TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica de Necropsia Veterinária (pato geral)

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  5.982 Palavras (24 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 24

Técnica de necropsia

Oque é necropsia: abertura e exame sistemático das diferentes partes de um cadáver, com o objetivo de determinar a causa da morte.

Então a necropsia é a abertura e o exame do cadáver, nós trabalhamos com o cadáver e através desse exame pós mortal ou pos mortem, nós detectamos a causa da morte do animal, ou as lesões presentes nesse cadáver.

Se fala bastante quando se utiliza o termo autópsia para humanos.

Mas qual a diferença entre necropsia e autopsia? Oque está certo e o que está errado?

O termo autopsia é utilizado mais para humanos, pq se utiliza o termo “auto” para falar sobre a mesma espécie. Então humanos examinando humanos.

Existem outras interpretações sobre o termo autopsia, mas de maneira geral se utiliza mais para humanos, apesar que os próprios patologistas humanos estão começando a não utilizar mais o termo autopsia e preferir o termo necropsia.

Pq o termo necropsia explica melhor o ato de examinar o cadáver. Ele pode ser utilizado para todas as espécies.

Mas pq é feito a necropsia? Para que examinar um cadáver?

Algumas pessoas provavelmente pensam que não importância nenhuma e essa aula é para isso. Para entender o pq.

O principal motivo é determinar a causa da morte, e entender pq o animal morreu. Mas qual o objetivo de saber pq esse animal morreu.

Na necropsia nós examinamos as lesões, nós observamos e avaliamos as lesões presentes nos tecidos. Então a partir do momento que a gente avalia esse cadáver, a gente pode determinar a extensão das lesões nos órgãos.

Então quais órgãos estão afetados? Quais estão pouco ou muito afetados? Qual a natureza da lesão? É uma lesão inflamatória, uma lesão necrótica, uma lesão degenerativa, neoplásica. Que tipo de lesão está presente naquele órgão?

E a partir do momento que a gente determina a lesão, nós podemos relacionar essa lesão com a patogenia e os sinais clínicos apresentados por esses animais.

Oque é patogenia? É o mecanismo de formação das lesões.

Então a partir do momento que a gente observa essas lesões, nós podemos interpretar e entender como essas lesões ocorreram e que sinais clínicos esse animal teve antes da morte e pq ele apresentou aqueles sinais clínicos baseados nas lesões que foram observadas.

Então examinar o animal após a morte, nos traz muitas informações de como esse animal viveu. A gente consegue determinar muitas informações, não só a causa da morte, mas também outras alterações que ele poderia apresentar que não podem nem ter causado a morte.

Então a gente consegue muitas informações examinando um cadáver.         

Pq fazer necropsia?

A necropsia confirma, refuta, esclarece, modifica ou estabelece o diagnóstico. Então basicamente fazemos a necropsia em busca de um diagnóstico.

É possível na necropsia, nós coletarmos material, pq nem sempre conseguimos um diagnóstico muito claro, nós a partir do momento que fazemos a necropsia, temos um diagnóstico macroscópico (diagnostico a olho nu, baseado no que estamos vendo), porem é importante que sempre haja a coleta de material para que nós façamos exames complementares e exames histopatológicos, bacteriológicos, micológicos, todos os tipos de exames que forem necessários.

Algumas vezes com animal vivo, seria necessário um procedimento cirúrgico para fazer a coleta de material, e seria um procedimento invasivo demais, então durante a vida do animal, as vezes não conseguimos fazer alguns tipos de exame.

Inclusive existem algumas doenças que só podem ser diagnosticadas após a morte do animal. Apenas a necropsia nos permite em alguns casos fechar o diagnóstico.

Além disso, fazer a necropsia nos permite avaliar o desempenho clinico, é claro que a necropsia não vai julgar a ação do médico veterinário clinico, não é esse o objetivo.

O veterinário patologista que trabalha com necropsia, ele vai trabalhar auxiliando o veterinário clinico, confirmando ou negando o seu diagnóstico. Essa confirmação facilita muito a vida do veterinário clinico, pq as vezes trabalhando na clínica com animal vivo, não é possível ver certas alterações e informações que vemos na necropsia. Então podemos auxiliar o clinico nas tomadas de decisões.

Por exemplo, já teve vários casos, que o animal chegou para necropsia, e o diagnostico clinico feito pelo veterinário com base no exame físico, na anamnese, nos exames complementares, era um diagnóstico e após a necropsia se tinha um diagnóstico diferente.

Por exemplo, teve um animal que chegou para necropsia fazendo um tratamento para erlequiose, foi feita a necropsia e na verdade o animal tinha uma pleurite purulenta, uma infecção bacteriana bastante grave na cavidade torácica, por conta de uma perfuração no esôfago. Então era um problema muito diferente do que o clinico suspeitava.  

Não é julgar e nem dizer que o clinico estava errado, pois ele se baseia em informações muito limitadas. Muitas vezes ele não tem disponível um exame de ultrassom, raio-x ou exame na patologia clínica, ás vezes o veterinário clinico fica restrito a anamnese e o exame físico e ele tem que trabalhar com o que tem nas mãos. E a patologia auxilia demonstrando para o clinico que em determinado caso, ele estava errado, em um próximo caso, o clinico começa a prestar atenção em novas possibilidades de diagnóstico. Então facilita a vida do clinico.

Nós recebemos vários casos em que o clinico não sabe qual é o problema do animal. Ele fez vários exames, ele tratou algumas causas diferentes que ele suspeitava, porém, o animal morreu. Quando nós examinamos esses animais, nós descobrimos a causa da morte, e podemos ajudar o clinico no entendimento de todas aquelas alterações.

Por exemplo: tempos atrás foi feita a necropsia de cachorro jovem, que apresentava vomito bastante frequente, muito magro, não engordava, não se alimentava de maneira adequada, e os veterinários fizeram vários tipos de exames e não chegaram a causa da morte desse animal. Durante a necropsia foi descoberto uma neoplasia bastante grave no estômago.

O clinico não ia descobrir essa neoplasia, a não ser que ele fizesse um procedimento cirúrgico animal, abrisse a cavidade abdominal e observasse essa neoplasia. Depois o diagnóstico correto foi passado para o clinico.

Então a necropsia nunca é para julgar o clinico, é simplesmente elucidar a causa da morte do animal. E dessa forma auxiliar quanto o clinico, quanto o proprietário.

Além disso, a necropsia nos permite o estuda das doenças. A medicina quanto a humana quanto a veterinária, ela progrediu muito quando se passou a fazer necropsia nos cadáveres. Até um certo tempo a violação de um cadáver era muito grave, e não se sabia quase nada sobre as doenças, pq não era possível examinar os cadáveres. A partir do momento que começou a se fazer esses exames se descobriu muito sobre as doenças e até hoje é feito isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com