TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CÃES PORTADORES DE DERMATITE ATÓPICA APRESENTANDO TAMBÉM SIMULTANEAMENTE ALTERAÇÕES NO SISTEMA DIGESTÓRIO ATENDIDOS NO HOVET METODISTA NO PERIODO DE 2009 À 2016

Por:   •  15/11/2017  •  Artigo  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

NATALI GARCIA BOLONHEZ


CÃES PORTADORES DE DERMATITE ATÓPICA APRESENTANDO TAMBÉM SIMULTANEAMENTE ALTERAÇÕES NO SISTEMA DIGESTÓRIO

ATENDIDOS NO HOVET METODISTA NO PERIODO

DE 2009 À 2016

SÃO BERNARDO DO CAMPO -SP
2017

1 INTRODUÇÃO

Dermatite Atópica Canina (DAC) é uma doença hereditária e crônica que se prolonga por toda a vida. É altamente pruriginosa, o animal apresenta eritema e descamações na pele. É causada por uma resposta do sistema imunológico à uma hipersensibilidade. Os cães portadores desta alergia são chamados de atópicos. É uma doença hereditária e crônica. A Dermatite Atópica Canina possui tratamento, mas não foi encontrado até os dias de hoje a sua cura. 

Pesquisas recentes têm constatado que a alimentação de cães se apresenta cada vez mais importante na qualidade de vida, além do papel de prevenção e controle de algumas doenças. Foi observado que, quanto mais imunossuprimido o animal se encontra, mais doenças ele está predisposto a adquirir.

A proposta deste trabalho foi realizar um levantamento de dados no Hospital Veterinário da Universidade Metodista do Estado de São Paulo, no período 2009 à 2016 nos cães diagnosticados com Dermatite Atópica Canina e relatar em quantos destes ocorreu, também, alguma alteração no sistema digestório, representados por êmese, diarreia, fezes moles, dor abdominal, eructação e flatulências. Observou-se também o manejo alimentar dos animais.

Segundo um estudo recente,mostrou que 13-30%, dos cães com alergia alimentar também possuem dermatite atópica e nestes animais pode se apresentar sinais gastrointestinais, sendo eles: vomito intermitente ou persistente e diarreia.(DEBOER, 2016)

Fatores importantes que favorecem estes sintomas são: imunidade baixa, animal estressado e nutrição inadequada.

A Dermatite Atópica Canina está associada a Hipersensibilidade alimentar, ambas doenças estão correlacionadas com alterações no sistema digestório de cães.

Neste trabalho também foi feito uma revisão de literatura sobre a Dermatite Atópica Canina, e seus sintomas e sinais.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Os sintomas de Dermatite Atópica Canina podem ser cutâneos, digestivos ou ambos. Quando os sintomas acometem o sistema tegumentar (causa sintomas cutâneos) e no sistema digestório (causa sintomas digestivos) é muito raro acontecer, totaliza aproximadamente 13% dos casos. (RODRIGUES JUNIOR, 2015)

Uma pesquisa recente mostrou que 13-30% dos cães com alergia alimentar também possuem dermatite atópica canina e nestes animais pode se apresentar sinais gastrointestinais, sendo eles: vomito intermitente ou persistente e diarreia. (DEBOER, 2016)

Existem várias causas de êmese, (Fig.2)sendo elas: reações alimentares adversas representadas por exageros (ingestão rápida e ingestão de material estranho) e intolerâncias (como alteração dietética repentina e alergias); drogas, sendo mais comum por antibióticos, anti-inflamatórios, quimioterápicos; inflamação gastrintestinal por vírus, bactérias, gastroenterite hemorrágica; úlceras gastroduodenais; obstrução gastrintestinal por corpos estranhos, intussuscepção, neoplasia, constipação entre outros; doenças sistêmicas representadas por uremia, insuficiência hepática, acidose e desequilíbrio eletrolítico; distúrbios abdominais que causam pancreatite, peritonite e piometra; endocrinopatias representadas por hipoadrenocorticismo e cetoacidose diabética; doenças neurológicas que vão causar distúrbios vestibulares, meningite e traumatismo no SNC; Parasitismo por parasitas, protozoários; toxinas por chumbo, etilenoglicol, zinco, micotoxinas e plantas domésticas; fatores variados representados por anafilaxia, internação, enjôo de transporte, dor, medo e estresse. (TILLEY; SMITH JUNIOR, 2003).

Estudos recentes indagam a existência de duas formas de dermatite atópica: uma extrínseca ou alérgica, associada a doenças respiratórias e susceptíveis a fatores ambientais, como a dieta; e outra nomeada intrínseca (ou não alérgica), sem associação com as doenças atópicas respiratórias que não estão relacionadas a fatores ambientais, como a alimentação. Esta subdivisão da dermatite atópica, baseada em critérios clínicos científicos e imunológicos, parece ser enfim um caminho de entendimento, para as dúvidas milenares a respeito da dermatite atópica. Tem se então duas doenças e não apenas um tipo de dermatite atópica: uma cutânea, associado primeiro a defeitos intrínsecos da barreira cutânea, e uma variedade sistêmica, associada a fatores extrínsecos e parte de um complexo de doenças, constituindo, junto com as alergias respiratórias, uma síndrome atópica. (MULLER et al., 1996) 

A Dermatite Atópica é uma resposta imunológica abundante, que evoluiu com o decorrer do tempo a um determinado antígeno e que acontece em indivíduos geneticamente vulneráveis e previamente sensibilizados (NASCENTE et al.,2006).

O intestino absorve proteínas e elas são responsáveis pela transferência de imunidade passiva. Os anticorpos formam a transferência de imunidade passiva e são encontrados no soro. Eles estimulam a sua produção, de modo que o animal começa a desenvolver imunidade a substancia antigênica. As produções de anticorpos em resposta a um estimulo do antígeno é baixa quando o animal é filhote. (DUKES, 1996)        

O intestino neonatal tem capacidade para a captação de uma grande quantidade de proteína intactaem certos estados de doença, entretanto, o intestino adulto pode tornar-se mais permeável a macromoléculas.(PATEL; FORSYTHE, 2010) 

A Dermatite Atópica está correlacionada com a hipersensibilidade alimentar que é uma reação adversa aos alimentos que está correlacionada com seu mecanismo etiológico e patogênico, uma resposta alérgica. Muitos cães com hipersensibilidade alimentar apresentam doenças dermatológicas. (MULLER et al., 1996) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (548.5 Kb)   docx (318.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com