TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Lavoura Pecuária Floresta

Por:   •  22/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.533 Palavras (15 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARNHÃO – UFMA[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – CCAA

CAMPUS IV / CHAPADINHA

CURSO DE ZOOTECNIA

ECOLOGIA AGRÍCOLA

SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA

Discentes:

Cesár Alves da Cunha Neto

Karolyne Teixeira Vieira
Docente:

Profa. Dra. Luisa Julieth Parra Serrano

CHAPADINHA – MA

2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARNHÃO – UFMA[pic 3][pic 4]

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – CCAA

CAMPUS IV / CHAPADINHA

CURSO DE ZOOTECNIA

ECOLOGIA AGRÍCOLA

SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA

Trabalho apresentando a disciplina de Ecologia Agrícola do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão para a obtenção de nota da terceira avaliação (P3)

CHAPADINHA – MA

2015


  1. Introdução

Ao longo das últimas três décadas o agronegócio brasileiro vem crescendo e se transformando de maneira expressiva. A incorporação de terras do Cerrado ao processo produtivo nacional, em especial a partir da década de 1970, explica boa parte desse sucesso (EMBRAPA CERRADOS, 2011).

De acordo com a CONAB 2013, a produção de arroz, feijão, trigo, milho e soja entre os anos de 2011 e 2012 foram de 160 milhões de toneladas, comparando com a produção de 1970 que foi de 27 milhões de toneladas, teve um aumento de 583%. Porém o uso extensivo destas monoculturas durante décadas, elevou a pressão sobre o ambiente provocando erosão, perda de fertilidade e poluição dos solos, assoreamento dos cursos d'água, poluição da água e emissões de gases de efeito estufa.

Estes fatores tornaram-se grandes desafios para a agricultura, implicando no uso e investimentos de novas tecnologias como forma de contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas. Uma das práticas que visam mitigar estes problemas oriundos de sistemas de monocultivo é uso de sistemas agrossilvipastoris.

BARCELLOS et al. (2011) conceituaram a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), como sendo estratégias que visam a produção sustentável por meio da integração de atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica.

O ILPF pode ser classificado em quatro modalidades de sistemas diferentes: Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril; Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril; Integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvipastoril.

Os sistemas agrossilvipastoris, que integram atividades agrícolas, pecuárias e florestais, são considerados, atualmente, inovadores no Brasil, embora vários tipos de plantios associados entre culturas anuais e culturas perenes ou entre frutíferas e árvores madeireiras sejam conhecidos na Europa desde a antiguidade (BALBINO et al., 2011).


  1. integração lavoura-pecuária-floresta (ilpf)

A ILPF promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, estabelecendo diversificação de atividades, intensificação no uso da terra e sustentabilidade, além de aumentar a biodiversidade.

Dentre as várias vantagens que o sistema apresenta, uma merece destaque especial e diz respeito à redução na pressão pelo desmatamento, tanto na busca por novas áreas de cultivo quanto por madeira. Somente na região do Cerrado existem cerca de 50 milhões de hectares de terra sob pastagens degradadas passíveis de recuperação e inserção neste segmento produtivo.

Os sistemas ILPF têm ganhado importância dentro da propriedade agrícola, pois permitem a continuidade na produção de grãos e de pastagens num patamar maior de produtividade e o segmento florestal representa uma poupança para o agropecuarista, pois os custos deste são menores em razão das outras atividades associadas, sejam lavouras ou pastagens.

Conforme BARCELLOS et al. 2011, podem se classificar quatro modalidades de sistemas distintos:

Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril: sistema de produção que integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão; na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.

Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário e florestal, em consórcio.

Integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola: Sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvipastoril: sistema de produção que integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente "lavoura" restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.

  1. Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril

Os sistemas de integração lavourapecuária são instalados de acordo com o perfil e os objetivos da fazenda. Peculiaridades regionais e da propriedade, como condições de clima e de solo, infraestrutura, experiência do produtor e tecnologia disponível podem definir as diferenças no sistema.

Conforme VILELA et al. 2011, existem três modalidades de integração, dentre elas estão: fazendas de pecuária, em que culturas de grãos (arroz, soja, milho e sorgo) são introduzidas em áreas de pastagens para recuperar a produtividade dos pastos; fazendas especializadas em lavouras de grãos, que utilizam gramíneas forrageiras para melhorar a cobertura de solo em sistema plantio direto, e, na entressafra, para uso da forragem na alimentação de bovinos ("safrinha de boi"); e fazendas que, sistematicamente, adotam a rotação de pasto e lavoura para intensificar o uso da terra e se beneficiar do sinergismo entre as duas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (304.5 Kb)   docx (84.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com