanguíneo; e seu suprimento nervoso são os Nervos intercostais. Os músculos intercostais externos puxam as costelas cranialmente na inspiração, enquanto os músculos intercostais internos possuem ação oposta. Aparentemente agem em conjunto, sua principal função é a de estreitar os espaços intercostais e evitar assim, que a parede seja deslocada para fora ou para dentro durante a respiração.

        Os músculos em ligação com as cartilagens costais são às vezes distinguidos como intercartilaginosos; sua direção é semelhante à dos músculos intercostais internos, e cobrem as cartilagens das costelas asternais. Nas extremidades ventrais de alguns dos espaços intercostais há uma camada de músculo longitudinal.

O músculo retrator da costela  é um pequeno músculo triangular que está situado cadalmente à última costela, essencialmente sob a cobertura do músculo serrátil caudal dorsal. Originam-se nos processos transversos das primeiras três ou quatro vértebras por meio da fáscia lombar. Fazendo inserção com a borda caudal da última costela. Tendo como ação a retração da última costela. O músculo surge por uma fina aponeurose. Suas fibras são pararelas às do músculo oblíquo interno do abdome. Fazendo relção superficialmente, com o músculo serrátil dorsal e caudal e o músculo oblíquo externo do abdome; profundamente, com o músculo transverso do abdôme, tendo como Artérias lombares seu suprimento sanguíneo. E Nervoso os Nervos lombares.

O músculo reto do tórax  é um fino músculo que está situado sob a cobertura do músculo peitoral profundo. Está direcionado obliquamente, caudal e ventralmente, e cruza a parte ventral dos primeiros três espaços intercostais. Originando-se na superfície lateral da primeira costela, ventral ao músculo escaleno médio. Estando ainda, inserido na cartilagem da quarta costela. A aponeurose normalmente une o músculo reto do abdome. Podendo atingir a quinta costela ou o esterno. Podendo auxiliar na inspiração ou concorrer com o músculo reto do abdome. Fazendo relações superficialmente, com o músculo do peitoral profundo; profundamente, com o músculo intercostal interno e o músculo intercostal externo e as costelas. Suprindo suas necessidades sanguíneas está a Artéria torácica interna e externa, e, fazendo seu suprimento nervoso os Nervos intercostais.

O músculo transverso do toráx é um músculo plano situado na superfície torácica do esterno e das cartilagens das costelas esternais. Origina-se no ligamento esternal, enconstrando o músculo oposto. Inserido nas cartilagens das costelas, da segunda à oitava, e a parte adjacente de algumas das costelas. Ele tem ação de puxar as costelas e suas cartilagens medial e caudalmente, auxiliando na expiração. Cada músculo tem a forma de um triângulo escaleno, do qual a base é a borda lateral, fortemente serrilhada. Contendo uma grande quantidade de tecido tendinoso. Seus feixes craniais estão direcionados cranial e lateralmente, os feixes caudais, caudal e lateralmente. Dorsalmente, faz relação com a fáscia endotorácica e a pleura parietal; ventralmente, com as cartilagens costais, os músculos intercostais internos e os vasos torácicos internos. A Artéria torácica interna supre suas necessidades sanguíneas. E, como suprimento nervoso temos os Nervos intercostais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (273.5 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com