TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição animal: Estudo sobre gramíneas e forrageiras

Por:   •  27/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA

ALUNA: DANIELLE DAMASCENO SILVA BASTOS

DISCIPLINA: NUTRICAO ANIMAL

PROFESSOR: CANDIDO NUNES

SALVADOR

2018

A aula pratica na fazenda teve inicio as 09h30min e fomos recebidos pelo técnico veterinário Abraão. Na primeira fazenda o professor nos levou para ver algumas áreas onde tinha a presença de acidez no solo, essa acidez e causada por minerais tóxicos como o ferro, magnes e o alumínio. Andamos por alguns minutos ate passarmos por uma pastagem que estava acometida por uma praga vulgarmente conhecida como bufa de mineiro. Apesar de a semente ser pequena, mas se multiplica bem rápido e o gado não se alimenta mais dela, o professor comentou também sobre uma pesquisa feita por um professor de Itabuna, Jose Marques Pereira, e só foram encontrados resultados negativos em relação a essa praga.

Vimos também uma plantação de malicia e logo depois a estrelinha, que é uma planta indicadora de acidez no solo. O professor nos mostrou uma leguminosa de nome desmodium que pertence à família fabaceae. Existem dois centros de origem dela, sendo um na América e o outro na Ásia. Tem um bom valor nutritivo, mas produz pouca forragem, também conhecida como carrapicho beiço de boi.

Depois disso fomos ver o curral das vacas e vimos algumas que estavam em lactação. A vaca de leite necessita de uma maior produção de nutrientes, só pra produção de leite a vaca necessita de 90 gramas de proteínas e 333 gramas de energia e ndt. A vaca tem que ter um úbere bem conformado, quartos similares bem parecidos em termos de desenvolvimento porque cada teta produz 25% da quantidade total [pic 2]

de leite produzido, portanto a perda de teta, que geralmente ocorre devido a mastite, essa vaca só passa a produzir 75% do leite comparado ao que ela produzia antigamente.

[pic 3][pic 4]

Esses animais se tivessem um maior grau de sangue e linhagem leiteira, estariam mais descarnadas. E no score de 1 a 5, onde 1 é extremamente magra, 2 magra, 3 media, 4 gorda e 5 extremamente gorda. As vacas da fazenda estavam na media entre o 3,5 – 4.

O professor nos amostrou uma vaca que tinha uma vaca de sangue suíço, outra da raça gir, algumas eram mestiças de gir e holandês, que talvez tem meio sangue ou menos de linhagem leiteira, mas são vacas que tem um potencial de produção de 5 a 8 litros por dia. No inicio da lactação elas podem produzir mais porem vai sendo reduzida a aproximadamente 10% ao mês. Essas matrizes representam mais ou menos a media de produção de leite na Bahia, sendo que o produtor pensa na qualidade de leite porem também no bezerro. Porque segundo os pequenos produtores os bezerros são a caderneta de poupança do produtor em momentos de dificuldades.

Observações

Acho que a fazenda será muito útil para os estudantes, apesar da distancia e da dificuldade de deslocamento. O hospital ainda não esta construído, mas pudemos ver de perto o que foi feito até agora. Gostaria que visitássemos mais vezes ate porque nosso curso precisa muito da pratica e a fazenda oferece estrutura para que isso seja realizado.

Porem acredita que o hospital já deveria estar pronto e que a faculdade disponibilizasse transporte e estagio para quem tivesse interesse de estar ali aprendendo semanalmente ou mensalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (324.4 Kb)   docx (2.6 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com