TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplica Ao DIREITO

Monografias: Psicologia Aplica Ao DIREITO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONÁRIO

QUESTÃO 1 – Leia com atenção as afirmativas e assinale a alternativa correta justificando dua resposta:

(a) Quando explicamos nosso comportamento e o dos outros utilizando nossas lembranças e experiências pessoais, estamos baseados na psicologia o senso comum que nos permite avaliar nossas questões inclusive as mais complexas.

(b) A psicologia do senso comum varia de época para época devido aos conhecimento que são transmitidos a maioria das pessoas dessa mesma época, mais ela não permite avaliar questões complexas.

(c) A psicologia cientifica baseada nos sentidos tende acreditar em tudo o que ver e procura por métodos experimentais comprovar o que os sentidos mostram.

(d) A psicologia cientifica é um método de pesquisa baseado somente na inteligência do ser humano que é seu objeto de estudo.

(e) A psicologia é caracterizada pela unidade de objeto de estudo, no caso a personalidade do ser humano.

JUSTIFICATIVA:

Item correto (B) ! “ a psicologia do senso comum se adquire informalmente e não precisa de avaliações complexas, pois é tudo que fazemos naturalmente.

QUESTÃO 2 – Considerando as ciências psicológicas eu divide os estudos em psicologia por temas, mencione e explique cada uma delas.

RESPOSTA:

Escola Behaviorista : Estuda as interações entre o individuo e o ambiente.

Escola Gestaltica : Estuda os mecanismos de percepção e sua influencia sobre o comportamento humano. O que o individuo percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

Escola Psicanalista: Estuda o comportamento anormal e suas injunções inconscientes.

QUESTÃO 3 – Luana procurou sua amiga Marcela para pedir conselhos sobre seu relacionamento amoroso, pois estava muito triste devido ter descoberto uma infidelidade do seu namorado, Marcela aconselhou a amiga que fizesse como ela tinha feito quando passou pela mesma situação, escrevesse o nome do namorado e colocasse no congelador por dois meses que com certeza depois desse período ele nunca mis iria olhar para outra mulher. Com base no seus conhecimentos, explique que tipo de psicologia foi utilizada nessa situação e porquê.

RESPOSTA :

Psicologia do senso comum, pois as pessoas geralmente confiam muito na intuição na lembrança de experiências pessoais ou de algum amigo ou parente, essa psicologia percorre um caminho que vai do hábito a tradição.

QUESTÃO 4 – Sobre a psicologia jurídica é correto afirmar:

(a) O psicólogo aparece com um ator importante contribuindo pelo seu saber e sua prática para afirmação da dignidade humana.

(b) Seu objeto de estudo está localizado apenas na personalidade do individuo e sua atuação no mundo jurídico e social.

(c) As interações entre o direito e o indivíduo no âmbito das relações sociais são objeto da psicologia jurídica somente quando se trata dos aspectos emocionais do cidadão.

(d) Para a psicologia o comportamento é definido como experiências subjetivas tais como as sensações, sonhos e sentimentos.

RESPOSTA: ITEM (C)

QUESTÃO 5 – Considere as afirmativas:

I. As pessoas interpretam seletivamente o que veem a partir de seus interesses, antecedentes, experiências e atitudes

II. A representação interna da experiência que se tem de um acontecimento não é exatamente o acontecimento em si, mais uma reelaboração interna e personalizada do mesmo.

III. O que o individuo percebe no mundo vê-se em parte limitada pelo seu equipamento sensorial e em parte limitada pelas suas hipóteses em relação ao mundo.

IV. A percepção é um processo ativo que surge da relação dialética sujeito – objeto.

É CORREO AFIRMAR QUE:

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »