TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Bioclimatologia Animal Zootecnia

Por:   •  25/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTIONÁRIO 1

  1. Conceitue: Clima, tempo, elementos climáticos, fatores climáticos, incremento calórico e zona de termoneutralidade.

CLIMA: síntese do tempo de um lugar para um período aproximado de 30 anos.

TEMPO: estado médio da atmosfera num período de tempo e lugar determinado.

ELEMENTOS CLIMÁTICOS: são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou instantaneamente mensuradas, que variam no tempo e no espaço sendo utilizado para definir o clima da região. São exemplos de elementos climáticos são: Pressão atmosférica, temperatura, precipitação, insolação, radiação, vento, nebulosidade, evaporação, umidade e visibilidade

FATORES CLIMÁTICOS: são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes. São exemplos de fatores climáticos: atmosfera, latitude, altitude, correntes marinhas, continentalidade e maritimidade, vegetação, relevo e etc.

INCREMENTO CALÓRICO:  representado pelo aumento da produção de calor após o consumo do alimento pelo animal.

ZONA DE TERMONEUTRALIDADE:  zona de termoneutralidade é uma faixa de temperatura ambiente efetiva na qual o animal não sofre estresse pelo frio ou pelo calor. Dentro da zona de termoneutralidade o custo fisiológico é mínimo, a retenção de energia da dieta é máxima, a temperatura corporal e o apetite são normais e a produção é ótima

  1. Em uma situação de estresse por calor, por que as vacas aumentam o consumo de água e reduzem o consumo de ração.

O aumento no consumo de água é porque, além de ser um nutriente essencial, ela vai promover o resfriamento do corpo e suprir as necessidades aumentadas do organismo em consequência das perdas pelo suor e vias aéreas superiores durante o estresse pelo calor. E elas reduzem o consumo de ração para que ocorra uma menor produção de calor oriundo da digestão do alimento, essa redução na ingestão de alimento funciona como uma estratégia fisiológica do organismo para a homeotermia.

  1. Um animal que está mantido em sua faixa de termoneutralidade precisa perder calor? Explique.

Não, porque nessa zona não irá ocorrer estresse por calor ou por frio, portanto o animal não terá que produzir ou perder calor, portanto o gasto fisiológico será mínimo, ou seja, o animal irá aproveitar ao máximo os nutrientes da dieta para crescimento, manutenção e produção de carne, leite e ovos. Nessa zona não ocorre vasoconstrição ou vasodilatação, a frequência respiratória permanece normal e não há sudorese.

  1. Explique o acionamento do eixo hipotalâmico em suínos submetidos ao estresse por frio e por calor, e cite quais respostas são acionados nas duas situações térmicas.

O hipotálamo é responsável por fazer o controle seja da produção, perda ou retenção de calor, dependendo do ambiente térmico em que o animal se encontra. O hipotálamo pode ser divido em hipotálamo anterior e hipotálamo posterior. No calor os termoreceptores (periféricos, hipotalâmico ou extra-hipotalâmico) são responsáveis por captar essa alta temperatura e via nervos aferentes levar essa informação até o hipotálamo anterior, onde essa informação vai ser decodificada gerando como resposta a dissipação de calor (vasodilatação, aumento da taxa respiratória e diminuição da taxa metabólica) e via nervos eferentes a informação será levada até o órgão efetor. No frio os termoreceptores captam a baixa temperatura e via nervos aferentes leva a informação para o hipotálamo posterior, lá a informação é decodificada gerando como resposta a produção ou retenção de calor (vasoconstrição e aumento da taxa metabólica para reter calor) e via nervo eferente essa informação será levada para o órgão efetor.

  1. Calcule a Capacidade de Calor de uma porca de 300 Kg e de um leitão de 3Kg. Explique a importância dos resultados encontrados no balanço de calor dos animais.
  • CC porca 300kg        70% água            30% massa

300kg*0,7*1(kcal/kgºC) + 300kg*0,3*0,4(kcal/kgºC) = 210 kcal/ºC + 36 kcal/ºC = 246 kcal/ºC para variar 1ºC.

  • CC leitão 3kg        80% água            20% massa

3kg*0,8*1(kcal/kgºC) + 3kg*0,2*0,4(kcal/kgºC) = 2,4 kcal/ºC + 0,24 kcal/ºC = 2,64 kcal/ºC para variar 1ºC.

  1. Qual a variação da temperatura corporal de uma porca gestante de 180 kg, submetida a um ambiente de 35ºC por um período de 1 hora? Sabendo que:

Calor específico da água: 1cal/gºC

Calor específico da MS: 0,4cal/gºC

M: 140 Kcal/h

A: 70 Kcal/h

P: 50 Kcal/h

Explique a importância dos resultados encontrados no balanço de calor dos animais.

  • CC porca 200kg        70% água            30% massa

200kg*0,7*1(kcal/kgºC) + 200kg*0,3*0,4(kcal/kgºC) = 140 kcal/ºC + 24 kcal/ºC = 164 kcal/ºC para variar 1ºC.

  • M + A = P + Δc

140 Kcal/h + 70 Kcal/h = 50 Kcal/h + Δc

Δc = 140 Kcal/h + 70 Kcal/h - 50 Kcal/h

Δc = 160 Kcal/h a cada 1 hora.

164 kcal _______ 1ºC

160 kcal _______ x

X= 0,97 ºC   A cada hora que essa porca de 200kg for mantida nesse ambiente de 35ºC ela aumenta 0,97 ºC da sua temperatura.


Questionário 2

  1. Defina processos físicos. Quais são os processos físicos sensíveis e latentes. E explique as diferenças entre eles.

Físicos sensíveis são radiação, condução e convecção. Os físicos latentes são evaporação e condensação. No físico sensível é possível perceber a mudança de temperatura entre os dois corpos que estão trocando calor e nele é necessário que se tenha um gradiente de temperatura entre dois corpos que estão trocando calor, ou seja, é necessário um diferencial de temperatura entre o animal e o meio ambiente. Já no físico latente é necessário que se tenha um gradiente de pressão de vapor de saturação entre as duas superfícies que estão trocando calor, seja a pele ou trato respiratório do animal e o meio. Quanto maior for a temperatura diminui o gradiente de temperatura entres os corpos, os processos sensíveis ficam menos eficientes para realizar a troca e o processo latente passa a ser muito mais determinante para o balanço de calor do animal, para que ele possa perder calor para o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com