TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ovoscópio

Por:   •  28/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O ovoscópio é um instrumento utilizado no auxílio do diagnóstico e/ou inspeção de ovos, utilizando feixes de luzes no centro dos ovos para a análise do embrião, casca, gema, e todo componentes dos ovos.


A ovoscopia é um procedimento muito simples, porém muito importante para o processo de reprodução de qualquer ave. Através da ovoscopia podemos verificar se os ovos estão realmente galados, consiste basicamente em colocar os ovos contra uma fonte de luz, como lanternas ou lâmpadas, de preferência estando em um local escuro, com isso será possível ver o interior do ovo e por consequência a presença ou não do embrião

O ovoscópio é um equipamento utilizado para inspeção visual dos ovos. Permite identificar através do uso da luz, defeitos como: manchas de sangue internas, defeitos na casca, rachaduras ou desenvolvimento embrionário na gema. É um equipamento de uso obrigatório na inspeção sanitária, sendo exigido em nível municipal (Serviço de Inspeção Municipal-SIM), estadual (Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal-CISPOA), e federal (Serviço de Inspeção de Federal-SIF). Os ovoscópios geralmente apresentados funcionam através da colocação dos ovos já limpos, na placa superior (30 orifícios) do ovoscópio onde a luz oriunda de duas lâmpadas, do Tipo econômicas, atravessa o interior dos ovos e, em ambiente com pouca luminosidade, permite a visualização do interior do ovo, como uma espécie de radiografia; do ovo. A colocação dos ovos na placa superior é manual e a retirada também. Existe um interruptor que permite o acionamento das lâmpadas nos momentos necessários para inspeção.( LK ALVES, João PL Zabaleta).

No ovo fértil, notasse a presença de raios de sangue e o começo da formação do embrião. Além disto, quando o embrião já estiver mais formado, o ovo perderá o aspecto amarelo e ganhará um tom mais escuro. Já no  ovo infértil notasse claramente a gema no interior do ovo.

Há a possibilidade da fabricação de ovoscópios caseiros utilizando diversos materiais. O materiais utilizados para a fabricação deste ovoscópio foi uma cabaça, uma lâmpada, um bocal, uma serra, uma faca de serra e fita isolante . Foi feito um corte vertical delimitando toda a cabaça em duas partes, posteriormente dois cortes,  um na parte superior da cabaça para que o feixe de luz possa sair e adentrar o ovo, e um corte na base da cabaça  para que seja possível o encaixe da lâmpada com o bocal, aplicação da fita isolante no interior, posteriormente foi feita a  fixação do bocal com a lâmpada na base da cabaça e o seu fechamento. Após a finalização do ovoscópio é só ligar o bocal na tomada e colocar o ovo na parte superior da cabaça para que através do feixe de luz que o atravessa seja possível inspecionar o ovo.


Conclusão

Baseado nas informações apresentadas neste, podemos notar quão essencial o ovoscópio se torna dentro da avicultura, na área de cria, através dele podemos acompanhar o crescimento do embrião, aspectos da casca como rachaduras, aspectos da gema e do ovo como um todo, se tornando eficaz na produção de aves, podendo eliminar ovos inférteis antes do tempo necessário caso não houvesse a disponibilidade de um ovoscópio na propriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com