TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Etologia

Por:   •  1/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Ana Laura Campos de Pieri

Turma: M01

Traalho de Etologia: Comportamento defensivo durante o sono - ausência de sono REM (comportamento de proteção).

        Os gatos são animais crepusculares, ou seja, são mais ativos durante o anoitecer e o amanhecer, agindo de acordo com a sua natureza de predadores selvagens. Esse instinto ocorre em função da caça (por meio de perseguição) e  alimentação, o que acaba exigindo muita energia ao correr, escalar, pular e espreitar. Por conta disso, os gatos precisam de um tempo maior para dormirem e se recomporem, podendo dormir de 15 a 20 horas por dia para também economizarem energia para a próxima caçada.  Em ocorrência disso, os gatos acabam dormindo em qualquer lugar e posição, variando apenas o seu estado de sono, simultaneamente, o mais alerta possível.

        Do mesmo modo que acontece com os  humanos, o sono dos gatos é dividido em fases. Nos gatos, são registradas duas fases principais do sono: REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês, mesmo processo pelo qual passam os humanos, quando sonham) e não-REM, mesmo existindo muitas variações dentro de cada uma dessas fases. Um gato pode passar até 75% da sua vida dormindo, e cerca de 60% desse período se resume à fase REM. Os demais 40% são correspondentes a fase não-REM.

Na fase REM, geralmente há movimentos intensos dos olhos, o que caracteriza um estado de sono mais leve, que é propenso a uma vigia durante o sono. Enquanto na fase não-REM, o sistema do gato entra em modo de sono profundo, o que leva a uma demasiada redução da atividade neuronal e sensorial.

A fase REM causa uma diminuição considerável na atividade física do gato. Ao inicia-la, o cérebro dispõe que os grandes músculos que concedem o movimento de suas patas descansem. Entretanto, esta ordem nem sempre permanece ativa durante todo o tempo de sono do animal. Por esta razão, os felinos podem se mover, dar ‘chutes’ no ar e até mesmo girar enquanto estão dormindo, o que permite que eles apresentem um comportamento defensivo durante seu sono, uma vez que eles estão parcialmente em alerta. Isso ocorre dormindo tanto durante o dia quanto durante a noite.

Durante esta fase, sua atividade neuronal ainda não está consideravelmente reduzida, portanto o felino pode se manter atento ao ambiente. Ao notar qualquer impulso estranho ou brusco, o gato pode rapidamente reagir para preservar o seu bem-estar.

Ao entrar na fase não-REM, os movimentos do felino são diminutamente frequentes, já que este é um estado de sono profundo. Como o seu corpo fica muito desprotegido durante o repouso profundo, o gato vai buscar um local para proteger-se onde ele se sinta seguro para se ‘desligar’ por alguns instantes.

REFERÊNCIAS:

- https://meusanimais.com.br/fases-do-sono-dos-gatos/

- https://www.researchgate.net/profile/Rui-Bergantim-2/publication/237032175_Sono_REM_e_ontogenese/links/58caec7192851c31f6552170/Sono-REM-e-ontogenese.pdf

- https://bdta.aguia.usp.br/directbitstream/f18238b2-1159-4614-b5cd-8f6b71720230/002922685.pdf

- http://portalmelhoresamigos.com.br/como-funcionam-as-sonecas-do-meu-gato/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com