TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LATOSSOLOS DO BRASIL

Por:   •  24/2/2018  •  Seminário  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição morfológica de perfil do solo

Cruz das Almas/BA

09/2017

Equipe:

Breno Pereira Silva

Felipe de Oliveira Melo

Jônathas de Jesus Santos

Luis Eduardo Pereira Silva

Raizza Souza Bury

Welder Neves Santana

[pic 1]

Cruz das Almas/BA

09/2017

Introdução

Em tese inicialmente, o Latossolo comtempla solos que podem ser observadas características que se encontram totalmente relacionadas à intemperização e lixiviação intensas e responsáveis pelas baixas atividades das argilas; capacidade de troca de cátions; relações molecurares sílica/ alumínio (SiO2 /Al2O3 = Ki) e sílica/óxidos de ferro e alumínio (SiO2 /Al2 O3 + Fe2O3 = Kr). Também é dito que os solos quais são descritos por Latossolos, devem ser profundos, de coloração relativamente homogênea, onde são observadas matizes avermelhadas e/ou amareladas, tem uma distribuição mais ou menos uniforme de arglia ao longo do perfil, possui grande estabilidade de agregados e baixa quantidade de silte em relação à argila. São solos de baixíssima fertilidade natural. Apresentam baixa CTC, apesar do pH elevado.

Ao todo, compreendem solos minerais, não hidromórficos, com grande profundidade, com uma drenagem forte e bem definida, com altos teores de Fe2 O3 obtidos pelo ataque sulfúrico que se desenvolvem a partir de rochas ricas em ferro (itabiritos), principalmente em áreas de relevo movimentado e rampas de colúvio no Quadrilátero Ferrífero (CAMARGO, 1982; CURI, 1983; OLIVEIRA et al.; 1983; SANTOS, 1993). Caracterizam-se, ainda, pela elevada atração ao magneto (magnetização) ditada pela presença de magnetita nas frações silte e areia, e maghemita na fração argila (CURI, 1983; RESENDE et al., 1988). Quanto a sua constituição mineralógica da fração argila predominam hematita, maghemita, gibbsita, além de pequenas proporções de caulinita, goethita, anatásio e rutilo (CURI, 1983; ANTONELLO et al., 1988; KÄMPF et al., 1988; SANTOS, 1993; KER & SCHAEFER, 1995).

O horizonte B é utilizado para descrição morfológica de solos, onde no Latossolo as especificações necessárias são: (1) Apresenta espessura mínima de 50 cm, textura mais fina que franco arenosa com baixos teores de silte, de maneira que a relação silte/argila seja menor que 0,7; (2) Apresenta na fração < 0,05 mm, corrigidos para fração TFSA, menos de 4% de minerais primários facilmente decomponíveis; admite-se a presença de pequenas quantidades de argilominerais interestratificados e, ou, ilita, na fração menor que 0,005 mm (silte + argila), porém não deve conter mais que traços de minerais do grupo das esmectitas; (3) A relação molecular SiO2 /Al2 O3 (Ki) deve ser menor que 2,2; (4) Não deve apresentar mais que 5% do volume ocupado por materiais pouco alterados, ainda guardando resquícios do material de origem; (5) Grande estabilidade de agregados, sendo o grau de floculação igual ou próximo de 100%, à exceção dos horizontes mais ricos em matéria orgânica ou eletropositivos; (6) CTC menor que 13 cmolc /kg, descontada a participação do carbono orgânico; e (7) Pouca diferenciação entre subhorizontes (EMBRAPA-SNLCS, 1988).

Descrição

Nosso perfil designado a ser trabalhado se encontra em Cruz das Almas, Bahia, ao lado direito da estrada do portão um da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em uma trilha a aproximadamente 1km de distância da entrada. O relevo da área é suave ondulado, sua latitude e longitude são 12,39º e 39,5º respectivamente, sua altitude foi de 207 metros. Descrito em barranco, encontra-se em declive, coberto por vegetação de pastagem, Brachiaria. Em um corte de estrada, foram aprofundados 40 cm do perfil para obtermos dados coerentes, 2 metros de altura e 1,80 metros de largura. Após a análise morfológica ser completa definimos que o solo é um Latossolo amarelo. Foi observado que por ser um latossolo ele é naturalmente distrófico, de textura relativamente argilosa, nada pedregosa. Foram utilizados os seguintes parâmetros: Cor, textura, estrutura, porosidade, cerosidade, consistência, cimentação, nódulos e concreções minerais e coesão. Foram observados quatro horizontes no nosso perfil, sendo eles respectivamente: Horizonte A, AB, BA e B.

O horizonte A apresentou profundidade de 0 à 12cm, Cor 3/3 Marrom Escuro descrito pela carta de cores de Munsell. Sua textura se encaixou nos parâmetros de Areia Franca, onde foi utilizado o Triângulo americano para definição da mesma. Sua estrutura encontra-se em blocos subangulares; e é fraca em relação a quantidade de material solto aos torrões, ou seja possui muito material solto. Sua constituição era não pedregosa, sua plasticidade era ligeiramente plástico, onde forma-se um fio que é facilmente deformado. Também é ligeiramente pegajoso, aderindo o material aos dois dedos, mas desprendendo de um facilmente. A transição deste horizonte para o próximo é difusa, sendo ele um horizonte plano. O horizonte não apresentou coesão.

Em sequência observamos o horizonte AB, com profundidade de 12 à 32cm, Cor 3/6 Marrom escuro amarelado. Sua textura foi definida como Franco argilosa; sua estrutura é em blocos subangulares e é forte, com torrões bem definidos. Não apresentou pedregosidade, sua plasticidade é caracterizada como ligeiramente plástica, sua pegajosidade é ligeiramente pegajoso e sua transição para o próximo horizonte é clara. Apresentou coesão moderada e isso pode ser dado pela compactação formada pelos animais que pastam acima do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com