TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Por:   •  19/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Itapetinga nas décadas de 80 e 90 era chamada de A Capital da Pecuária, pois possuía um dos maiores rebanhos bovinos do Nordeste brasileiro. Atualmente, a Pecuária Bovina perdeu um pouco a sua força, mas ainda é uma das principais atividades econômicas do município.

A prática da pecuária bovina durante longos anos contribui para acelerar o processo de degradação do solo, neste caso as pastagens degradadas. A utilização da recuperação das pastagens degradadas é fundamental para a sustentabilidade da pecuária bovina e pode ser feita por meio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Para a cidade de Itapetinga a implantação da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ocasionaria em grandes ganhos de forma sustentável para os produtores da pecuária bovina local. Entre diversos meio de culturas que possa ser implantada, pode-se destacar a plantação de milho para a recuperação das pastagens.

Para a implantação desse sistema incialmente tem que haver uma disseminação do conceito vai ser implantado, este é o momento em que o municiapio juntamente com os órgãos educacionais entraram em contato com os produtores.

O uso do milho na recuperação de pastagens é interessante pelo fato de poder aproveitar o adubo residual após a colheita e ter a pastagem renovada ou em rotação de culturas. Mantendo um consócio do milho com a produção forrageira é possível reduz o custo de recuperação do pasto e proporcionara inúmeros benefícios por manter a terra ocupada, permitir a diversificação da produção, reduzir riscos de erosão devido ao plantio direto e manutenção da cobertura do solo e ser uma alternativa para reforma de pastagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com