TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação Dom Método Estatístico Anova Quanto A Percepção Dos Usuários Na Fila Do Check-In

Por:   •  8/5/2023  •  Abstract  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO

Aplicação dom método estatístico anova quanto a percepção dos usuários na fila do check-in em aeroportos públicos e concessionados

AUTORES

Reinaldo Moreira Del Fiaco, Vânia Barcellos Gouvêa Campos e Paulo Afonso Lopes da Silva

ENDEREÇO

Moreira Del Fiaco, Reinaldo; Barcellos Gouvêa Campos, Vânia; Afonso Lopes da Silva, Paulo. Aplicação dom método estatístico anova quanto a percepção dos usuários na fila do check-in em aeroportos públicos e concessionados. Instituto Militar de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Transportes. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Reinaldo-Del-Fiaco/publication/308415191_APLICACAO_DO_METODO_ESTATISTICO_ANOVA_QUANTO_A_PERCEPCAO_DOS_USUARIOS_NA_FILA_DO_CHECK-IN_EM_AEROPORTOS_PUBLICOS_E_CONCESSIONADOS/links/57e3af5808ae847401683866/APLICACAO-DO-METODO-ESTATISTICO-ANOVA-QUANTO-A-PERCEPCAO-DOS-USUARIOS-NA-FILA-DO-CHECK-IN-EM-AEROPORTOS-PUBLICOS-E-CONCESSIONADOS.pdf        

TEMÁTICA

        Devido à recente privatização de aeroportos, a temática do artigo está relacionada com a percepção dos usuários de aeroportos em relação ao tempo de fila do check-in e o tempo físico médio na fila de check-in entre aeroportos públicos e concessionados. Tal temática pode ser relacionada com a área de prestação de serviços da engenharia de produção, usando tais métodos para avaliar os serviços dos aeroportos.

CONTEÚDO ESTATÍSTICO

        Dentre os conteúdos estatísticos trabalhados nesse semestre, alguns deles foram utilizados para a realização desse artigo e da análise que o mesmo se propõe a fazer. Entre eles estão a ANOVA, onde se busca a veracidade de H0 (níveis das médias populacionais do fator são iguais para todos os grupos) ou de H1 (pelo menos uma das médias populacionais é diferente), assim permitindo que se compare os fatores entre grupos distintos e independentes. Para realizar a análise da ANOVA é possível fazer o uso do Valor-P (como é feito no artigo) para compará-lo com o nível de significância da hipótese α (normalmente de 0,05), sendo que quando o Valor-P é maior que α, não se rejeita a hipótese H0. 

        Também é feito o uso da regressão linear, em que a relação entre as variáveis se da por uma função de primeiro grau. Para estabelecer essa correlação entre as variáveis, se faz o uso do coeficiente de correlação, sendo que quanto mais de + ou – 1, apresenta uma correlação forte, e entre -0,7 e 0,7, apresenta uma correlação fraca.

SOFTWARE

        No artigo, não é citado a utilização de nenhum software estatístico específico para a realização dos cálculos e análises dos dados, porém, é possível assumir, que houve a utilização da ferramenta do Excel para a realização dos cálculos da anova e para a realização dos gráficos da regressão linear.

CONCLUSÓES DO ARTIGO

        A partir dos resultados obtidos pela ANOVA, é possível determinar que essa análise não é ideal para relacionar as percepções dos usuários de aeroportos com o tempo medido de fila, uma vez que o Valor-P, em todas as comparações, ficou muito abaixo do nível de significância da hipótese (como, 4,9E-10, comparado com 0,05).

        Já pela regressão linear, não é possível perceber correlação entre a nota da percepção dos usuários, para os aeroportos públicos (R2 = 0,4768) e concessionados (R2 = 0,4014), uma vez que ambos valores estão entre -0,7 e 0,7 (correlação fraca). Também indica que, em geral, os aeroportos concessionados apresentam uma média de satisfação maior e um tempo físico médio de fila de check-in maior que os aeroportos públicos, porém, também apresentam uma eficiência maior no mesmo quesito, como mostra o gráfico abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com