TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O corpo humano

Seminário: O corpo humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

O corpo humano é composto por basicamente quatro tipos de tecidos:

- Tecido conjuntivo.

- Tecido nervoso.

- Tecido muscular.

- Tecido epitelial.

O tecido epitelial, formado por células epiteliais, está distribuído difusamente pelo nosso organismo, pois ele é o responsável pelo revestimento da nossa pele é órgãos. O tecido epitelial é como se fosse uma capa que recobre e protege nossos órgãos. A camada mais superficial da pele, chamada de epiderme, é composta apenas por células epiteliais.

Existem vários tipos diferentes de células epiteliais, várias delas com outras funções que não apenas revestir e proteger órgãos. Por exemplo, no tecido epitelial dos intestinos há células epiteliais com capacidade de absorver nutrientes; na boca há células epiteliais com capacidade de reconhecer sabores; o mesmo ocorre no revestimento interno do nariz, onde células neuroepiteliais reconhecem odores.

Há também células epiteliais que possuem glândulas, sendo capazes de secretar substâncias, como saliva na boca (glândulas salivares), gordura e suor na pele (glândulas sebáceas e sudoríparas), leite nas mamas (glândulas mamárias) e ácido no estômago (células parietais).

Portanto, cada órgão, incluindo a pele, tem o seu tecido epitelial próprio, muitas vezes compostos por mais de um tipo de célula epitelial, cada uma com uma função diferente no organismo.

O que é um carcinoma?

O carcinoma é o tipo de câncer que surge quando uma célula epitelial qualquer sofre transformação maligna. Por exemplo, se a célula que sofreu mutação é uma célula epitelial do rim, o câncer que surge dela é o carcinoma de células renais; se a origem do câncer for a célula epitelial do fígado, conhecida como hepatócito, o câncer se chamará hepatocarcinoma.

Nem todo carcinoma tem sua origem facilmente reconhecida. Alguns deles sofrem uma mutação tão grande, que perdem totalmente as características da célula original. O patologista consegue reconhecer que o tumor veio de um epitélio, mas de qual é impossível afirmar. Estes tipo de célula maligna recebe o nome de carcinoma indiferenciado ou carcinoma anaplásico.

Um mesmo órgão pode ter mais de um tipo de carcinoma e mais de um tipo de câncer. Por exemplo, dos três cânceres mais comuns de pele, dois são carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular) e uma não é carcinoma (melanoma) (leia: MELANOMA | Câncer de pele e CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele). Já no câncer de pulmão, os quatro tipos mais comuns de câncer são todos originados de células epiteliais: carcinoma de pequenas células do pulmão, carcinoma epidermoide do pulmão, adenocarcinoma do pulmão e carcinoma de grandes células do pulmão.

O que é um adenocarcinoma?

Se o câncer surge de um tecido epitelial que contém glândulas, como o estômago, cólon, pâncreas, próstata ou mama, o carcinoma é chamado de adenocarcinoma (adeno = pertence a uma glândula).

Na mama, o adenocarcinoma é o tipo mais comum de câncer, correspondendo a mais de 90% dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com