TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as atividades dos glicocorticóides?

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Quais as atividades dos glicocorticóides?

Atividades antiinflamatórias e imunossupressoras.

2.        Explique os efeitos metabólicos dos glicocorticoides.

Os efeitos metabólicos do glicocorticoide inclui o metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas, estimulam a gliconeogênese, realizam a síntese do glicogênio no jejum, estimulam a liberação de aminoácidos no catabolismo muscular. Com os glicocorticoides, há um aumento da glicose no sangue que leva à secreção de insulina que estimula tanto a lipogênese quanto inibe a lipólise levando a um aumento de liberação da gordura e um aumento da liberação de ácido graxo e glicerol na circulação.

  1. Porque os glicocorticóides promovem atrofia muscular e fraqueza óssea.

A ocorrência da atrofia muscular e fraqueza óssea (osteoporose), está associada principalmente a sua ação metabólica e à administração prolongada ou em altas doses. Geralmente, a aplicação sistêmica provoca danos mais graves aos pacientes do que a aplicação tópica, apesar do uso tópico também ser capaz de causar efeitos adversos sistêmicos uma vez que eles são absorvidos pela corrente sanguínea.

  1. Quais as ações sobre o sistema endócrino?

Diabetes, retardo do crescimento e cushing iatrogênico.

  1. Porque não deve ser feita a aplicação de cortisona e prednisona via tópica?

O uso prolongado e aplicações em grandes áreas, principalmente em crianças, pode ter absorção sistêmica, levando a supressão do eixo hipotálamo-hipófise-suprarenal, retardo no crescimento e manifestações cushingóides. O uso de corticosteróides tópicos em dermatoses crônicas, por tempo prolongado pode apresentar o fenômeno da “taquifilaxia” em que há uma diminuição da ação terapêutica com o passar do tempo.

  1. Qual a indicação do uso de glicocorticoides por nebulização? A qual droga ele pode ser associado?
  2. Diferencie fase de indução de fase de manutenção.

Fase de Indução: esta fase geralmente é alcançada com medicamentos administrados via endovenosa, sendo que atualmente o mais utilizado é o propofol. Este período compreende a transição do paciente acordado para o estado de inconsciência, denominado coma induzido. Embora o paciente esteja inconsciente, ainda pode sentir dor, sendo preciso aprofundar mais a anestesia para que a cirurgia possa ser realizada. Para isso, o anestesista normalmente associa um analgésico opióide. Na transição entre a fase de manutenção e indução, o paciente necessita ser intubado para realização da ventilação mecânica para uma respiração adequada, uma vez que nesse período ocorre o relaxamento da musculatura respiratória.

Fase de Manutenção: como os fármacos utilizados na fase de indução apresentam curta duração, é imprescindível que seja feita uma manutenção, administrando-se mais anestésico durante o procedimento cirúrgico. Neste período, a anestesia pode ser feita por via inalatória ou via endovenosa. Geralmente, dá-se preferência pela primeira. Ao passo que a cirurgia progride, o anestesia procura deixar o paciente anestesiado o mínimo possível, pois uma anestesia muito profunda pode levar a hipotensões e desaceleração dos batimentos cardíacos, resultando em uma perfusão sanguínea extremamente reduzida para os tecidos corporais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com