TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS SERRA TALHADA - SOBRE BEM ESTAR ANIMAL E ÉTICA NO ENSINO E NA PESQUISA

Trabalho Universitário: VISÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS SERRA TALHADA - SOBRE BEM ESTAR ANIMAL E ÉTICA NO ENSINO E NA PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 7

VISÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – CAMPUS SERRA TALHADA – SOBRE BEM ESTAR ANIMAL E ÉTICA NO ENSINO E NA PESQUISA

Yslane Carla Melo de França , Fernanda Maria Lino de Moura , Vládima Virgínia Mendes Santos , Grazielle Anahy de Souza Aleixo Cavalcanti , Maria Cristina de Oliveira Cardoso Coelho .

Introdução

O bem estar animal e a ética no uso de animais vivos tem sido cada vez mais exigido no mercado de trabalho e pelas sociedades, onde há uma ânsia pela diminuição e/ou extinção do sofrimento animal principalmente no que se refere a experimentação, ao ensino, ao entretenimento e a produção animal (Feijó, et al 2008).

A definição de bem estar é baseada nas características do animal e não em algo que é proporcionado pelo homem. Esta definição tem relação com outros conceitos, como liberdade, felicidade, adaptação, controle, ansiedade, medo, dor, sofrimento, saúde e estresse (Broom e Moleto, 2004).

Os animais são empregados didaticamente para as mais diversas atividades, tais como: observação comportamental e de fenômenos fisiológicos a partir da inoculação de substâncias diversas, conhecimento de anatomia, obtenção de células, tecidos ou órgãos específicos e desenvolvimento de habilidades e técnicas cirúrgicas. Para todas elas já existe um grande variedade de recursos alternativos (Gomes, 2009).

A ocorrência de discussões e conflitos, entre investigadores e ativistas de movimentos de proteção animal, que surgem quando são utilizados animais em pesquisas e principalmente, em aulas práticas, fazem com que cientistas e docentes busquem o desenvolvimento de métodos alternativos de ensino-aprendizagem que possam reduzir ou eliminar o uso de animais em atividades de ensino e pesquisa (Rodrigues et al, 2011).

Em virtude da importância do tema, objetivou-se, com o presente trabalho, verificar a concepção dos alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Serra Talhada, sobre Bem estar e Ética animal.

Material e métodos

Foi aplicado um questionário, com os discentes do primeiro e do último semestre letivo do curso de Zootecnia da UFRPE, campus Serra Talhada, que estavam presentes em sala de aula naquele momento, com autorização prévia do professor responsável.

As questões tinham ênfase principalmente sobre o conhecimento de bem estar animal, ética animal, vivissecção e fins didáticos/científicos.

A aceitação na participação da pesquisa pelos alunos foi considerada pela devolução do questionário respondido.

Para o processamento dos dados e análise dos resultados, utilizou-se um banco de dados, dispostos em tabelas construídas com auxílio do MS Excel, para o cálculo das frequências absolutas e relativas de cada variável associada ao estudo descritivo.

Resultados e Discussão

Foram entrevistados um total de 22 alunos, sendo 13 alunos do primeiro período e nove (9) do décimo período . Todos os alunos entregaram o questionário respondido, equivalendo a 100% de aceitação.

Quando questionado aos alunos se eles conheciam sobre bem estar animal, obtiveram-se as seguintes respostas: 1º 13/13 (100%) = sim e 0/13 (0%) = não; e 10º 9/9 (100%) = sim e 0/9 = não (0%). A partir dos resultados obtidos pôde-se constatar que o Bem estar animal (BEA), uma vez que a própria sociedade tem colocado em debate o assunto referente aos maus tratos ao animal, que é um tema de fácil acesso a eles.

Quando questionados sobre a disponibilidade, em seus respectivos cursos, de disciplina referente ao BEA e ética no uso de animais, as seguintes respostas foram obtidas: 1º 11/13 (84,6%) = sim e 2/13 (15,4%) = não; e 10º 9/9 (100%) = sim e 0/9 = não (0%). Quando confrontado as respostas dos discentes e sua malha curricular, se verificou que não há uma disciplina com o tema em questão, apenas o curso de Medicina Veterinária do Campus Dois Irmãos oferece a disciplina de BEA como optativa aos alunos da graduação; dessa forma, o resultado obtido no número de alunos que afirmaram a disponibilidade da disciplina deu-se, provavelmente deu-se devido o fato de alguns professores discutirem com os alunos durante outros assuntos debatidos durante suas aulas, não sendo, contudo, uma disciplina específica curricular. Fica, então, a ressalva da necessidade de criação da disciplina para este curso.

Quando perguntado aos alunos se os mesmos gostariam que essas aulas fossem inseridas no currículo de seu curso, obtiveram-se as seguintes respostas: 1º 13/13 (100%) = sim e 0/13 (0%) = não; e 10º 8/9 (88,9%) = sim e 1/9 = não (11,1%). Com os resultados foi possível verificar o interesse dos alunos no aprofundamento dos conceitos e aplicações do BEA traduzido como disponibilidade da disciplina.

Sobre se os alunos conheciam o significado da sigla CEUA obteve-se as seguintes respostas: 1º 0/13 (0%) = sim e 13/13 (100%) = não; e 10º 0/9 (0%) = sim e 9/9 = não (100%). Significado de CEUA: “Comissão de Ética no Uso de Animais”. O foco de atuação da CEUA é o bem-estar animal e a avaliação do mérito científico da pesquisa (Paixão, 2001). Ressalta-se que, uma sigla tão essencial para quem lida com animais não é conhecida pelos discentes, mesmo entre os alunos do 10º período, daí a importância de maior difusão da UFRPE sobre esta comissão.

Quando foi perguntado aos alunos se eles achavam importante a utilização de animais nos laboratórios práticos, obtiveram-se os seguintes resultados: 1º 13/13 (100%) = sim e 0/13 (0%) = não; e 10º 9/9 (100%) = sim e 0/9 = não (0%). Como pode ser observado nos resultados acima, todos os jovens universitários pesquisados acreditam que animais em laboratórios práticos são importantes, corroborando com outros estudos similares.

Na pergunta sobre o significado de vivissecção, obteve-se o seguinte resultado: 1º 2/13 (15,4%) = sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com